O comportamento do líder inspira, dentro e fora do ambiente de trabalho. Isso ganha importância no atual contexto das redes sociais, que expandiu a relação entre o gestor e o colaborador para além da convivência corporativa. A exposição é ainda mais ampla: alcança o concorrente, o investidor, o relacionamento com o cliente, entre outros públicos.
O líder que entende sua responsabilidade usa a rede para inspirar. Bill Gates descreve sua conta no Twitter como um ambiente para compartilhar o que aprende no trabalho que desenvolve à frente da Fundação Bill e Melinda Gates. Abílio Diniz tem usado o Facebook para falar sobre voto consciente a mais de um milhão de seguidores.
E você, qual imagem está construindo? Confira neste artigo algumas dicas para fazer o melhor uso das redes!
Reputação: seu ativo mais valioso
Na rede social, o comportamento do líder deve ser muito bem calculado. Basta um comentário infeliz para gerar repercussão negativa e prejuízo incalculável. Afinal, a reputação é um ativo valioso para qualquer pessoa ou empresa.
Para evitar que a credibilidade profissional seja prejudicada, alguns especialistas sugerem que o gestor tenha um perfil profissional. Nele, se concentram os contatos corporativos, o posicionamento alinhado à sua área de atuação ou a reflexão sobre o ambiente de trabalho. Já o perfil pessoal permite liberdade para compartilhar uma opinião pessoal ou acontecimento particular.
O problema é que a sua postura na rede social vai ser avaliada criticamente, seja no perfil particular ou no profissional. A atenção precisa ser a mesma em ambos. Mas qual é a conduta adequada? Destacaremos os 3 principais cuidados que você deve ter!
1. Elabore bem a sua ideia e repense antes de postar
Quando for postar algo, reflita: a quem se destina a publicação e o que você pretende com ela? Essa é a forma mais sensata de evitar qualquer erro, seja no seu perfil profissional ou no pessoal.
Profissionalmente, compartilhar um artigo, notícia ou experiência é algo positivo e deve ser feito para inspirar quem acompanha suas redes. Com amigos ou familiares, dividir uma foto ou ter um momento de descontração faz parte da convivência social. O fato é que, no fundo, você tem algum propósito para a publicação. Avalie-o com cuidado.
Se o seu objetivo é inspirar, pense qual é a melhor forma de fazer isso. Elabore a sua ideia e reveja antes de postar. Faça o mesmo caso o propósito seja apenas se divertir ou interagir com os amigos — como falar sobre a última rodada do campeonato ou comentar algum acontecimento recente. Reflita, em especial, se o seu posicionamento pode incomodar ou atingir alguém, ainda que de forma indireta.
2. Cuidado ao falar da concorrência
A relação com o concorrente deve ser respeitosa. Por isso, evite críticas. Se você for solicitado a comentar algum fato, adote o tratamento que gostaria de receber se estivesse nessa situação.
3. Se você errou, retrate-se
Todo mundo está sujeito a erro, por mais cuidado que se tenha. O importante é saber minimizar a falha, de maneira honesta e ágil. Um equívoco comum é compartilhar fake news, por exemplo. Nem sempre é fácil distinguir um fato verdadeiro de um falso, a diferença pode ser muito sutil.
Ao ser alertado sobre o erro, faça uma checagem profunda da informação. Corrija o post imediatamente caso esteja errado. Se alguém tiver compartilhado a sua publicação, peça que faça o mesmo. Informe que está apagando a postagem por causa do erro.
Também precisa ser revisto de imediato todo posicionamento que dê margem a uma interpretação incorreta ou que, de alguma maneira, gere desconforto a alguém. Caso a crítica faça sentido, retrate-se de forma consistente e cordial.
E o principal: o comportamento do líder deve seguir o que está previsto no manual de conduta da empresa, que serve de referência para todo colaborador. O exemplo da liderança é indispensável!
O comportamento do líder nas redes sociais é parte da melhoria constante de todo gestor. Para que você continue se desenvolvendo, sugerimos que participe do nosso curso online sobre liderança, ministrado pelo filósofo Mário Sérgio Cortella.