Busca
Agronegócio Gestão Financeira

Como emitir boleto bancário?: Guia completo 2024

A imagem mostra uma calculadora com notas de 100 reais e um papel com a palavra "boletos".

Se você tem uma empresa, você sabe como é importante disponibilizar diferentes formas de pagamento para seus clientes: do pix ao cartão de crédito, passando pelo dinheiro físico e pelo boleto bancário. 

Apesar da popularidade do pix e da facilidade de pagar contas com o cartão de crédito, o boleto bancário não perdeu sua popularidade nos últimos anos e ainda é uma forma de pagamento procurada pelos clientes. Por isso, é importante que você também a ofereça em seu negócio. 

Nesse artigo, vamos te ensinar como emitir boleto bancário para disponibilizar como forma de pagamento para os seus clientes. Continue lendo para saber mais! 

Quais são as vantagens do boleto bancário? 

Se você ainda tem dúvidas de o porquê oferecer boleto bancário como forma de pagamento para seus clientes, descubra as vantagens dele agora: 

  • É um método de pagamento que todos podem usar: não é necessário ter uma conta corrente em algum banco para pagar um boleto bancário. Ou seja, mesmo pessoas que não possuem contas podem pagá-lo – o que fará com que você possa fazer negócios com uma clientela maior; 

  • Permite o protesto do pagamento: quando associado à uma instituição financeira, o boleto é um documento oficial e, por isso, caso não seja pago, pode ser utilizado em processos para garantir que o valor vai ser recebido, dando mais segurança para sua empresa e evitando a inadimplência; 

  • Oferece maior controle financeiro: o boleto é uma forma de pagamento rastreável, o que permite que todo o processo de emissão e pagamento seja rastreado pelo emissor. Assim, é possível controlar melhor o fluxo de caixa, saber quando esperar pagamentos e até mesmo saber quem não pagou os boletos – controlando melhor suas vendas e prestações de serviço; 

  • Maior segurança para clientes: o boleto traz informações sobre a empresa para qual será feito o pagamento, ajudando a evitar golpes financeiros que prejudicam os clientes. 

Quais são os tipos de boleto bancário? 

Existem três tipos de boleto bancário que mais se destacam quando falamos de cobranças feitas por empresas. São eles: 

Boleto registrado 

Tipo mais comum de boleto, o boleto registrado permite um controle maior nas transações financeiras – além de maior segurança nelas. 

No boleto registrado, são disponibilizadas informações como valor, data de vencimento e dados do cliente que fará o pagamento. Isso permite a emissão de segunda via do documento e a renegociação de dívidas

Boleto não registrado 

O boleto não registrado recebe esse nome pois ele não fica registrado no sistema do banco que o emite, o que faz com que não exista um controle centralizado dos boletos que são emitidos pelo banco para a empresa. 

Boleto bancário 

É o boleto emitido por um banco que possui convenio com a empresa. Por esse motivo, ele possui o logotipo e informações do banco emissor, o que torna a cobrança mais confiável aos olhos do cliente. 

Como emitir boleto bancário? 

Emitir um boleto bancário pelo Santander é fácil! Siga o passo a passo para emitir seus boletos e fazer cobranças para seus clientes: 

  1. Acesse o App Santander Empresas 

  1. Acesse o Menu 

  1. Vá em “Cobrança” 

  1. Clique em “Contratar Convenio” 

  1. Escolha “Contratar” e informe os dados requisitados. 

Pronto! Você já pode emitir boletos para fazer cobranças para seus clientes. 

Saiba mais sobre o Programa Avançar

Com foco no desenvolvimento do empreendedor, trazemos uma série de conteúdos que auxiliam na gestão do seu negócio. Além de vídeos, podcasts e ebooks atualizados com as novidades do mercado, o Avançar oferece uma série de cursos com foco no empreendedor, entre eles: Curso de Educação Financeira, Curso de Crédito e Curso para MEI.  

Comece agora mesmo seu curso gratuitamente e ganhe um certificado digital. Cadastre-se!

Como abrir sua Conta MEI Santander

Simples, digital e precisa de apenas 2 documentos: 

• Documento de identidade (RG ou CNH) 

• Número de CPF 

>> Abra a sua conta MEI << 

Post ID: | Current Page ID: 5637

Continue lendo

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação, memorizar suas preferências e personalizar o conteúdo publicitário de acordo com seus interesses. Veja mais detalhes em nossa Política de Privacidade.