Segundo uma pesquisa da Conversion publicada em 2024, a Black Friday se tornou uma das datas comerciais mais esperadas pelos brasileiros.
De acordo com o Google, 62% dos brasileiros pretendem fazer compras na data, enquanto 65% esperam novidades – ou seja, essa é a hora perfeita para as empresas se destacarem ao mostrarem o seu diferencial.
Se você tem uma empresa, a Black Friday é a oportunidade perfeita para aumentar as vendas do seu negócio! Com tantos consumidores dispostos a comprar – e a gastar bastante com isso –, é hora de começar a se planejar e colocar as ações para a Black Friday em prática no seu negócio.
Nesse artigo, nós do Programa Avançar vamos te contar como fazer isso. Continue lendo e saiba como se preparar para a Black Friday!
O que é Black Friday?
A Black Friday é uma data criada nos Estados Unidos para atrair compradores com promoções e descontos únicos e exclusivos para a data. No país, a Black Friday acontece na quarta sexta-feira de novembro, que marca o dia seguinte ao feriado de Dia de Ação de Graças, tradicional entre a população estadunidense.
Devido aos preços acessíveis, a Black Friday marca o início das vendas natalinas e é o dia de maior número de compras por parte dos consumidores dos Estados Unidos.
O sucesso da Black Friday fez com que outros países também adotassem a prática, e isso não seria diferente no Brasil.
Os primeiros registros da Black Friday no comércio brasileiro são de 2010 e, com o passar dos anos e apesar de algumas polêmicas em relação aos descontos oferecidos, a data foi se popularizando entre os consumidores do país e se adaptando aos costumes brasileiros.
Em 2023, o faturamento no e-commerce movimentou R$5,23 bilhões, apresentando uma queda em relação ao ano anterior. Já o esperado para 2024 é que a data movimente cerca de R$9,3 bilhões no Brasil, mostrando uma alta de consumo que pode ser explicada pela proximidade com o Natal e pagamento da 1ª parcela do 13º salário, além de uma melhora na confiança do público pelas promoções.
Qual é a data da Black Friday em 2024?
Em 2024, a Black Friday acontecerá na sexta-feira, 29 de novembro.
Embora aconteça na última sexta-feira do mês, é cada vez mais comum encontrar promoções divididas ao longo de todo o mês de novembro, com diversas empresas anunciando descontos antecipados e de esquenta Black Friday.
Termos como Black November e Black Week já são conhecidos para os brasileiros, representando as liquidações feitas no mês ou na semana da data.
Por que preparar sua empresa para a Black Friday?
Toda ação que será feita em seu negócio precisa de planejamento e isso não é diferente na Black Friday.
Preparar sua empresa para a Black Friday é uma maneira de garantir que você não terá imprevistos em seu negócio e conseguirá atender bem a todos os seus clientes, sem se preocupar com falta de produtos em estoque, fluxo de clientes maior ou menor do que o esperado ou até mesmo pessoas procurando por promoções que não existem.
Além disso, um bom planejamento permite que você faça uma boa precificação, reduza seus custos, aumente seus lucros e ainda consiga fidelizar os seus clientes, garantindo que eles voltarão a comprar com você mesmo depois da Black Friday.
O que esperar da Black Friday 2024?
Em 2024, os consumidores pretendem gastar até R$3.000 reais em compras durante a Black Friday, e consideram a época como um bom período para testar novos produtos. É um cenário bastante otimista comparado a 2023, onde os resultados não atingiram o esperado da data.
Para esse ano, o interesse de compra dos consumidores se divide principalmente nas categorias:
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Eletrônicos e informática (26%);
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Eletrodomésticos e eletroportáteis (23%);
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Moda e acessórios (20%);
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Beleza e cosméticos (18%);
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Supermercado (16%);
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Casa e decoração (15%);
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Viagens e turismo (13%).
Além disso, alguns clientes esperam parcerias entre bancos e varejistas para mais benefícios. No Santander, a SuperBlack oferece parceria com o Mercado Livre, com cupons de desconto exclusivos e condições de parcelamento especiais para compras em diversas lojas parceiras.
Empreendedores também podem participar da Black Friday?
Sim, no Santander os empreendedores também podem participar da SuperBlack.
Para participar, basta ser cliente PJ Santander e aproveitar os descontos.
Como preparar sua empresa para a Black Friday?
Nós do Programa Avançar reunimos algumas dicas para você preparar sua empresa para a Black Friday! Confira elas agora!
Avalie se vale participar
É preciso ter em mente que participar significa abrir mão de parte da margem de lucro. Isso porque, para muitas pessoas, Black Friday é sinônimo de promoções, descontos, oportunidades e ofertas inesperadas.
Por isso, se você trabalha com margens muito apertadas, avalie os prós e contras antes, já que participar da data pode não ser vantajoso para você. E isso não é um problema!
Defina quais produtos estarão em promoção
Identifique quais os produtos podem receber descontos com menor perda de margem de lucro. Aqui, vale aproveitar para limpar o estoque parado ou para vender itens que serão substituídos em breve por uma nova coleção.
Nessa hora, você também deve colocar em prática a precificação, garantindo que os preços novos dos produtos cubram os custos do seu negócio e ainda atendam as expectativas de descontos dos clientes.
Analise a estratégia de divulgação
Leve em consideração que divulgar muito antes a participação na Black Friday pode fazer o consumidor em potencial adiar sua compra, gerando uma queda de vendas no período que antecede a data.
Porém, é preciso também criar uma estratégia que mostre aos seus consumidores que você fará promoções de Black Friday, faça eles se interessarem em comprar com você e crie expectativas que devem ser correspondidas.
Aqui, vale fazer promoções nas redes socais, como no Instagram, ou até mesmo divulgar no WhatsApp.
Ofereça descontos verdadeiros
A maquiagem de preços já comprometeu a credibilidade da Black Friday para parte dos consumidores, rendendo o apelido depreciativo de “Black Fraude” e fazendo com que muitos não acreditem nas ofertas anunciadas.
Por isso, não cometa esse erro, que pode fazer com que todo o investimento para a data se transforme em perda de clientes: crie promoções verdadeiras e honestas, que vão capturar o cliente.
Busque entender o interesse de compra dos consumidores
Empresas de dados costumam fazer e divulgar pesquisas de interesses de compra para entender o comportamento dos clientes durante a data.
Utilizar essas informações pode ser um diferencial para planejar estratégias de venda e oferecer descontos e vantagens que atraiam a atenção e atendam às expectativas do público, garantindo uma melhor experiência do cliente.
Além de produtos, as pesquisas buscam mapear o perfil dos compradores: por onde preferem comprar, qual a modalidade de pagamento, quanto pretendem gastar e o que os faria desistir de comprar, por exemplo.
Para a edição desse ano da Black Friday, alguns critérios de compra dos clientes são:
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Descontos;
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Frete Grátis;
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Entrega rápida;
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Pagamento flexível e facilitado.
Como se preparar para a Black Friday em um e-commerce?
Temos algumas dicas para se preparar para a Black Friday em sua loja virtual também! Veja elas agora:
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Converse com o provedor que hospeda sua loja virtual sobre o possível aumento de tráfego e garanta que tudo esteja preparado para uma quantidade maior de visitas;
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Dê atenção especial aos itens “abandonados” no carrinho de compras – envie um e-mail para o cliente, reforçando a mensagem para que ele aproveite o desconto e finalize a compra;
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Aproveite para obter leads – potenciais clientes –, oferecendo uma condição especial (como frete grátis ou mais prazo no parcelamento) para quem, durante o período da promoção, assinar sua newsletter ou aceitar receber ofertas pelo WhatsApp;
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Avalie se os prazos de entrega praticados fora do período promocional não terão de ser revistos para garantir que não haja atrasos nas entregas;
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Envie uma mensagem de agradecimento especial para os clientes que efetuarem compras no período promocional;
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Finalizada a campanha, lembre-se de resgatar os itens abandonados nos carrinhos de compras para que o valor não continue com desconto.
Saiba mais sobre o Programa Avançar
Com foco no desenvolvimento do empreendedor, trazemos uma série de conteúdos que auxiliam na gestão do seu negócio. Além de vídeos, podcasts e ebooks atualizados com as novidades do mercado, o Avançar oferece uma série de cursos com foco no empreendedor, entre eles: Curso de Educação Financeira, Curso de Crédito e Curso para MEI.
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