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5 estratégias para apostar em vendas B2B

Está pensando em ampliar as oportunidades de negócio para a sua companhia? Uma forma interessante de aumentar a taxa de conversão e começar a vislumbrar melhores resultados é apostar nos negócios do tipo B2B, que são feitos de empresa para empresa. No entanto, para que a estratégia seja bem-sucedida, é preciso desenvolver um plano de vendas focado em conhecer o cenário e prospectar clientes.

A seguir, confira algumas maneiras de começar a desenvolver seu plano e apostar no mercado B2B:

1. Use as mídias sociais para conhecer a concorrência
As mídias sociais são ótimas ferramentas para conhecer melhor o comportamento dos consumidores finais. No entanto, para quem quer começar a apostar no B2B, a rede pode ser uma forma de conhecer melhor a concorrência.

Uma das redes sociais mais interessantes para esse tipo de pesquisa é o LinkedIn. Para isso, crie um perfil e comece a seguir as empresas que atuam no mesmo nicho de negócio que o seu. Dessa forma, será mais fácil acompanhar o que os concorrentes estão fazendo, quais estratégias estão dando certo e quais não estão.

2. Seja diferente da concorrência
A chave para um aumento contínuo das vendas B2B está na inovação. Por isso, é importante estar sempre alerta para o que os concorrentes estão fazendo e tentar constantemente se reinventar. No entanto, esse não é um processo fácil. Encontrar uma nova solução é algo que demanda tempo e muito estudo e, assim que você lançá-la no mercado, muitas outras empresas já começarão a pensar em formas de descobrir como incorporar a novidade em seus produtos. Contudo, a inovação não deve sair do topo da lista de prioridades do negócio.

3. Abonde a estratégia das cold calls

Cold call é uma estratégia amplamente utilizada por vendedores, que telefonam para uma lista de contatos aleatórios na tentativa de fechar um negócio. No entanto, há algum tempo essa estratégia de venda não tem rendido os resultados esperados, seja por ser invasiva demais ou por não conhecer o momento de compra do cliente.

Vivemos na era digital e muitos dos negócios estão utilizando os dados da internet para melhorar sua taxa de conversão. Por isso, conhecer os interesses dos seus potenciais consumidores por meio de pesquisas na rede tornou-se uma estratégia mais assertiva, já que ela aumenta seu conhecimento a respeito do comprador e amplia as possibilidades de estabelecer relacionamentos e fechar bons negócios.

4. Seja direto ao fechar um negócio
Os ciclos de vendas B2B devem ser executados da forma mais direta possível. Ao prospectar um cliente, não utilize um discurso longo e cheio de firulas de vendedor. A empresa não está em busca disso, mas de soluções rápidas para seus problemas. Elas querem saber se o seu produto será capaz de entregar os resultados que elas necessitam para melhorar seus negócios e aumentar o lucro. Por isso, seja breve e crie uma forte proposta de venda.

5. Pense a longo prazo
Muitas companhias são obcecadas com resultados imediatos e acabam limitando sua visão para negócios a curto prazo. No entanto, mais importante do que volume e rapidez é construir e consolidar uma imagem e boa reputação no mercado. Isso é o que de fato atrai clientes e faz com que os antigos compradores voltem para fechar novos negócios.

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