Foto: Envato Elements
Definir o ramo de atividade tem a ver com a atividade principal que você vai exercer. Ela pode ser indústria (onde há a transformação), comércio (onde há a venda de produtos) ou serviços (onde há a prestação de serviços).
Neste artigo mostramos o passo a passo e considerações feitas para definir o ramo de atividade, além de dicas de tomada de decisão durante o processo. Aproveite o texto!
Aqui você vai ver:
- O que é ramo de atividade?
- Passo a passo para definir o seu ramo de atividade
- Exemplos de atividade por ramo: confira
- Por que pensar no ramo de atividade antes de abrir uma empresa?
O que é ramo de atividade?
Ramo de atividade nada mais é do que a área na qual a empresa vai atuar:
Indústria
O segmento industrial é caracterizado pela transformação de matéria-prima em produtos a serem comercializados posteriormente.
Comércio
Já o comércio é o responsável pela venda dos produtos fabricados pela indústria. Nesse caso, estamos falando de lojas, supermercados, farmácias, entre outros.
Serviços
O terceiro ramo de atividade é a prestação de serviços. Esse segmento não lida com fabricação ou venda de qualquer tipo de produto, mas sim com a oferta de mão de obra. Neste caso, é possível que você seja um profissional que oferta o seu trabalho ao consumidor, auxiliando-o em diversas questões e necessidades ou que abra uma empresa de prestação de serviços.
Confira aqui quais atividades se enquadram no MEI
Passo a passo para definir o seu ramo de atividade
Primeiro, você precisa ter em mente a atividade que gostaria de transformar em negócio e, depois, na hora de formalizar o negócio, naturalmente entende o ramo que ela fará parte. Nem sempre é tão fácil em função dos processos de produção, transformação e das diferenças entre comércio e serviços.
Ainda assim, há uma série de pontos que merecem a sua atenção. E um dos principais motivos é buscar reduzir os riscos de a sua empresa não dar certo, seja por questões financeiras ou de falta de público. Por isso, na hora de definir o seu ramo de atividade, é preciso que você:
“considere uma área de atuação que seja do seu interesse”
Seja qual for a sua razão, o mais importante é que você realmente goste daquilo com o qual vai trabalhar. Lembre-se que você, mais do que qualquer outra pessoa, precisará se dedicar ao máximo para que a sua empresa dê certo. Considerando isso, nada pior do que trabalhar com algo que não lhe motive a levantar todos os dias, concorda?
“tenha conhecimento sobre o segmento”
Além de gostar, é preciso conhecer profundamente o segmento no qual pretende atuar. Claro que muitas práticas são adquiridas no dia a dia, tendo como base os erros e os acertos. No entanto, é bem importante que você conheça o máximo que puder sobre a atividade que vai exercer antes de iniciar.
“conheça bem o seu público-alvo”
Antes de tornar sua empresa em realidade é muito importante constatar, através de pesquisa e observação se o que pretende oferecer vai, de fato, atender as necessidades dos consumidores. Não é raro uma pessoa ter uma ideia incrível, mas, naquele momento, não encontrar público para comprar o que está sendo comercializado, seja por falta de conhecimento dos consumidores, por ser uma novidade no mercado etc.
“analise a concorrência”
Sempre busque o máximo de informações sobre a sua concorrência. Aqui, estamos falando sobre ir além de apenas descobrir com quantos negócios do mesmo ramo de atividade você está disputando público e espaço. O interessante é estudar a concorrência, conhecer os seus pontos fortes e fracos e, com base nisso, encontrar diferenciais que tornem a sua marca mais atraente para os clientes.
“olhe para a frente: pense no futuro do seu negócio”
Outro passo bem importante para definição do ramo de atividade é pensar em médio e longo prazo. Porém cuidado: o médio e longo prazo para tipos de negócios variam e muito! Para alguns, o prazo médio pode ser três meses e para outros 3 anos. Isso quer dizer que a sua empresa precisa pensar em planos para atender com a mesma abrangência as necessidades das pessoas hoje e no futuro.
“calcule o investimento adequado”
O investimento inicial de uma empresa consiste no valor que você precisa ter para tornar o seu negócio uma realidade. E nem sempre existe a necessidade de ter todo o capital para começar. O importante é saber onde buscar rapidamente quando necessário e manter sempre o crédito em condições no mercado. Importante ressaltar que começar um negócio com dívidas não é o melhor cenário para não comprometer a saúde financeira da sua empresa já na largada.
Por que pensar no ramo de atividade antes de abrir uma empresa?
Quando for abrir seu negócio é preciso considerar alguns atributos para que tudo comece da maneira mais adequada possível. Para isso, recomendamos sempre o suporte de um profissional ou escritório de contabilidade que poderá dar as orientações necessárias, além de conduzir o processo com agilidade e segurança, deixando a sua atenção para o startup do seu empreendimento.
Quer saber mais sobre o ramo de atividade que você vai exercer e suas particularidades?
Continue lendo nossos artigos sobre Empreendedorismo, Abertura de Empresas e Contabilidade aqui no Programa Avançar e no Blog da Contabilizei, nosso parceiro nesse conteúdo. Boa leitura!