A sociedade, assim como as empresas, está cada vez mais dinâmica e mutável. Portanto, as companhias que quiserem sobreviver ao mercado terão que investir em inovação e reduzir os procedimentos burocráticos.
Dessa necessidade surge a Adhocracia, um novo modelo de negócio que defende a simplificação de processos, a solução rápida para problemas urgentes, posição e tarefas não permanentes, formas organizacionais livres e adaptação a cada situação específica.
O modelo deverá, portanto, ser cada vez mais utilizado pelas empresas, considerando a velocidade com a qual o mundo corporativo vem mudando e a necessidade dos profissionais serem cada vez mais ágeis, inovadores e criativos em suas funções e obrigações.
CARACTERÍSTICAS E VANTAGENS
O método da Adhocracia preza por processos corporativos cada vez mais simplificados, estimula a resolução de problemas em grupo e incentiva resultados institucionais rápidos e eficazes. O modelo motiva os profissionais a pensarem fora da caixa, auxiliando na troca de processos antigos por respostas cada vez mais instantâneas e eficientes – pois sempre são pensadas de acordo com a necessidade de cada empresa e situação.
A estrutura de uma empresa que decide transformar o modelo de seu negócio para a Adhocracia irá possuir equipes de trabalho multidisciplinares e cada vez mais autônomas (coordenando os próprios processos e resultados), pouca formalização de processos e maior liberdade de trabalho e atuação.
Estar aberto às transformações e à inovação faz com que a organização aumente sua criatividade, entregue soluções mais rápido e com mais qualidade, e elimine todas as burocracias que atrasavam a entrega de resultados e o desenvolvimento da organização.