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Black Friday: saiba como preparar sua empresa para a data

Pessoa segurando uma placa de sinalização com o termo 'Black Friday'.

Não é exagero dizer que a Black Friday se tornou uma das datas comerciais mais esperadas pelos brasileiros. Então, se você tem uma empresa, a Black Friday é a oportunidade perfeita para aumentar as vendas do seu negócio!

Com tantos consumidores dispostos a comprar – e a gastar bastante com isso –, é hora de começar a se planejar e colocar as ações para a Black Friday em prática no seu negócio.  

Neste artigo, nós do Programa Avançar, vamos te contar como fazer isso. Continue lendo e saiba como se preparar para a Black Friday!  

O que é a Black Friday?  

A Black Friday é uma data criada nos Estados Unidos para atrair compradores com promoções e descontos únicos e exclusivos para a data. No país, a Black Friday acontece na quarta sexta-feira de novembro, que marca o dia seguinte ao feriado de Dia de Ação de Graças, tradicional entre a população estadunidense.  

Devido aos preços acessíveis, a Black Friday marca o início das vendas natalinas e é o dia de maior número de compras por parte dos consumidores dos Estados Unidos. 

O sucesso da Black Friday fez com que outros países também adotassem a prática, e isso não seria diferente no Brasil.  

Os primeiros registros da Black Friday no comércio brasileiro são de 2010 e, com o passar dos anos e apesar de algumas polêmicas em relação aos descontos oferecidos, a data foi se popularizando entre os consumidores do país e se adaptando aos costumes brasileiros.  

Em 2024, o faturamento do e-commerce durante o evento atingiu R$ 9,38 bilhões, representando um crescimento de 10,7% em comparação a 2023. Esse aumento foi impulsionado pela coincidência da data com o pagamento da primeira parcela do 13º salário e pela proximidade com o Natal, fatores que elevaram o poder de compra dos consumidores.

Qual é a data da Black Friday em 2025?  

Em 2025, a Black Friday acontecerá na sexta-feira, 28 de novembro

Embora aconteça na última sexta-feira do mês, é cada vez mais comum encontrar promoções divididas ao longo de todo o mês de novembro, com diversas empresas anunciando descontos antecipados e de esquenta Black Friday.  

Termos como Black November e Black Week já são conhecidos para os brasileiros, representando as liquidações feitas no mês ou na semana da data. 

Por que preparar sua empresa para a Black Friday?  

Toda ação que será feita em seu negócio precisa de planejamento e isso não é diferente na Black Friday.  

Preparar a sua empresa para a Black Friday é uma maneira de garantir que você não terá imprevistos em seu negócio e conseguirá atender bem a todos os seus clientes, sem se preocupar com falta de produtos em estoque, fluxo de clientes maior ou menor do que o esperado ou até mesmo pessoas procurando por promoções que não existem.  

Além disso, um bom planejamento permite que você faça uma boa precificação, reduza seus custos, aumente seus lucros e ainda consiga fidelizar os seus clientes, garantindo que eles voltarão a comprar com você mesmo depois da Black Friday. 

Como preparar sua empresa para a Black Friday? 

Nós, do Programa Avançar, reunimos algumas dicas para você preparar a sua empresa para a Black Friday! Confira elas agora! 

Avalie se vale participar 

É preciso ter em mente que participar significa abrir mão de parte da margem de lucro. Isso porque, para muitas pessoas, Black Friday é sinônimo de promoções, descontos, oportunidades e ofertas inesperadas. 

Por isso, se você trabalha com margens muito apertadas, avalie os prós e contras antes, já que participar da data pode não ser vantajoso para você. E isso não é um problema! 

Defina quais produtos estarão em promoção 

Identifique quais os produtos podem receber descontos com menor perda de margem de lucro. Aqui, vale aproveitar para limpar o estoque parado ou para vender itens que serão substituídos em breve por uma nova coleção. 

Neste momento, você também deve colocar em prática a precificação, garantindo que os preços novos dos produtos cubram os custos do seu negócio e ainda atendam as expectativas de descontos dos clientes. 

Analise a estratégia de divulgação 

Leve em consideração que divulgar muito antes a participação na Black Friday pode fazer o consumidor em potencial adiar a sua compra, gerando uma queda de vendas no período que antecede a data. 

Porém, é preciso também criar uma estratégia que mostre aos seus consumidores que você fará promoções de Black Friday, faça eles se interessarem em comprar com você e crie expectativas que devem ser correspondidas. 

Aqui, vale fazer promoções nas redes sociais, como no Instagram e divulgar no WhatsApp

Ofereça descontos verdadeiros 

A maquiagem de preços já comprometeu a credibilidade da Black Friday para parte dos consumidores, rendendo o apelido depreciativo de “Black Fraude” e fazendo com que muitos não acreditem nas ofertas anunciadas. 

Portanto, não cometa esse erro, que pode fazer com que todo o investimento para a data se transforme em perda de clientes: crie promoções verdadeiras e honestas, que vão capturar o cliente. 

Busque entender o interesse de compra dos consumidores 

Empresas de dados costumam fazer e divulgar pesquisas de interesses de compra para entender o comportamento dos clientes durante a data. 

Utilizar essas informações pode ser um diferencial para planejar estratégias de venda e oferecer descontos e vantagens que atraiam a atenção e atendam às expectativas do público, garantindo uma melhor experiência do cliente.  

Além de produtos, as pesquisas buscam mapear o perfil dos compradores: por onde preferem comprar, qual a modalidade de pagamento, quanto pretendem gastar e o que os faria desistir de comprar, por exemplo.  

Alguns critérios de compra dos clientes são: 

  • Descontos; 

  • Frete Grátis; 

  • Entrega rápida;  

  • Pagamento flexível e facilitado. 

Como se preparar para a Black Friday em um e-commerce? 

Temos algumas dicas para se preparar para a Black Friday em sua loja virtual também! Veja elas agora: 

  • Converse com o provedor que hospeda sua loja virtual sobre o possível aumento de tráfego e garanta que tudo esteja preparado para uma quantidade maior de visitas; 

  • Dê atenção especial aos itens “abandonados” no carrinho de compras – envie um e-mail para o cliente, reforçando a mensagem para que ele aproveite o desconto e finalize a compra; 

  • Aproveite para obter leads – potenciais clientes –, oferecendo uma condição especial (como frete grátis ou mais prazo no parcelamento) para quem, durante o período da promoção, assinar sua newsletter ou aceitar receber ofertas pelo WhatsApp; 

  • Avalie se os prazos de entrega praticados fora do período promocional não terão de ser revistos para garantir que não haja atrasos nas entregas; 

  • Envie uma mensagem de agradecimento especial para os clientes que efetuarem compras no período promocional; 

  • Finalizada a campanha, lembre-se de resgatar os itens abandonados nos carrinhos de compras para que o valor não continue com desconto. 

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