Não há nada pior para a equipe do que ter colegas insatisfeitos e desmotivados. Seus colaboradores são a chave do sucesso em seu empreendimento, fazendo do bem estar deles uma importante peça no quebra-cabeças do gerenciamento empresarial. Além disso, funcionários satisfeitos são funcionários mais produtivos.
Veja 5 dicas de como dar feedback para sua equipe
Sua equipe (ou parte dela) está fazendo o mínimo possível, limitando sua participação, deixando de oferecer feedback e relutante para cooperar? São sinais graves da falta de interesse e satisfação no trabalho. Algumas atitudes podem ajudar bastante nessa situação.
Conheça 4 sugestões para lidar com funcionários insatisfeitos.
Nossas recomendações para lidar com funcionários insatisfeitos
1. Priorize a privacidade
Ao conversar com um funcionário insatisfeito, a privacidade é fundamental. Encontre-o separadamente da equipe, oferecendo a oportunidade de uma conversa franca e aberta, sem interrupções ou exposição aos outros integrantes do time.
A privacidade também funciona como proteção para você e para o empregado. Tome nota dos resultados de cada diálogo e tenha a certeza de que o colaborador está ciente da sua interpretação dos fatos.
2. Controle os ânimos
Um ambiente explosivo e de descontrole emocional é a última coisa que a sua empresa precisa. Logo, é importante que você mantenha o clima agradável ao conversar com seu funcionário insatisfeito. Dê a ele a chance de argumentar sobre o que está incomodando. Não interrompa, tampouco despreze os fatos que ele apresenta. Use de paciência e moderação com o problema. Nunca permita que a situação saia do nível profissional e termine em discussão ou conflitos maiores.
3. Não diminua o problema
A insatisfação de funcionários com o trabalho tende a ser um problema que evolui rapidamente. Desta maneira, a melhor forma de lidar com ela é a de agir o quanto antes possível, sempre indo direto ao ponto.
Classificar a situação como irrelevante é bastante arriscado, podendo fazer do problema um limitador muitas vezes pior.
4. Considere o contexto
Um colaborador insatisfeito pode ter várias causas, sejam pessoais ou profissionais. Normalmente, a insatisfação parte de um misto de problemas nas duas esferas. Assim, procure sempre o diálogo com o funcionário, tentando compreender o contexto de sua infelicidade com o trabalho. Talvez o cargo não sirva pra ele e vocês consigam enxergar essa conclusão juntos. Ou talvez, ainda, algumas ações podem melhorar o quadro significativamente.
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Seja cuidadoso ao lidar com funcionários insatisfeitos. Siga as nossas recomendações e boa sorte!