Busca
Agronegócio Empreendedorismo

Entenda por que um empreendedor precisa sempre se atualizar e estudar

Foto: Shutterstock

Ao mesmo tempo que a empresa e os lucros crescem, o empreendedor precisa se desenvolver, adquirindo novas habilidades e competências para administrar o negócio. A capacitação como profissional permite ao líder se atualizar, engajar e motivar os funcionários. Uma empresa assim consegue inovar e evoluir. Além de ser importante se atualizar sobre o mercado em que está inserido, também é essencial que o empreendedor esteja atento ao cenário interno da empresa.

O professor de Empreendedorismo e Novos Negócios da BSP (Business School São Paulo) Alessandro Saade entende que o empreendedor precisa estar sempre à frente daquilo que está acontecendo. 'O ponto mais interessante é que não seja uma obrigação, mas, sim, que ele desenvolva uma curiosidade para saber como compreender determinado tema'.

Entenda os 5 pilares que um empreendedor precisa estar atualizado sugeridos por Saade:

1. Pessoas

Quando novas gerações entram no mercado, as relações pessoais mudam completamente e o profissional precisa estar atento a isso. O empreendedor precisa saber que a forma de lidar com um estagiário novo da empresa, por exemplo, é diferente de como era há 5 anos. 'O líder precisa aprender isso porque não só o funcionário, mas também os clientes vão mudar'.

2. Processos

A área em que o empreendedor está inserido está em constante mudança, consequentemente, ele precisa mudar também os processos e a forma de fazer. Para isso, o empreendedor pode estar ligado à alguma entidade de classes ou um grupo de pessoas que faz a mesma coisa que ele faz. 'O brasileiro tem muito medo da concorrência, mas a concorrência é muito boa para trocar experiência, dividir angústias, compartilhar conhecimento e ter mais certeza da decisão que vai tomar'. Um bom exemplo dado por Saade são as conversas que as montadoras têm entre si para decidir quais iniciativas tomar para dar férias coletivas ou suspender uma unidade de produção.

3. Regulamentação

Quando um empreendedor monta um negócio, ele tem acesso ao conjunto de leis que devem ser cumpridas de acordo com a área do empreendimento. 'O líder precisa estar se atualizando sempre em relação a isso porque as normas podem mudar'. Para isso, ele pode ter auxilio de um contador, por exemplo.

4. Tecnologia

A atualização da tecnologia impacta tanto nos pilares de processos e regulamentação, como nos serviços que uma empresa pode oferecer. 'É interessante ter um site onde as pessoas interajam com a marca, oferecer serviço de wifi gratuito aos clientes em seu estabelecimento ou ter aplicativos que facilitem a vida do consumidor'.

5. Relacionamento

Para Saade, o relacionamento é a perpetuação do negócio. Por isso, o empreendedor precisa entender o que o cliente prefere. 'O dono deve saber diferenciar o comportamento de cada consumidor'. Por exemplo, para um cliente de determinada geração, é melhor mandar um cartão impresso via correio; para o outro, por email.

Ler e adquirir conhecimentos sobre outros setores, além da área em que está inserido, também agrega valor ao empreendedor. Existem aplicativos como Pocket, por exemplo, que podem ajudá-lo nesta tarefa.

O Programa Avançar oferece webséries e podcasts exclusivos para fomentar o empreendedorismo no país. Cadastre-se gratuitamente e confira!

Post ID: | Current Page ID: 5537

Continue lendo

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação, memorizar suas preferências e personalizar o conteúdo publicitário de acordo com seus interesses. Veja mais detalhes em nossa Política de Privacidade.