Na sua opinião, como um negócio pode vencer um período de crise e de dificuldade generalizada no mercado? Uma das maneiras de resistir aos momentos mais difíceis está ligado a uma relação muito importante: aquela que existe entre quem fornece e quem compra.
O bom funcionamento da cadeia de suprimentos, bem como a logística envolvida, é um recurso poderoso para qualquer negócio se manter em pé em época de “vacas magras”.
O cenário econômico
Uma análise detalhada do cenário econômico é o melhor primeiro passo para o gerenciamento de sucesso. Vivemos um período de recessão aguda no país, com diminuição do faturamento e crises em setores como emprego, serviços, energia e indústria.
Pode-se imaginar que um cenário de dificuldades levaria a um aumento de competitividade e disputa por centímetro do mercado. O que se observa, na prática, é que as ações que mais têm êxito na superação do cenário negativo estão ligadas a um contexto de colaboração.
A integração e união entre os fornecedores e compradores é vantajosa por garantir as operações de ambos os lados.
Um relacionamento facilitado
As ligações entre fornecedores e compradores é auxiliada por recursos tecnológicos de comunicação. A era da informação digital e das redes possibilita trocas rápidas entre os setores.
Outro elemento-chave no relacionamento é a confiança. Uma relação desenvolvida com respeito e empenho nas duas partes gera laços mais firmes e permite que as empresas façam uso de políticas mais efetivas para aumentar seus números.
Colaboração é prioridade
As mudanças no mercado atingem, inclusive, o cliente, que precisa ser pensado como uma entidade capaz de notar problemas e evitar transações desvantajosas. Tal constatação fortalece o argumento da necessidade de melhor relacionamento entre compradores e fornecedores.
O ideal está em priorizar acordos que promovam a integração desde o início, com ações de governança corporativa e recomendações em toda a hierarquia das empresas.