Foto: Envato Elements
A pandemia do coronavírus trouxe uma série de incertezas para todo o mundo. Novos hábitos surgiram como adaptação ao novo cenário – e muitas empresas, mesmo após alguns meses, seguem inseguras sobre o futuro.
Separamos a seguir algumas análises do Fórum Econômico Mundial que discutem e refletem sobre temas que estão em evidência no momento e que devem permanecer nos desafiando no futuro pós-Covid-19. Confira a seguir.
1) "A melhor maneira de reconstruir a resiliência dos negócios após o COVID-19? Aproxime-se da incerteza"
Muito se fala em "novo normal", que trouxe uma série de hábitos e protolocos até então inimagináveis para o nosso cotidiano. Um fator parece ser uma constante nessa pandemia: a incerteza. Esse sentimento, no entanto, não deve ser encarado somente do ponto de vista negativo. Ele pode ser a chave para que líderes e empresas se preparem para o que está por vir. "Temos uma oportunidade única de aprender com esta pandemia e projetar intencionalmente um futuro melhor", afirma Peter Schwartz, futurista e vice-presidente sênior de Planejamento Estratégico da Salesforce, autor da análise.
O artigo na íntegra, em inglês, está disponível aqui.
2) "3 pequenas coisas que as empresas podem fazer para ter um grande impacto em tempos de crise"
As empresas têm a responsabilidade de contribuir para um mundo melhor e pequenas ações, como oferecer conteúdo relevante e significativo, podem fazer a diferença. "Nunca o pedido de parceria público-privada foi tão urgente ou relevante", destaca a publicação.
O artigo na íntegra, em inglês, está disponível aqui.
3) "COVID-19: 3 mitos e 5 soluções para o futuro do multilateralismo"
"A pandemia do COVID-19 fechou um terço da economia global e provocou o maior choque econômico desde a Grande Depressão", afirma a publicação. Diante do cenário atual, é preciso pavimentar o caminho para uma cooperação internacional renovada. Para isso, mitos como "o COVID-19 se qualifica como um evento inesperado" devem ser desmascarados.
O artigo na íntegra, em inglês, está disponível aqui.
4) "A economia COVID-19: isso significa o fim da globalização?"
Estimativas da Organização Mundial do Comércio apontam que o comércio mundial de mercadorias deve cair entre 13 e 32% este ano. Apesar dos números desanimadores, "é possível uma recuperação rápida e vigorosa".
Leia o artigo na íntegra, em inglês, aqui.