Inovação disruptiva. O termo, que descreve uma inovação tecnológica, produto ou serviço que utiliza uma estratégia disruptiva para superar uma tecnologia existente dominante no mercado, vem sendo cada vez mais citado no mundo do empreendedorismo.
O que é Inovação Disruptiva?
Para contextualizar e entender melhor o termo, é preciso conhecer, segundo o professor Clayton Christensen, da Harvard Business School, as duas inovações: sustentadoras e disruptivas.
O especialista explica que uma inovação sustentadora é quando empresas apostam em melhorias de produtos ou serviços para reafirmar sua liderança; enquanto a disruptiva é quando uma organização apresenta um produto mais simples, acessível e mais barato aos consumidores, atendendo um público que, antes, não tinha acesso ao mercado.
Como funciona
Basicamente, tem como objetivo oferecer às pessoas um produto ou serviço, com um preço mais acessível e com mais vantagens em relação ao que já era oferecido, fazendo com que os compradores migrem para a empresa que está fornecendo a novidade e as organizações já conhecidas no mercado percam seu posicionamento como líder, pois tornaram-se obsoletas.
Eventualmente, uma inovação disruptiva domina um mercado já existente. Isso porque, batem de frente com produtos e serviços já existentes, de empresas que não estão aptas a se adaptarem às tendências de mercado e a experimentarem modelos de negócios diferentes – e mais inovadores.
As inovações disruptivas dão poder de escolha ao consumidor e facilitam, ainda, diversos processos.
Exemplos de Inovação Disruptiva
Na prática, fica mais fácil de compreender: celulares substituíram os fixos; aplicativos como WhatsApp tornaram os SMS obsoletos; plataformas como o Airbnb e Uber vêm oferecendo alternativas aos consumidores; serviços como Netflix sucederam as vídeo-locadoras; e o Google, que entrou no lugar de enciclopédias, listas telefônicas e mapas. Todos esses serviços e plataformas são, de fato, mais acessíveis e simples de utilizar.
Cabe às empresas já consolidadas aceitarem as inovações e se adaptarem a elas. Para pensar a inovação disruptiva em seu negócio, é preciso manter-se atento às tendências do mercado e sempre se propor a pensar fora da caixa, ou fora do que sua organização está acostumada a fazer. Sonhar grande, às vezes, é preciso – e pode trazer resultados nunca imaginados antes.
Mantenha-se atento às novidades e busque sempre solucionar o que seus clientes estão buscando. Procure estabelecer relacionamentos e redes estruturadas com outras empresas, para, quem sabe, alinhar o que é oferecido pelas duas companhias.
Arrisque. Defina temas gerais e, em seguida, experimente. Nenhum empreendedor sabe se sua ideia dará certo sem antes arriscar. Por isso, faça experimentos, promova a interação e o mais importante: esteja aberto para aprender. Humildade de reconhecer é fundamental em tempos de inovação.