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Como a consciência de marca pode ajudar a conquistar novas vendas



Se você vai ao supermercado e encontra dois produtos praticamente iguais com preços muito próximos, qual é seu critério da escolha? É provável que o mais conhecido deles acabe em seu carrinho, enquanto o outro continua na prateleira. A razão para isso é o efeito que a consciência de marca tem sobre o comportamento do consumidor.

Mas será que esse conceito se aplica apenas a uma grande empresa? Ou também pode potencializar o sucesso do seu negócio? É sobre isso que vamos falar neste artigo. Então, continue a leitura!

O que é consciência de marca?

Brand Awareness ou consciência de marca é uma métrica que avalia o quanto uma empresa é reconhecida pelo consumidor. Se ela é frequentemente lembrada quando se fala de uma mercadoria ou serviço que oferece, é maior a chance de que o público-alvo opte por seu produto na hora da compra.

Por que investir em consciência de marca?

Todo mundo tem algum critério na hora de comprar um produto ou contratar um serviço, mesmo sem se dar conta. Pode ser que um consumidor priorize uma oferta pelo seu preço. Em outro momento, a decisão é motivada pela diferença de qualidade.

A consciência da marca começa a ganhar relevância nessa hora. Em primeiro lugar, a empresa que conquista a posição de Top of Mind junto ao público-alvo geralmente é considerada a melhor, vista como uma referência de qualidade. Portanto, seu produto passa a ser desejado por um número cada vez maior de pessoas, gerando aumento de vendas.

Além disso, a consciência de marca é importante até para atingir o consumidor que prioriza o preço. Quando ele se depara com duas ou mais ofertas semelhantes nesse critério, ele utiliza outro fator para tomar a decisão. Em geral, o voto de confiança vai para a marca mais conhecida entre essas. O cliente entende que terá um benefício maior com um custo semelhante ao das alternativas.

Também não podemos nos esquecer de que existe outro fator essencial a ser considerado: o sentimento de identificação com uma marca. Hoje em dia, o consumidor procura se relacionar com a empresa que defende valores semelhantes aos seus. Portanto, quando a marca concilia seu investimento em Brand Awareness ao engajamento com uma causa específica, ela conquista a parcela do mercado que se identifica com aquela questão.

Como aumentar a consciência de marca?

Agora que você já entendeu que o investimento em Brand Awareness solidifica a relação com o consumidor e proporciona um crescimento saudável, deve estar interessado em saber como fortalecer sua marca. Por isso, trouxemos algumas sugestões efetivas. Confira!

1. Conheça o cliente

Para que sua marca se torne relevante para seu público-alvo, ela precisa ser vista como capaz de solucionar o problema que ele enfrenta. Portanto, é fundamental conhecer o cliente, sua dor, sua expectativa e seus valores. Dessa forma, você conseguirá identificar fatos sobre seu negócio que podem ser destacados na sua estratégia de marketing a fim de alcançar o resultado desejado.

2. Desenvolva um relacionamento

Cada vez mais, o comprador quer se relacionar com a empresa, e não apenas consumir o produto que ela oferece. Portanto, é importante criar diferentes canais de comunicação e proporcionar a interação que o público deseja.

A marca que se faz presente na vida do cliente em vários momentos de sua vida — e não só na hora da venda — tem uma chance muito maior de conquistar a preferência.

3. Invista em marketing digital

Uma estratégia eficiente para se relacionar com o público é o marketing digital. Presença nas redes sociais, interação com o consumidor, e-mail marketing e o seu próprio site ou blog são ferramentas que geram leads e possibilitam sua nutrição. Vale a pena conhecer as opções mais adequadas para seu segmento de atuação e implementá-las.

Enfim, a consciência de marca é muito importante quando se fala em um mercado em que serviços e produtos estão cada vez mais semelhantes (comoditização). Ela cria um diferencial que faz o consumidor privilegiar sua empresa no momento da escolha, levando ao aumento da lucratividade.

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