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Black Friday: 7 ideias para aumentar as vendas do seu negócio

Black Friday

A Black Friday já pode ser considerada a data mais importante do ano para o comércio e varejo online, por isso, é importante que a estratégia para esse evento seja pensada com antecedência pelas empresas.

A tendência é que as próximas Black Fridays sejam mais digitais, já que o e-commerce tem ganho cada vez mais mercado impulsionado pela pandemia e adaptação das lojas para o online. Além da data, outros eventos como a Cyber Monday estão ganhando mais espaço no cenário brasileiro e estimulando as compras digitais.

Tendo em vista esse cenário cada vez mais positivo, é necessário pensar que a concorrência também é grande, principalmente no cenário online. Sendo assim, não basta fazer campanhas somente na Black Friday, é preciso estar presente o ano todo para os seus consumidores, com ações promocionais que façam com que ele lembre e escolha a sua marca nessa semana.

Trouxemos neste conteúdo 7 ideias que podem aumentar suas vendas antes e depois da Black Friday. Confira com a gente!

1. Ações Pré-Black Friday

Algo muito interessante para incentivar as compras é realizar ações desde o começo da semana. É uma tática que promove um “esquenta” para que seus clientes já se mantenham engajados com as promoções da sua loja.

Oferecer descontos com antecedência também é uma forma de se destacar diante da concorrência. Como a Black Friday acontece numa sexta-feira, uma boa estratégia é começar as ações no início da semana.

Para que a divulgação funcione da melhor forma, use e abuse dos meios de comunicação disponíveis, como redes sociais, SMS, push e e-mail marketing.

2. Live Commerce

Conhece o conceito de Live Commerce? É possível aplicar uma estratégia para estabelecer a interação direta entre marcas e usuários através de transmissões de vídeo ao vivo.

Durante a Black Friday é possível criar uma live especial para divulgação dos descontos e promover ainda mais vendas.

3. Dark posts nas redes sociais

Dark posts são publicações que podem ser feitas no Facebook e no Instagram com foco numa campanha e num público específico.

Ao criar um dark post, é possível segmentar e atingir exatamente quem se deseja. O nome dark post se dá porque o “anúncio” não será publicado no feed da fanpage da sua marca, ou seja, ele teoricamente “não existe” como post, mas aparece nesse formato para o público que foi segmentado.

Para a Black Friday, pode ser um excelente recurso para impactar exatamente as pessoas que têm mais chances de converter no seu site ou visitar a sua loja, já que é possível direcionar a exibição para o público que se deseja atingir, por localidade, preferências, idade e etc.

4. Materiais ricos

A ideia aqui é criar e disponibilizar materiais ricos gratuitos que atendem da melhor forma o seu cliente durante o período da Black Friday.

Aproveite o período do evento para promover conteúdo de valor que entregue os seus produtos de uma forma diferente e inovadora, com diferenciais perante as ações da concorrência.

Para exemplificar, uma ação interessante é criar materiais ricos e interativos como podcasts, quizzes, e-books e infográficos que trabalhem os benefícios e soluções do seu produto entregando valor para o seu cliente – e que, além disso, estimulem a curiosidade. Eles podem ser distribuídos no formato de campanha nas mídias sociais e também via e-mail marketing para a sua base de contatos – como uma forma de estimular o engajamento.

5. Faça ações de e-mail marketing

Utilizar de ações de e-mail marketing é algo fundamental durante a Black Friday. Por isso, aposte nesse meio de comunicação para a sua campanha, mas não deixe para a última hora! É importante que se tenha um planejamento antecipado e um fluxo de e-mails com foco na divulgação dos principais descontos.

6. Crie senso de urgência

Método bastante utilizado nas campanhas de Black Friday, criar um senso de urgência é importante para destacar as ofertas e incentivar as vendas. É importante utilizar uma linguagem persuasiva e fazer com que os seus clientes sintam que vão perder a oferta se não aproveitarem.

Uma forma eficiente de trabalhar a urgência durante esse período é utilizando de call-to-actions (chamadas para a ação) específicas com contagem regressiva, tais como:

  • Só hoje: tenha frete grátis
  • Por tempo limitado: confira os últimos produtos com 70% de desconto
  • Os 30 primeiros clientes vão ganhar um brinde
  • Promoção Relâmpago Esquenta Black Friday

7. Pós-Black Friday

Tem a pré e também tem a pós!

Não se esqueça da pós-Black Friday ao criar uma estratégia para o evento. Sendo assim, se o seu negócio se trata de um e-commerce, é possível também já pensar numa campanha estendida pensando na Cyber Monday, que ocorre sempre na segunda-feira posterior à Black Friday.

O foco aqui é utilizar os dias seguintes da Black Friday para promover uma “queima de estoque” e fechar as vendas de novembro com chave de ouro.

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