Busca
Agronegócio Empreendedorismo

Todos podem empreender e alcançar o sucesso!

Foto: Envato Elements

Ter um negócio próprio é o sonho de muitas pessoas. Diariamente, novas empresas são abertas no Brasil e no mundo todo, mas muitas não resistem aos primeiros anos de vida. E aí, surge aquela boa e velha pergunta: O que faz com que alguns empreendedores alcancem o sucesso e outros não?

Intrigada com essa pergunta, a pesquisadora Dra. Saras Sarasvathy liderou uma pesquisa com alguns dos empreendedores de maior sucesso nos Estados Unidos. Seu objetivo: identificar qual o processo pelo qual o empreendedor passa para iniciar e conduzir uma empresa, que culmina com o seu sucesso no mercado.

A essa altura, talvez você esteja pensando: “Ah... eles devem ter feito uma boa pesquisa de mercado e desenvolvido um bom Plano de Negócios”. Ou: “O mercado estava favorável a esses tipos de negócio”. Ou ainda: “Eles conseguiram identificar uma boa oportunidade no mercado”. E são essas questõesque vem à mente da maioria das pessoas.
Mas para a surpresa de muitos, não foi nada disso! O que Sarasvathy descobriu, na verdade, foi que esses empreendedores não somente não estruturaram um Plano de Negócios, como sequer fizeram uma pesquisa de mercado, afirmando não confiar nelas ou em qualquer outra forma de predizer o futuro. E o mais fascinante: muitos deles desenvolveram produtos e serviços para um mercado que sequer existia na época.

Suas ideias de negócio e a forma como conduzem suas empresas estão baseadas em 3aspectos, relacionados à sua expertise empreendedora: quem eles são (competências empreendedoras), o que eles sabem (conhecimentos) e quem eles conhecem (rede de contatos).Ou seja: eles iniciaram seus negócios com base em coisas que já sabiam fazer (e muito bem!), utilizando todas suas competências e envolvendo outras pessoas desde os momentos mais embrionários da empresa.

E o que tudo isso significa? Que o sucesso do negócio depende muito mais de você do que de fatores externos. E o mais importante: competências, conhecimentos e rede de contato são aspectos que qualquer pessoa pode desenvolver, desde que esteja disposta! Em outras palavras, qualquer pessoa é capaz de se tornar empreendedora!

Portanto, se você está pensando em empreender ou se já empreende, procure desenvolver esses 3 aspectos: quem você é, o que você sabe e quem você conhece. E aí vão algumas dicas para ajuda-lo no desenvolvimento de cada um deles:

  • Quem sou: procure identificar quais são as competências que você ainda precisa desenvolver como empreendedor e, dia após dia, procure coloca-las em prática. Participar de treinamentos comportamentais, atividades de empreendedor-sombra (em que você passa um dia acompanhando um empreendedor de sucesso) e até mesmo terapia, podem auxiliá-lo nesse processo.
  • O que sei: faça uma lista de todos os conhecimentos relacionados ao seu negócio ou ideia de negócio que você já possui ou que você ainda gostaria de desenvolver. Em relação aos que já possui, procure coloca-los em prática de maneira formal ou informal sempre que possível e utilize-os diretamente no seu negócio. Em relação aos que ainda quer desenvolver, procure cursos (presenciais ou online) ou entre em contato com amigos que possam ensiná-lo.
  • Quem conheço: procure estreitar os laços com as pessoas que você já conhece e que podem ser potenciais parceiros ou clientes do seu negócio. Além disso, participe de redes de empreendedores, eventos da sua área, espaços de trabalho colaborativo etc., nos quais você terá a oportunidade de conhecer novas pessoas e ampliar sua rede. E não esqueça de ter sempre à mão um cartão de visitas!

Desenvolvendo esses 3 fatores, você estará aumentando e muito as suas chances de alcançar o sucesso na sua vida como empreendedor. Então, mãos à obra!

Caroline Appel, diretora de gestão do conhecimento da Aliança Empreendedora.

O Programa Avançar oferece webséries e podcasts exclusivos para fomentar o empreendedorismo no país. Cadastre-se gratuitamente e confira!

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação, memorizar suas preferências e personalizar o conteúdo publicitário de acordo com seus interesses. Veja mais detalhes em nossa Política de Privacidade.