De fato, avisar o cliente sobre aumento de preço não é uma tarefa fácil. Afinal, não há quem considere uma boa notícia saber que irá pagar mais caro por um produto ou serviço. Esta ação, portanto, deve ser realizada com cautela, responsabilidade e linguagem adequada. Você tem dúvidas sobre o assunto? Hoje, o nosso objetivo é te ajudar a informar sobre essa decisão sem prejudicar a sua empresa!
1 - Explique suas razões
A inflação é um motivo plausível para que o valor de produtos ou serviços aumente. No caso de alimentos, por exemplo, os preços cresceram cerca de 4,7% em 2022, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Sejam quais forem as razões ou o seu segmento de mercado, apresente argumentos convincentes e honestos para o seu cliente compreender que o aumento de preço é a única alternativa viável para que você possa continuar entregando o prometido com a mesma qualidade.
2 - Comunique com antecedência
Por ser uma notícia delicada, o ideal é que você informe sobre o aumento de preço com tempo hábil para que o seu cliente possa se organizar financeiramente.
Dessa forma, ele perceberá que houve empatia e planejamento na decisão e, consequentemente, irá entender melhor os seus motivos, diminuindo as chances de se sentir prejudicado pela situação.
3 - Seja coerente
Ainda que os reajustes sejam compreensíveis, dificilmente o consumidor irá aceitar uma mudança exorbitante. Por isso, antes de definir um valor, procure estudar a realidade do mercado em que sua empresa se encontra e levar isso em consideração antes de tomar qualquer decisão.
Ademais, procure ser flexível, oferecendo opções de pagamento, negociação ou benefícios aos clientes que decidirem continuar optando pela sua marca. Esta estratégia contribuirá para que eles desenvolvam uma perspectiva positiva sobre a situação.
4 - Ressalte seu valor
Reflita: após um aumento de preço, o que te faria continuar consumindo aquele produto ou serviço? Provavelmente, você levaria em consideração as vantagens em relação à concorrência e o quanto ele te proporciona uma boa experiência.
O seu cliente pensa da mesma forma - e é bem possível que avalie se vale a pena continuar com a sua marca! Portanto, ao fazer um reajuste, priorize estudar os seus concorrentes, analisar o serviço prestado e ressaltar os seus diferenciais no momento da sua comunicação.
5 - Faça um planejamento financeiro
Empresas de qualquer segmento podem ser beneficiadas com as dicas acima para avisar o cliente sobre aumento de preço. Além disso, aqueles que se destacam no mercado em que estão inseridos tendem a se dar melhor nesse processo.
Porém, quem decide fazer um reajuste está sujeito a casos de substituição ou até mesmo diminuição do consumo. Por isso, também é necessário analisar fatores que cercam a sua própria realidade e estar preparado para impactos financeiros que possivelmente podem aparecer.
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