Você sabia que é possível oferecer soluções financeiras aos seus clientes mesmo sem ser um banco? Isso ocorre graças à tecnologia de integração de sistemas, também conhecida como BaaS (Banking as a Service).
Implementar esta solução é uma decisão assertiva para promover novas fontes de receita para o seu negócio e oferecer uma melhor experiência para seu cliente, o que vai te ajudar a fortalecer sua imagem no mercado.
Neste artigo, vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre BaaS, como os modelos de consumo, vantagens e como disponibilizá-lo na sua empresa.
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O que é BaaS e como ele funciona?
A tecnologia BaaS permite que qualquer empresa ofereça soluções financeiras a seus clientes. Tudo isso sem a necessidade de ser um banco ou instituição financeira.
No mercado, os exemplos mais comuns deste modelo são representados pelas fintechs, novas instituições financeiras que oferecem produtos e soluções apenas no formato digital para seus clientes.
Além delas, também podemos citar como exemplos lojas varejistas e marketplaces, como a Magazine Luiza ou o Mercado Livre, que começaram a oferecer contas digitais e cartões de crédito com vantagens exclusivas para os clientes.
Essa integração de sistemas de vendas pode ocorrer de diferentes formas. A principal e mais moderna é por meio de APIs (interface de programação de aplicações) que realizam a conexão entre eles. Sendo assim, diversos negócios podem oferecer soluções integradas com os serviços Santander de forma simples e eficiente, gerando mais agilidade e personalização da experiência.
Além da possibilidade de diversificar serviços e atrair um novo público, outras vantagens desta escolha são a segurança e o desempenho proporcionados pelos sistemas. Afinal, grandes volumes de transações e usuários são processados de forma online, rápida e segura.
Quais vantagens o Santander pode te proporcionar com esta tecnologia?
Ofertar serviços financeiros com a segurança e tecnologia de um banco internacional como suporte é uma ótima opção para diversificar sua lucratividade e portfólio e com isso gerar uma experiência diferenciada aos seus clientes.
Dentre os principais benefícios desta escolha, estão:
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Sua empresa pode oferecer produtos financeiros sem precisar se tornar um banco;
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Agregar valor à sua marca de forma simples, podendo ser um diferencial em relação à concorrência;
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Ofertar novos produtos de forma personalizada (os mais relevantes para seu público) para atrair e reter clientes;
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Melhora da experiência do cliente, facilitando sua vida financeira;
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Aumento de resultados, seja pelo portfólio maior ou pelo potencial aumento de vendas.
Quais são os modelos de consumo da integração de sistemas de vendas para o Baas?
O Santander conta com três diferentes formas de disponibilizar esta tecnologia para empresas: consumo próprio, consumo para terceiros e consumo parceiro.
Confira detalhes a seguir.
BaaS para Consumo próprio
As empresas podem contar com a integração de sistemas de vendas para consumo próprio, utilizando os serviços de Pix, boleto, pagamento, consulta de extrato, Open Finance e muitos outros produtos por meio de APIs. Dessa forma, é possível manter sua demanda interna de produtos financeiros. Normalmente, nesse caso, a identidade do banco é mantida.
Um exemplo claro de consumo próprio são as empresas de seguros. Mesmo não sendo instituições financeiras, elas têm a necessidade de fazer a cobrança de seus clientes para agilizar processos. Nesses casos, o modelo se encaixa perfeitamente.
BaaS para Consumo para terceiros
Nesta opção, as empresas utilizam as soluções tecnológicas Santander para desenvolver, internamente, seus produtos e serviços financeiros. O intuito é disponibilizá-los ao cliente final.
No caso dos bancos digitais, por exemplo, ofertar pagamento de contas é uma ótima escolha para incrementar o portfólio de serviços, e contar com toda a rede de convênios Santander é um plus para se diferenciarem no mercado.
BaaS para Consumo parceiro
O cliente consome os produtos Santander por meio de um parceiro distribuidor das soluções, que é responsável pela experiência e usabilidade.
Além disso, não é necessário sair do ambiente do parceiro para utilizar os serviços bancários. Por meio de APIs, os serviços financeiros chegam até o sistema do parceiro, que é utilizado por clientes PJ.
Vamos supor que uma rede multinacional de fastfood recebe o pedido de seus clientes via Pix Santander. Dessa forma, ela não precisa desenvolver a integração ou a usabilidade do cliente final, já que tudo isso é feito por um software que faz a ligação do caixa da empresa com a solução do banco. Após a transação, é realizada a conciliação do fluxo de caixa da empresa.
Como contratar?
Se você ficou interessado em oferecer serviços bancários no seu negócio, entre em contato com o setor responsável por meio deste link ou entrar em contato com o especialista de empresas da sua conta.
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