Ficou mais fácil para pequenos negócios venderem para o Governo. O Ministério da Economia, em parceria com o Sebrae, lançou o aplicativo Compras.gov.br, com várias funcionalidades que tornam mais simples acompanhar os processos de licitação abertos e participar da concorrência.
Se você nunca pensou em ter o governo como cliente, pelo porte do seu negócio, está na hora de começar a considerar esta possibilidade. É algo totalmente possível, como demonstram as 104.303 micro e pequenas empresas que, segundo dados do Painel de Compras do Ministério da Economia, forneceram para o Governo entre dezembro de 2020 e dezembro de 2021.
Saiba mais sobre o aplicativo:
Como baixar?
O aplicativo está disponível tanto para usuários de sistema iOS quanto Android. Basta acessar a loja de aplicativos de seu celular e colocar Compras.gov.br na busca.
É preciso pagar para usar?
Não. O aplicativo é totalmente gratuito.
Qual a vantagem de usar?
A principal vantagem é receber avisos da abertura de processos licitatórios. Ou seja, você não precisa entrar todo dia para saber se tem alguma oportunidade de participação.
Você pode, inclusive, utilizar filtros e configurar o recebimento de avisos de licitações de acordo com a linha de atuação de fornecimento da sua empresa. Outra facilidade é que, com o aplicativo, não é mais necessário realizar o cadastramento no site do Sicaf (Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores). O cadastro pode ser feito diretamente no aplicativo.
Quais as funcionalidades disponíveis?
O aplicativo permite consultar os processos licitatórios abertos, como uso de filtros para facilitar encontrar aqueles que deseja participar. Ainda traz uma central de mensagens, downloads de editais e compartilhamento, via e-mail, das licitações, entre outras ferramentas.
O aplicativo envolve apenas compras do Governo Federal?
Não, ele é uso facultativo a órgãos e entidades públicas das esferas Federal, Estadual e Municipal de todos os Poderes. Então, você poderá até encontrar processos abertos pela prefeitura de sua cidade, se ela optar por usar o sistema.
Quer mais dicas para a gestão de seu negócio? Confira todo o conteúdo que o Programa Avançar disponibiliza para ajudar o desenvolvimento de pequenos negócios.