Busca
Agronegócio Gestão de Pessoas

4 fatos para entender (e denunciar) o assédio moral no trabalho


Foto: Shutterstock

Por conceito, entende-se que, no ambiente de trabalho, assédio moral é expor o trabalhador a situações de humilhação e constrangimento, durante o exercício de suas funções.

Essa prática costuma estar ligada a relações no trabalho entre posições hierárquicas autoritárias, que podem ser registradas de forma repetitiva por longos períodos de tempo.

No entanto, o que está descrito na legislação sobre o assédio moral nem sempre possui uma aplicação tão simples e automática. Muitas vezes, há casos em que o problema está acontecendo e, por convenção ou mesmo falta de conhecimento, deixamos que ele ocorra sem as devidas providências legais.

 

Selecionamos quatro fatos que talvez você não saiba sobre assédio moral no trabalho

 

1. Não é piada

Críticas, piadinhas ou até mesmo insultos, ofensas e ameaças dos superiores podem ser considerados assédio moral. Porém, não se limita a apenas isso.

 

2. Outros casos de assédio moral

Há sinais que podem ser considerados assédio em casos em que horários são impostos ao empregado; ou mesmo quando nota-se um isolamento imposto a esse trabalhador – há casos em que a vítima foi impedida até mesmo de utilizar o banheiro!

 

3. Volume de trabalho também pode ser considerado?

Distribuir carga excessiva de trabalho ou fornecer dados incompletos sobre a função a ser exercida também pode ser considerado assédio moral.

 

4. Assédio moral é causado apenas pelo chefe?

Não. Apesar de a maioria dos registros terem característica que envolvam desníveis profissionais, ou seja, que venham do chefe para o subordinado, é possível que o assédio moral aconteça entre funcionários do mesmo cargo e função, muitas vezes da mesma faixa salarial.

 

E o que fazer em caso de assédio moral?

Especialistas jurídicos em causas trabalhistas recomendam alguns pontos importantes para lidar com esse tema tão polêmico no mundo corporativo.

Dentre essas medidas, é importante que, se o trabalhador estiver sofrendo assédio moral, principalmente se for de longa duração e formas repetitivas, que ele anote, registre momentos, dia, hora e local das ocorrências.

É importante que busque ajuda dos colegas, dando visibilidade ao fato. Principalmente, se forem eventuais testemunhas ou, então, que já foram vítimas da ação.

Se você está atravessando uma situação semelhante no trabalho, oriente-se para que não mantenha conversas particulares com o suposto agressor. Tente manter esse contato acompanhado por testemunhas ou representantes de sindicatos.

Importante: Se você está percebendo algum caso de assédio moral em seu ambiente de trabalho, ofereça apoio, um ombro amigo à vítima e, é claro, orientação.

Post ID: | Current Page ID: 6087

Continue lendo

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação, memorizar suas preferências e personalizar o conteúdo publicitário de acordo com seus interesses. Veja mais detalhes em nossa Política de Privacidade.