As promoções fazem parte do dia a dia de uma empresa. Todavia, para vender e conquistar clientes, às vezes é preciso dar descontos e promover iniciativas exclusivas de aproximação.
Engana-se quem pensa que promoção significa reduzir aleatoriamente o preço de produtos ou serviços; a oferta precisa ter um propósito e ser bem pensada. Afinal, tem impacto direto nos resultados financeiros da organização.
Mas, com um objetivo definido, uma divulgação assertiva e um prazo para começar e terminar, a ação não compromete a rentabilidade da companhia. Inclusive, para os pequenos e médios empreendedores, as promoções podem ser a ferramenta mais eficiente e rentável.
Acompanhe com o Programa Avançar, do Santander Empresas, os principais pontos de atenção e como otimizar seus resultados com o melhor custo-benefício. Confira!
Defina o propósito da promoção
Como criar uma oferta e, mesmo assim, ter bons resultados? Primeiramente, é preciso definir o propósito da promoção para criar ações voltadas para a meta esperada. A comunicação para divulgar novos produtos não será a mesma para fidelizar clientes antigos. Por esse motivo, questione-se: qual o objetivo principal da minha empresa estar fazendo essa oferta?
Crie um plano de atuação
A partir da resposta, comece a criar um plano de atuação. Para conquistar novos consumidores, ofertar produtos direcionados para seus interesses é a melhor solução; para fidelizar os antigos, oferecer exclusividades no momento da compra é uma ótima opção – essa ação, inclusive, serve de chamariz para novos compradores ficarem mais atentos à sua empresa.
Defina onde os descontos serão aplicados
É necessário definir, também, se os descontos serão aplicados a apenas um produto ou serviço; ou para diversos itens oferecidos pela sua empresa. Avalie a receita da companhia nesse momento para decidir se a oferta será uma ação de aproximação, uma iniciativa para obter capital de giro ou se também precisa gerar lucro para a organização.
Considere, novamente, o objetivo de cada promoção para estabelecer essas diretrizes.
Defina o prazo da oferta
Em relação à duração da promoção, a oferta pode durar de horas a meses – dependendo do impacto que terá nos resultados da empresa.
Um desconto voltado para conquistar novos consumidores pode estar sempre ativo, desde que com condições básicas para não prejudicar o orçamento da organização; assim como clientes fiéis podem ter condições exclusivas com a companhia sempre que forem adquirir um produto ou serviço.
Agora, quando o objetivo principal da promoção é aumentar as vendas e gerar receitas, a oferta deve ter prazo delimitado e metas estabelecidas. Assim, é possível conferir sua viabilidade e efetividade.
Caso algo dê errado nos primeiros dias, basta analisar o cenário e cancelar o desconto previamente estabelecido; se os resultados forem positivos, no entanto, é possível estudar a continuidade da ação.
Faça um planejamento de comunicação
Por fim, é necessário divulgar a promoção: as redes sociais e os demais canais digitais, como e-mails marketing direcionados e banners em sites, são o melhor caminho.
Aproveitar datas festivas também pode gerar ótimos resultados na hora de divulgar a oferta, afinal, são um ótimo gancho para os descontos: criar ações especiais para o Natal e a Black Friday, por exemplo, com certeza ajudará a atrair novos clientes – e a fidelizar os antigos.
Durante essas datas, consumidores ficam mais atentos às promoções e tendem a adquirir o produto ou serviço com mais facilidade.
Saiba mais sobre o Programa Avançar
Quer aprender a cuidar da sua empresa com quem entende do assunto? Com foco no desenvolvimento do empreendedor, o Programa Avançar traz uma série de conteúdos que auxiliam na gestão do seu negócio.
Além de vídeos, podcasts e ebooks atualizados com as novidades do mercado, nós oferecemos uma série de cursos para apoiar o empreendedor, entre eles: Curso de Educação Financeira, Curso de Crédito e Curso para MEI.
Comece agora mesmo o seu curso gratuitamente e ganhe um certificado digital. Cadastre-se!