Foto: Shutterstock
O marketing por e-mail ainda é uma ferramenta muito utilizada pelas empresas. Tem alta taxa de engajamento e retorno financeiro considerável se comparada com outras estratégias de marketing. Entretanto, as companhias costumam cometer muitos erros ao enviar esses e-mails para seus destinatários. Quando isso acontece, as taxas de recebimento positivas são muito baixas, diminuindo a eficácia da campanha.
A seguir, veja como evitar os principais erros do marketing online:
1 - Torne a aba 'assunto' uma forma de incentivo
O 'assunto' do e-mail é a primeira informação que o cliente entrará em contato quando receber a mensagem. Por isso, seja criativo e utilize expressões que deixem o leitor interessado em explorar com atenção o real conteúdo enviado.
2 - Escreva para uma pessoa específica
Use o primeiro nome do destinatário no início do e-mail, porque os usuários tendem a ficar mais interessadas quando têm a impressão de que o texto foi escrito especialmente para elas. Além de manter o leitor atento, aumentam as chances de ele continuar abrindo suas mensagens no futuro.
3 - Escreva um conteúdo de qualidade
Uma das melhores formas de conseguir bons resultados com essa estratégia de marketing é enviar menos e-mails, mas que tenham melhor qualidade. Se o conteúdo enviado for de fácil acesso na internet e mandado com muita freqüência, provavelmente o leitor deletará as mensagens sem ler.
4 - Mande em nome de uma pessoa, não de uma empresa
As pessoas tendem a deletar e-mails cujo emissor é o nome de uma empresa. O caráter pessoal faz com que o leitor interesse-se mais pelo texto, já que não pensa logo de cara que é uma forma de marketing.
5 - Envie na hora certa
Selecione o melhor dia e horário para mandar o e-mail. É essencial que a data, horário e mensagem conversem entre si para que o resultado do marketing seja melhor.
6 - Evite filtros de spam
Os filtros dos e-mails estão se tornando cada vez mais sofisticados e, caso seu e-mail pare na caixa de spam, os dados relacionados à taxa de cliques para abrir o texto serão muito baixos. Para evitar, não envie e-mails que pareçam spam: não use as palavras 'promoção', 'grátis', 'rico' e 'negócio', por exemplo, e limite o número de links que você coloca dentro do conteúdo.
7 - Divida sua lista
Separe seus contatos em grupos de pessoas com interesses comuns. Dessa forma, você será capaz de enviar e-mails relevantes para determinado padrão de indivíduos, aumentando as chances das mensagens serem abertas.
8 - Não compre usuários
Algumas empresas investem na compra de contatos qualificados que procuram a companhia por estarem interessados em determinado produto ou serviço. Essa estratégia não é funcional, porque em muitos casos os usuários não querem receber e-mails sobre seus produtos. A melhor forma de construir uma lista de contatos com forte potencial é oferecendo brindes e concursos em troca dos e-mails.
9 - Mantenha a lista atualizada
Analise sua caixa de contatos com frequência e elimine os endereços que não abrem as mensagens que você manda. Além disso, veja se não há erros de digitação nos e-mails salvos.
10 - Formate a mensagem para o padrão 'mobile'
Cerca de 74% dos usuários de smartphones usam os aparelhos para checarem a caixa de e-mails. Por isso, é essencial que suas mensagens adaptem-se bem ao formato, para aumentar a quantidade de cliques.