Atender uma ligação de vendas no telemarketing, para muita gente, é sinônimo de sensações ruins. Horários inconvenientes, conversas prolongadas, falta de proximidade ou relação com o produto a ser oferecido são alguns dos fatores que fazem desses telefonemas uma situação indesejada.
No entanto, é importante deixar claro que o sistema de vendas no telemarketing está longe de ser um vilão e, principalmente, obsoleto.
Se bem feito, trata-se de uma poderosa ferramenta de vendas, pronta para atingir metas e ampliar seu mercado consumidor.
Aqui vão algumas dicas que podem turbinar sua equipe e suas ligações.
Pesquise o seu público
E aqui não estamos falando de passos básicos, como por exemplo, vender serviços para idosos em famílias que, no momento, não possuam pessoas com esse perfil. Mas estamos tratando de um conhecimento do seu público.
O perfil do cliente vai ser fundamental para o planejamento de suas vendas no telemarketing.
Outro ponto importante é estar preparado para a venda. Podem surgir questionamentos e contrapropostas, o que significa que a ligação está evoluindo. Nesse momento, é fundamental saber e treinar sua equipe para dar todo o atendimento necessário ao potencial futuro cliente.
A forma de abordagem é importante
O possível cliente está recebendo uma ligação que não solicitou. Esse já é um ponto importante para que seja desenvolvida uma abordagem cuidadosa.
A linguagem utilizada, o tom da voz e o texto empregado são importantes para uma reação positiva de quem está do outro lado da linha.
Evite textos muito repetitivos e cadenciados: é muito importante que a pessoa identifique um ser humano conduzindo o contato. Outro ponto de destaque é saber ouvir o cliente e, principalmente, jamais ofender ou utilizar palavrões e gírias nas conversas.
Como abordamos no decorrer deste artigo, os “nãos” e as ligações sem sucesso fazem parte dessa abordagem de vendas no telemarketing. A natureza desse tipo de interação está longe de ser uma fórmula mágica que vai render números automáticos e fáceis de transações comerciais.
É importante ter conhecimento dessas médias. Manter um controle rígido de quantos contatos foram negados e, principalmente, quantos tiveram sucesso.
Esse tipo de controle é que vai produzir um material informativo importante para suas próximas ações, para crescer no volume de negócios fechados ou, então, mudar a abordagem.