Busca
Agronegócio Geral

Comportamento do líder: existe regras de conduta para as redes sociais?



O comportamento do líder inspira, dentro e fora do ambiente de trabalho. Isso ganha importância no atual contexto das redes sociais, que expandiu a relação entre o gestor e o colaborador para além da convivência corporativa. A exposição é ainda mais ampla: alcança o concorrente, o investidor, o
relacionamento com o cliente, entre outros públicos.

O líder que entende sua responsabilidade usa a rede para inspirar. Bill Gates descreve sua conta no Twitter como um ambiente para compartilhar o que aprende no trabalho que desenvolve à frente da Fundação Bill e Melinda Gates. Abílio Diniz tem usado o Facebook para falar sobre voto consciente a mais de um milhão de seguidores.

E você, qual imagem está construindo? Confira neste artigo algumas dicas para fazer o melhor uso das redes!

Reputação: seu ativo mais valioso

Na rede social, o comportamento do líder deve ser muito bem calculado. Basta um comentário infeliz para gerar repercussão negativa e prejuízo incalculável. Afinal, a reputação é um ativo valioso para qualquer pessoa ou empresa.

Para evitar que a credibilidade profissional seja prejudicada, alguns especialistas sugerem que o gestor tenha um perfil profissional. Nele, se concentram os contatos corporativos, o posicionamento alinhado à sua área de atuação ou a reflexão sobre o ambiente de trabalho. Já o perfil pessoal permite liberdade para compartilhar uma opinião pessoal ou acontecimento particular.

O problema é que a sua postura na rede social vai ser avaliada criticamente, seja no perfil particular ou no profissional. A atenção precisa ser a mesma em ambos. Mas qual é a conduta adequada? Destacaremos os 3 principais cuidados que você deve ter!

1. Elabore bem a sua ideia e repense antes de postar

Quando for postar algo, reflita: a quem se destina a publicação e o que você pretende com ela? Essa é a forma mais sensata de evitar qualquer erro, seja no seu perfil profissional ou no pessoal.

Profissionalmente, compartilhar um artigo, notícia ou experiência é algo positivo e deve ser feito para inspirar quem acompanha suas redes. Com amigos ou familiares, dividir uma foto ou ter um momento de descontração faz parte da convivência social. O fato é que, no fundo, você tem algum propósito para a publicação. Avalie-o com cuidado.

Se o seu objetivo é inspirar, pense qual é a melhor forma de fazer isso. Elabore a sua ideia e reveja antes de postar. Faça o mesmo caso o propósito seja apenas se divertir ou interagir com os amigos — como falar sobre a última rodada do campeonato ou comentar algum acontecimento recente. Reflita, em especial, se o seu posicionamento pode incomodar ou atingir alguém, ainda que de forma indireta.

2. Cuidado ao falar da concorrência

A relação com o concorrente deve ser respeitosa. Por isso, evite críticas. Se você for solicitado a comentar algum fato, adote o tratamento que gostaria de receber se estivesse nessa situação.

3. Se você errou, retrate-se

Todo mundo está sujeito a erro, por mais cuidado que se tenha. O importante é saber minimizar a falha, de maneira honesta e ágil. Um equívoco comum é compartilhar fake news, por exemplo. Nem sempre é fácil distinguir um fato verdadeiro de um falso, a diferença pode ser muito sutil.

Ao ser alertado sobre o erro, faça uma checagem profunda da informação. Corrija o post imediatamente caso esteja errado. Se alguém tiver compartilhado a sua publicação, peça que faça o mesmo. Informe que está apagando a postagem por causa do erro.

Também precisa ser revisto de imediato todo posicionamento que dê margem a uma interpretação incorreta ou que, de alguma maneira, gere desconforto a alguém. Caso a crítica faça sentido, retrate-se de forma consistente e cordial.

E o principal: o comportamento do líder deve seguir o que está previsto no manual de conduta da empresa, que serve de referência para todo colaborador. O exemplo da liderança é indispensável!

O comportamento do líder nas redes sociais é parte da melhoria constante de todo gestor. Para que você continue se desenvolvendo, sugerimos que participe do nosso curso online sobre liderança, ministrado pelo filósofo Mário Sérgio Cortella.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação, memorizar suas preferências e personalizar o conteúdo publicitário de acordo com seus interesses. Veja mais detalhes em nossa Política de Privacidade.