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BaaS: saiba o que é e como receber suas vendas pelo Santander

Você sabia que é possível oferecer soluções financeiras aos seus clientes mesmo sem ser um banco? Isso ocorre graças à tecnologia de integração de sistemas, também conhecida como BaaS (Banking as a Service).  

Implementar esta solução é uma decisão assertiva para promover novas fontes de receita para o seu negócio e oferecer uma melhor experiência para seu cliente, o que vai te ajudar a fortalecer sua imagem no mercado.  

Neste artigo, vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre BaaS, como os modelos de consumo, vantagens e como disponibilizá-lo na sua empresa.  

Leia agora!  

O que é BaaS e como ele funciona?

A tecnologia BaaS permite que qualquer empresa ofereça soluções financeiras a seus clientes. Tudo isso sem a necessidade de ser um banco ou instituição financeira.  

No mercado, os exemplos mais comuns deste modelo são representados pelas fintechs, novas instituições financeiras que oferecem produtos e soluções apenas no formato digital para seus clientes.  

Além delas, também podemos citar como exemplos lojas varejistas e marketplaces, como a Magazine Luiza ou o Mercado Livre, que começaram a oferecer contas digitais e cartões de crédito com vantagens exclusivas para os clientes. 

Essa integração de sistemas de vendas pode ocorrer de diferentes formas. A principal e mais moderna é por meio de APIs (interface de programação de aplicações) que realizam a conexão entre eles. Sendo assim, diversos negócios podem oferecer soluções integradas com os serviços Santander de forma simples e eficiente, gerando mais agilidade e personalização da experiência.  

Além da possibilidade de diversificar serviços e atrair um novo público, outras vantagens desta escolha são a segurança e o desempenho proporcionados pelos sistemas. Afinal, grandes volumes de transações e usuários são processados de forma online, rápida e segura.

Quais vantagens o Santander pode te proporcionar com esta tecnologia?

Ofertar serviços financeiros com a segurança e tecnologia de um banco internacional como suporte é uma ótima opção para diversificar sua lucratividade e portfólio e com isso gerar uma experiência diferenciada aos seus clientes. 

Dentre os principais benefícios desta escolha, estão:  

  • Sua empresa pode oferecer produtos financeiros sem precisar se tornar um banco;  

  • Agregar valor à sua marca de forma simples, podendo ser um diferencial em relação à concorrência;  

  • Ofertar novos produtos de forma personalizada (os mais relevantes para seu público) para atrair e reter clientes;  

  • Melhora da experiência do cliente, facilitando sua vida financeira;  

  • Aumento de resultados, seja pelo portfólio maior ou pelo potencial aumento de vendas. 

Quais são os modelos de consumo da integração de sistemas de vendas para o Baas?

O Santander conta com três diferentes formas de disponibilizar esta tecnologia para empresas: consumo próprio, consumo para terceiros e consumo parceiro.  

Confira detalhes a seguir.  

BaaS para Consumo próprio 

As empresas podem contar com a integração de sistemas de vendas para consumo próprio, utilizando os serviços de Pix, boleto, pagamento, consulta de extrato, Open Finance e muitos outros produtos por meio de APIs. Dessa forma, é possível manter sua demanda interna de produtos financeiros. Normalmente, nesse caso, a identidade do banco é mantida.  

Um exemplo claro de consumo próprio são as empresas de seguros. Mesmo não sendo instituições financeiras, elas têm a necessidade de fazer a cobrança de seus clientes para agilizar processos. Nesses casos, o modelo se encaixa perfeitamente.   

BaaS para Consumo para terceiros  

Nesta opção, as empresas utilizam as soluções tecnológicas Santander para desenvolver, internamente, seus produtos e serviços financeiros. O intuito é disponibilizá-los ao cliente final.  

No caso dos bancos digitais, por exemplo, ofertar pagamento de contas é uma ótima escolha para incrementar o portfólio de serviços, e contar com toda a rede de convênios Santander é um plus para se diferenciarem no mercado.  

BaaS para Consumo parceiro  

O cliente consome os produtos Santander por meio de um parceiro distribuidor das soluções, que é responsável pela experiência e usabilidade.   

Além disso, não é necessário sair do ambiente do parceiro para utilizar os serviços bancários. Por meio de APIs, os serviços financeiros chegam até o sistema do parceiro, que é utilizado por clientes PJ.   

Vamos supor que uma rede multinacional de fastfood recebe o pedido de seus clientes via Pix Santander. Dessa forma, ela não precisa desenvolver a integração ou a usabilidade do cliente final, já que tudo isso é feito por um software que faz a ligação do caixa da empresa com a solução do banco. Após a transação, é realizada a conciliação do fluxo de caixa da empresa.   

Como contratar?

Se você ficou interessado em oferecer serviços bancários no seu negócio, entre em contato com o setor responsável por meio deste link ou entrar em contato com o especialista de empresas da sua conta. 

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