Busca
Agronegócio Geral

Você sabe o que é um CMS? Entenda como escolher o melhor para seu site



Há alguns anos, só quem tinha conhecimento avançado de programação era capaz de desenvolver um site ou blog. Hoje, é possível fazer isso de uma forma bem simples, sem se preocupar com detalhes técnicos. Portanto, chegou a hora de você saber o que é um CMS.

Afinal, para fazer a sua empresa crescer, é preciso se manter atualizado com a tecnologia e conhecer ferramentas que facilitam o processo. Dessa forma, o resultado é mais satisfatório.

Neste artigo, vamos mostrar o conceito de CMS, para que serve e quais são suas vantagens. Também vamos indicar os principais sistemas do mercado. Boa leitura!

Entenda o que é um CMS

CMS (Content Management System) é um Sistema de Gerenciamento de Conteúdo que permite gerenciar, publicar e alterar conteúdo do site ou blog de um jeito fácil. O recurso é semelhante aos editores de texto que conhecemos, por isso o acesso é intuitivo.

Saiba para que serve e as principais vantagens

Ele é utilizado, principalmente, na criação e edição de blogs. No entanto, como o sistema é flexível, pode ser adaptado para qualquer tipo de projeto, como site institucional, portfólio e loja virtual.

De todas as vantagens, as que mais se destacam são:

  • facilidade para atualizar informações e editar um artigo ou imagem;
  • simplicidade para criar um botão, menu ou nova área;
  • possibilidade de ficar bem-posicionado em mecanismos de busca como Google;
  • velocidade no carregamento da página;
  • baixo custo de manutenção.

Deu para perceber o potencial que essa tecnologia tem de turbinar o seu negócio? Não se esqueça de que o seu público-alvo está conectado 24 horas por dia, e marcar presença na internet é fundamental. 

Conheça os CMS mais utilizados no mercado

Agora que você sabe o que é CMS e o que ele pode fazer pelo seu negócio, confira a seguir alguns sistemas!

WordPress

O CMS mais popular é, sem dúvidas, o WordPress. Desenvolvido em programação PHP, conta com opções avançadas de customização, como temas para blog e plugins de diversos tipos. Além disso, oferece uma comunidade ativa em fóruns de discussão. 

Joomla!

A plataforma é apropriada para manipular conteúdo de texto. Oferece uma quantidade boa de alternativas no que diz respeito à gestão de usuários — fato que se torna útil para um site que trabalha com afiliados, por exemplo. Permite uso de templates exclusivos para cada tipo de página.

Drupal

Assim como o Joomla!, o Drupal lida bem com postagens personalizadas, faz controle de usuários e permissões. No entanto, seu sistema de segurança é considerado mais robusto, e ele oferece recurso de taxonomia (identificação) detalhado. Normalmente, é preciso ter experiência em desenvolvimento web para operá-lo.

Gostou de saber o que é um CMS? Agora que você não depende mais de um programador, é possível ter autonomia para publicar material, fazer toda alteração que desejar e interagir com a audiência. Pense nisso!

Quer colocar sua empresa na internet? Então, você vai precisar de um serviço de hospedagem. Que tal contar com a Locaweb para ingressar no ambiente digital e acessar novas oportunidades? Saiba mais!

Post ID: | Current Page ID: 3506

Continue lendo

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação, memorizar suas preferências e personalizar o conteúdo publicitário de acordo com seus interesses. Veja mais detalhes em nossa Política de Privacidade.