Para que a empresa consiga manter a produtividade e aumentar os resultados, compilamos a seguir um roteiro com 10 elementos que precisam ser acompanhados por um líder. Confira:
1. Os objetivos e metas estão em acordo?
Certifique-se de que existe um alinhamento entre os objetivos e as metas que devem ser atingidas pelos colaboradores e de que eles tenham conhecimento deles.
2. A liderança é clara e positiva?
É importante refletir se o líder está dando um bom exemplo para o time.
3. Existe um processo de tomada de decisões eficaz?
Para que a produtividade continue alta em meio aos obstáculos da rotina, é fundamental que as decisões sejam tomadas da melhor maneira possível.
4. Os papéis e responsabilidades estão equilibrados e complementares?
Os membros da equipe precisam estar com funções que se completem e acrescentem valor umas às outras.
5. A estrutura das reuniões permite debates abertos?
Discussões construtivas proporcionam novas ideias e soluções.
6. As pessoas se sentem livres para colaborar?
O espírito colaborativo precisa ser estimulado pelo líder, para que faça cada vez mais parte da equipe.
7. A tecnologia está sendo devidamente aproveitada?
Com os rápidos avanços tecnológicos, o líder deve estar atento e verificar se as máquinas e sistemas utilizados não estão ultrapassados.
8. Existem mecanismos para lidar com conflitos?
Conflitos na equipe podem surgir a qualquer momento e afetar a produtividade dos membros. Portanto, crie mecanismos que diminuam os impactos negativos.
9. As pessoas são capacitadas?
Promova a evolução profissional e pessoal da equipe, com o objetivo de motivar e engajar as pessoas.
10. Há um sistema de feedback constante?
Embora tenha as mais variadas habilidades, um líder não tem como adivinhar que o colaborador está com problemas em relação a determinada tarefa. Para evitar que a produtividade caia, peça e dê feedbacks constantemente.