Comodidade e praticidade. Os benefícios oferecidos pelo e-commerce fazem com que os consumidores optem, cada vez mais, por fazer suas compras online. A ascensão das lojas virtuais, no entanto, fez com que a concorrência no meio digital aumentasse.
Ou seja, na internet, é preciso saber se diferenciar para conquistar um comprador. Mas não se preocupe. Ajustes simples e implantação de novidades no mercado já são capazes de transformar – e muito – o e-commerce da sua empresa. Descubra como implementar essas mudanças:
PORTFÓLIO DE PRODUTOS
Os produtos que a sua empresa oferece no e-commerce são condizentes com o comportamento dos consumidores online? Faça um estudo de mercado e veja o que a concorrência está oferecendo. Será que não está na hora de fornecer algo diferente em sua loja virtual? Analise as necessidades de seus clientes atuais e veja como pode lançar algo novo, que gere um fluxo maior para o seu site – seja um produto, serviço, facilidades ou desconto.
DIFERENCIAL DE MERCADO
Enquanto avalia a concorrência, verifique se possuem algum diferencial de mercado, como frete grátis ou descontos especiais, e por quanto estão vendendo seus produtos. Sua empresa precisa ser competitiva e sempre oferecer algo além das companhias concorrentes. Se um negócio está oferecendo frete grátis apenas para a região Sul, avalie a possibilidade da sua empresa fornecer para outras regiões.
LOGÍSTICA
Será que a sua empresa oferece o melhor serviço de entrega em seu segmento? Verifique a possibilidade de melhorar a experiência do cliente com a entrega, seja otimizando o período de envio ou o valor do frete. Calcule as despesas com preparo e envio de produtos e analise se há soluções melhores, que não impactem negativamente o orçamento da companhia.
SEGURANÇA
Consumidores online gostam de se sentirem seguros ao realizar uma compra em uma loja virtual. É fundamental que a empresa mostre para o comprador que o seu e-commerce é um local seguro, especialmente para pagamentos. Invista em certificados de segurança, na preservação de dados e estimule aos compradores que compartilhem suas experiências positivas no site.
MARKETPLACE
Diversificar canais de vendas pode impulsionar os resultados positivos da sua empresa. Fechar parcerias com Marketplaces para comercializarem seu produto é a melhor opção para ampliar o faturamento, aumentar o número de vendas e, ainda, compartilhar a marca para o mercado.
CAMPANHAS DIGITAIS
Novos clientes precisam conhecer sua empresa para que o número de vendas continue aumentando. Por esse motivo, investir em campanhas digitais é outro passo fundamental para que a marca se torne conhecida no meio digital. Utilize técnicas de SEO nos conteúdos do e-commerce para que o site apareça em posições melhores em buscadores; aposte na criação de conteúdos relevantes para o cliente, com técnicas de marketing de conteúdo; e experimente utilizar o storytelling em suas comunicações.