Fotos: Shutterstock
Após construir seu próprio negócio do zero e passar por diversos momentos complicados, é comum que um empreendedor se concentre em trazer os melhores funcionários para a companhia. Porém, como reconhecer esse tipo de profissional?
Simples: eles são as pessoas que mudam de ambientes com facilidade sem deixar que seu desempenho e suas habilidades sejam prejudicados. Os melhores funcionários estão constantemente surpreendendo-o com abordagens inovadoras e um excelente trabalho.
O problema é que apenas uma pequena parte dos profissionais apresenta essas características. Em sua grande maioria, os trabalhadores se contentam em ocupar as categorias medianas no que se refere ao desempenho. Por isso você precisa buscar com atenção e identificar se os seus potenciais colaboradores têm chances de se tornarem excepcionais.
Mantenha em mente que sua equipe deve ser otimizada, assim como qualquer outro recurso de que a companhia dispõe. É claro que você deve ter consciência de que se trata de pessoas, mas apenas porque são excepcionalmente talentosos, não significa que não precisem ser gerenciados. Por isso, certifique-se de que você está fazendo o melhor uso possível de suas habilidades, concentrando seus talentos em projetos benéficos para o crescimento da companhia.
Identifique em que cada um dos seus melhores funcionários apresenta mais talento e concentre energias e esforços em projetos em que essas habilidades possam ser utilizadas. Jogue com os pontos fortes de cada pessoa.
Como empresário, você deve buscar o excepcional, não apenas o bom. Ao otimizar sua equipe para que cada membro atinja o auge de seu talento, sua empresa-se torna uma equipe maciça de especialistas.