Busca
Agronegócio Empreendedorismo

As respostas para as 10 dúvidas mais comuns do setor de prestação de serviços

Foto: Divulgação 


A área de prestação de serviços é um campo fértil para empreendimentos. Para que uma empresa atinja cada vez mais sucesso, é importante ter conhecimento, ser autoconfiante e saber lidar muito bem com os consumidores e funcionários.

Diante disso, o Portal Santander Negócios e Empresas reuniu as 10 dúvidas mais comuns dos empreendedores do segmento de serviços. Para responder, convidamos o professor dos cursos customizados de Educação Executiva do Insper David Kallás.

Confira:

1. Que habilidades um empreendedor de serviços precisa ter?
Todo líder deve saber realizar vendas. Nesse segmento, especificamente, o empresário também precisa ter um bom networking, um relacionamento saudável com o cliente e, dependendo do negócio, habilidades técnicas.

2. Como um empreendedor da área deve fazer a gestão de seu negócio?
É semelhante a todos os outros negócios. Ele deve ter uma estratégia definida, uma gestão organizada com indicadores de desempenho bem definidos e reuniões constantes de avaliação e aprendizado.

3. Quais são as maiores dificuldades encontradas por esses empreendedores e como superá-las?
A maior diferença de serviços com os demais negócios está relacionada a questões operacionais: serviço não se estoca e as pessoas são as 'máquinas'. Portanto, medir, dessa forma, produtividade e ociosidade são fundamentais. Para conseguir ter uma ideia de custos por serviço e por cliente, também é importante convencer as pessoas a ter um time sheet.

4. Como investir de forma eficiente?
O empreendedor pode ter um planejamento eficiente do uso dos recursos, capaz de controlar a utilização x capacidade. Investir cedo ou tarde demais é ruim. Eventualmente, é interessante conseguir manter grupos de clientes que possam equalizar uma eventual curva de demanda em termos de sazonalidade.

5. Qual a importância de ter uma equipe excelente e bem treinada nessa área?
É vital, pois esse setor depende muito do profissional que está na prestação de serviços. A padronização com qualidade é algo desejável e difícil de conseguir, pois depende quase 100% de treinamento.

6. Quais são os principais desafios dessa área?
Um dos principais desafios é a baixa barreira à entrada em muitos segmentos, o que facilita o aumento da concorrência. Quando isso ocorre, as empresas, normalmente, tentam ganhar participação ofertando preços mais baixos que os praticados. Nesse sentido, o principal desafio é prestar um serviço de qualidade e fidelizar o cliente.

7. Como lidar com a grande concorrência?
É importante demonstrar que o serviço é de alta qualidade e consistente. A empresa precisa conseguir se diferenciar em meio à guerra de preços. Para isso, a companhia deve estar em um processo constante de melhoria e desenvolvimento.

8. Como tornar o negócio escalável?
Essa é a pergunta de ouro: serviços são difíceis de escalar. Diante disso, os principais passos para ganhar escala são a padronização de processos, qualidade nos treinamentos e o apoio da tecnologia.

9. Como fazer um bom planejamento em um momento de crise econômica?
Em momentos de crise, vale a pena pensar em como estar preparado para altas variações da demanda, especialmente as quedas. A recomendação é transformar custos fixos em variáveis. Dessa forma, haverá um impacto negativo na margem, mas o negócio estará mais protegido. Quando a expectativa é de crescimento, o empreendedor pode planejar fazer o movimento inverso.

10. Quais são as principais recomendações para um empreendedor do setor?
Essa não é a primeira crise que passamos, e nem será a última. Crises representam ameaças, mas também oportunidades. Muitas empresas, sobretudo as mais bem preparadas, vão muito bem nas crises. Mantenha-se otimista, mas com os pés no chão, e esteja atento às oportunidades.

Leia também:
» As respostas para as 10 dúvidas mais comuns do setor varejista
» As respostas para as 10 dúvidas mais comuns do setor tecnológico


 

Post ID: | Current Page ID: 2604

Continue lendo

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação, memorizar suas preferências e personalizar o conteúdo publicitário de acordo com seus interesses. Veja mais detalhes em nossa Política de Privacidade.