Busca
Agronegócio Gestão de Pessoas

O desafio da produtividade



Como vai o trabalho neste início de ano? Está dando conta do volume ou a sua mesa anda uma pilha de atribuições inacabadas? Acredite, a produtividade é uma questão complicada para muitos no universo corporativo e empresarial, não uma exclusividade sua. O segredo de um milhão de dólares: como render mais sem correr o risco de ir além dos seus limites?

A verdade é que não existe regra milagrosa ou receita mágica para ter mais produtividade. No entanto, algumas medidas simples podem levar a um aumento considerável do seu foco e do rendimento de suas tarefas diárias. Conheça algumas dicas realistas para ser mais produtivo e bom trabalho!

 

1. Um avanço de cada vez

Seguir tutoriais ou “passos para melhorar a produtividade” (mais ou menos como estes que você está lendo) pode dar a impressão de que as mudanças necessárias devem ser realizadas todas de uma vez e o mais rápido possível. No entanto, isso é inadequado e até mesmo perigoso.

Comece avaliando qual a alteração prioritária no seu comportamento, realizando-a em primeiro lugar. Daí em diante, vá agindo conforme a prioridade. Tentar avançar em todas as direções ao mesmo tempo não te levará a lugar algum e pode até piorar as coisas.

 

2. Planejamento em primeiro lugar

Como sempre afirmamos por aqui, o planejamento é chave para realização de melhorias nos seus hábitos e comportamentos. Programe-se para conseguir bater as suas metas e limpar a sua mesa de trabalhos inacabados. Defina cronogramas e calendários para acompanhar o progresso.

 

3. Saiba avaliar seu rendimento

Uma melhoria na produtividade necessita de instrumentos eficientes de avaliação. Isso significa que você precisa saber o que conseguiu mudar para melhor, o que continuou igual e o que pode ter piorado. Listas de metas, agendas detalhadas e diários com descrições das atividades realizadas podem ser de grande ajuda nesta etapa.

 

4. Não se esqueça da leveza

Esgotamento físico ou mental, bem como estresse e qualquer outro problema ou doença relacionado ao trabalho devem ser levados em consideração. Não esqueça da sua saúde e bem estar em nome da produtividade. Todas as ações precisam ser aplicadas com equilíbrio e, de certa maneira, com leveza. Saiba também quando se descontrair.

 

5. Procure incentivo

Muitas vezes é difícil enxergar de dentro o que precisa ser alterado e evoluído. No entanto, uma ajuda e perspectiva externa podem oferecer recursos importantes para a melhoria. Conte com a ajuda de um colega ou colaborador para observar o seu comportamento e apontar sugestões. O incentivo é valioso.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação, memorizar suas preferências e personalizar o conteúdo publicitário de acordo com seus interesses. Veja mais detalhes em nossa Política de Privacidade.