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As respostas para as 10 dúvidas mais comuns do setor varejista

Foto: Shutterstock 

Ser um empreendedor de sucesso não é uma tarefa simples. Além de exigir muito esforço e dedicação, pode gerar angústias e até desespero. Às vezes, é comum surgirem dúvidas sobre como empreender de maneira mais próspera para aumentar cada vez mais os negócios da empresa.
 
O Portal Santander Negócios e Empresas reuniu as 10 dúvidas mais comuns dos empreendedores do setor varejista. Para responder, convidamos o professor dos cursos de MBA da Fundação Getúlio Vargas (FGV) André Vidal Pérez

Confira:

1. Quais são as principais tendências a que um empreendedor do varejo precisa ficar atento este ano?
O empreendedor pode se especializar em novidade e qualidade de serviço. Com o momento econômico desfavorável, as empresas que estão sobrevivendo são as que tiveram a preocupação de sempre estar trazendo novidades ao mercado e uma qualidade de serviço superior.

Por exemplo, mesmo em um dos mercados mais afetados, que foi o da indústria automobilística, apesar da maioria das montadoras estarem dando férias coletivas, as montadoras japonesas Toyota, Honda e Nissan possuem até fila de espera, pois se especializaram em algo que as montadoras brasileiras não se especializaram: serviço e qualidade do produto entregue ao consumidor.

2. Quando um empreendedor deve internacionalizar o seu negócio?
O momento é quando o empreendedor se sentir preparado. Hoje, os processos e barreiras burocráticas são muito menores e está mais fácil realizar a internacionalização, mas o momento está ligado à capacitação da empresa.

3. O que diferencia uma força de vendas de uma equipe de vendas?
A grande diferenciação é que a força de vendas estuda melhor o público-alvo. A força de vendas não trata todo mundo da mesma forma e estuda como atingir o consumidor. É fazer com que a pessoa se sinta bem no ambiente, promover descontos ou promoções para atrair o cliente e servir café ou água para conseguir reter o cliente dentro do estabelecimento, por exemplo.

4. Qual o perfil do novo consumidor do varejo?
O perfil do novo consumidor do varejo é dinâmico e impaciente e, devido à crise, o cliente está mais cauteloso na hora de comprar. Portanto, o empreendedor pode fugir da arquitetura de lojas tradicionais e expressar uma maior sensibilidade às pessoas. É importante realizar um treinamento muito forte com a equipe de vendas para que façam com que os consumidores se sintam bem e sejam atendidos da melhor maneira possível.

5. Qual a importância das inovações para uma empresa do setor varejista?
A inovação no varejo precisa fazer parte da rotina da empresa. Muitas empresas não percebem que o público está mudando e acham que o mesmo tipo de loja, produto ou logo vai agradar aos clientes. O empreendedor precisa lembrar que todo dia ocorrem mudanças na vida das pessoas e o público muda.

6. Como manter o crescimento em tempo de crise?
A concorrência é grande, logo, se o consumidor está com o poder aquisitivo menor, ele vai se concentrar naquilo que dá mais satisfação a ele. Portanto, o empreendedor pode tentar melhorar a qualidade do produto e do serviço a cada dia. O case do hotel americano “Joie de Vivre”, por exemplo, onde durante o momento de crise, os donos abriram mão dos lucros para conseguir manter a empresa. Um dos grandes problemas que o varejo encontra é precisar manter a força de vendas. Portanto, quando a situação está ruim, a empresa pode cogitar diminuir os lucros para não precisar demitir bons funcionários. Ao tomar essa medida, a empresa deixa os funcionários seguros, fazendo, assim, com que eles trabalhem melhor e os lucros continuem crescendo.

7. Como fazer um plano de negócios para os próximos anos?
O plano de negócios pode ser encarado como um guia da empresa. Seria interessante que o documento rodasse pela empresa para os funcionários terem acesso. Ele poderia também ficar gravado na intranet da empresa.

8. Implementar a precificação dinâmica é uma boa escolha?
A empresa não precisa trabalhar apenas com uma escolha. No mercado online, para trabalhar com a precificação dinâmica, é necessário possuir uma área de tecnologia da informação bem desenvolvida.

9. Como manter a marca forte contra concorrência?
Nos dias atuais, não há mais uma diferença brutal em termos de qualidade entre as marcas concorrentes. Portanto, a principal iniciativa para manter a marca forte é trabalhar com uma qualidade superior às outras. Isso inclui que a empresa também saiba resolver efetivamente os problemas e reclamações dos clientes.

10. Como uma avaliação de desempenho pode melhorar o ambiente de trabalho do negócio?
No Brasil, existe uma cultura de que a avaliação de desempenho é para prejudicar ou demitir as pessoas. A avaliação de desempenho é importante e pode melhorar muito o ambiente de trabalho. A questão que precisa ser trabalhada é: como a empresa aplica a avaliação de desempenho. O ideal é mostrar a avaliação paras os funcionários e, aos poucos, ir dando um feedback com explicações sobre o método.
 

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