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Se existe um time que precisa de bastante atenção na hora de contratar, este é o de vendas. Esses profissionais podem ser a chave para levar sua empresa adiante, logo, algumas qualidades são fundamentais - especialmente para posições de liderança. Elaboramos uma série de conhecimentos e traços que colaboram no momento de tomar a decisão. Confira:
APOSTE NO COMBO EXPERIÊNCIA NO SETOR + VISÃO DE NEGÓCIOS
Não há como fugir: para formar uma equipe de vendas é preciso ter bons vendedores e a experiência ajuda. Se for na mesma área, melhor ainda. Por mais difícil que seja, busque profissionais que tragam na bagagem coisas a acrescentar no desenvolvimento da companhia. É aí que entra a visão. Um bom time precisa saber sentir o meio em que vai atuar e entender as necessidades dos clientes. Não adianta só saber vender, é preciso saber vender o que você está colocando no mercado. Para quem está iniciando, profissionais que unam ambas as características podem ajudar a encontrar novos métodos e soluções. Nós sabemos que a competição é grande, logo, toda ajuda é bem-vinda, certo?
SAIBA O QUE VOCÊ PRECISA
Como dissemos, não basta saber vender, é preciso saber vender o seu produto. Logo, avalie o tipo de profissional indicado para o que você quer, isso influencia muito na busca pela pessoa certa. Quais as técnicas? Qual o modo? Às vezes, quem está começando agora pode se sentir um tanto perdido quanto a isso, por essa razão, listamos os principais pontos que você deve observar quando for buscar seu pessoal.
Busque alguém que saiba conduzir. Vendas são baseadas em incentivos, logo, uma equipe motivada faz toda a diferença. Mas todo time tem aquele que dá aquele 'gás' na hora do vamos ver. Se no futebol temos um artilheiro, em uma equipe de vendas é preciso ter aquele que eleve o espírito competitivo e conduza os outros por esse caminho.
Nós já citamos lá em cima, mas vale a pena reforçar. Busque pessoas com visão e mente empresariais. Pense que, se a sua empresa está no início, ela precisa conseguir entrar no meio e se estabelecer, logo, é preciso gente com visão, que saiba ''sentir'' o mercado e introduzir o seu produto, seja ele qual for. Há profissionais que gostam de abraçar novos campos pouco explorados e acreditam que aprender de acordo com as demandas dos clientes é a melhor opção. Essas pessoas serão aquelas que irão conduzir e abrir os caminhos da sua empresa.
Não é segredo, para algo crescer, é fundamental que se acredite nele, logo, o otimismo é necessário. Você terá altos e baixos e sua fé na ideia e na empresa serão colocadas a prova constantemente. Por essa razão, alguém que mantenha a positividade e não desanime no primeiro obstáculo pode ser o que vai fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso. Não apenas com clientes, mas uma postura animada e positiva afeta também toda a equipe.
Você pode saber todas as técnicas de venda, mas nenhuma é tão fundamental quando aquela que é, ao mesmo tempo, a mais simples e complexa de todas: saber lidar com pessoas. No fim, vender se trata de interagir com gente, logo, é preciso que seu pessoal saiba se comunicar e não apenas com os clientes ou possíveis interesses da empresa, mas sim entre si. Um clichê muito antigo nos ensina que a comunicação é a chave para um bom relacionamento, isso vale também para o âmbito profissional. Saber conversar e, principalmente, saber ouvir, cria uma equipe entrosada e não deixa espaço para mal-entendidos.
Aliada ao otimismo, está uma ferramenta necessária para qualquer negócio que quer vingar: é preciso persistir. Woody Allen disse uma vez que ''talento é uma questão de sorte, o importante na vida é ter coragem' e persistir é um ato para corajosos - e algo que dificilmente se ensina. Pode ser que uma ou dez vendas deem errado, é mais do que importante não desistir e não desanimar. A ideia é se manter focado e trabalhar mais para alcançar o resultado.
Outras habilidades também devem ser consideradas em suas primeiras contratações. Entre elas estão questões como ética, habilidades para resolver problemas, aptidão para descobrir novas maneiras de crescer, etc. Porém, as citadas aqui ajudam a filtrar os profissionais de uma maneira que você já comece com o pé direito.
CONTRATANDO UM SUPERVISOR/EXECUTIVO DE VENDAS
Toda equipe tem um líder. Essa deve ser a figura que não apenas supervisiona, mas conduz, treina, guia e coordena a equipe. O líder é o responsável por fazer com que a equipe funcione da maneira certa e, assim, obtenha resultados. Se a sua empresa está começando, o seu supervisor ou executivo também precisa estar disposto a colocar a mão na massa. Você deve levar as características acima citadas em consideração, mas adicione mais algumas, afinal, essa escolha pode determinar o rumo do seu time de vendas.
Busque alguém que lidere dando o exemplo e que conduza a equipe de maneira efetiva, observando, dialogando e conduzindo os outros aos meios para se obter resultados. Não alguém que ''leve o time pela mão'', mas que aponte a direção e os deixe segui-la. Também é fundamental alguém que saiba observar resultados e relatórios e tire dali métodos para melhorar o que não estiver funcionando. O supervisor deve motivar, fazer com que as pessoas queiram estar ali e se sintam influenciadas a dar o seu melhor e, assim, ajudar a empresa a ir cada vez mais longe.