Busca
Agronegócio Empreendedorismo

Quiosque: Saiba como abrir no shopping, no metrô ou na praia

O que você precisa saber: 

  • Quiosques são ótimas opções para quem quer começar um negócio, mas ainda não tem capital o suficiente para investir em uma loja; 

  • Um dos primeiros passos que devem ser dados para abrir um negócio é fazer um plano de negócios; 

  • É possível abrir quiosques em diversos lugares de grande circulação, como shoppings, metrôs e praias. 

Seja no shopping, no metrô ou na praia, quiosques estão presentes em diversos pontos pelas cidades e sempre chamam a atenção pela sua praticidade na hora de fazer compras e pelo fácil acesso. 

Mas, você já se perguntou como abrir um quiosque? 

Ter um quiosque próprio pode ser uma alternativa para quem quer abrir uma empresa em um espaço acessível e que já tem um público definido e garantido. Mas, como qualquer outro negócio, um quiosque exige planejamento e cuidados. 

Nesse artigo, nós do Programa Avançar vamos te explicar quais as vantagens e desvantagens desse modelo de negócios e tudo o que você precisa saber para abrir um quiosque no shopping, no metrô ou na praia. 

Continue lendo e se prepare para abrir o seu! 

O que é um quiosque? 

O quiosque é um tipo de loja que pode ser encontrado em centros comerciais, em parques ou até mesmo em rodoviárias e terminais de ônibus e metrô. 

Apesar de ser um espaço físico, ele não é uma loja, e é instalado em locais de circulação para que as pessoas possam acessá-los. 

O quiosque é visto como um modelo de negócio que tem um retorno um pouco mais rápido do investimento feito, devido aos seus custos menores de instalação e manutenção. 

Muitos quiosques são parte de uma franquia, mas também existem quiosques que são a primeira unidade da empresa. 

Quais as vantagens e desvantagens de abrir um quiosque? 

Como todo modelo de negócios, o quiosque tem suas vantagens e desvantagens. Vamos listá-las para que você possa conhecê-las e saber se essa é uma boa alternativa para você! 

Quais as vantagens de abrir um quiosque? 

Entre as vantagens de abrir um quiosque se destacam os custos menores em relação aos custos de uma loja e a facilidade de montagem. 

As principais vantagens de abrir um quiosque são: 

  • Menor capital de investimento em comparação a uma loja; 

  • Facilidade de instalação e montagem; 

  • É uma opção para diversos segmentos, desde alimentação até perfumes; 

  • Maior mobilidade, ou seja, é mais fácil mudar um quiosque de lugar do que uma loja; 

  • Maior visibilidade, já que fica em meio a um espaço de grande circulação; 

  • Maior facilidade de acesso do público e maior fluxo de pessoas no local do quiosque. 

Quais as desvantagens de abrir um quiosque? 

Todo modelo de negócios tem desvantagens. Entre as principais desvantagens de abrir um quiosque estão: 

  • Espaço limitado para exposição de produtos e realização de atendimentos; 

  • Taxas e aluguéis que são pagas ao local escolhido; 

  • Movimento baixo dependendo do lugar escolhido; 

  • Necessidade de equipamentos que não são adequados ao uso em quiosque.

Qual o investimento para abrir um quiosque? 

Depende de uma série de fatores. Isso porque todas as decisões tomadas, desde o aluguel pago e tamanho do quiosque até quais produtos serão vendidos, interferem nos custos do quiosque. 

Por isso, os custos de abrir um quiosque podem variar entre R$10 mil e R$100 mil. 

O que fazer antes de abrir um quiosque? 

Apesar do formato diferente, um quiosque é como qualquer outra empresa e precisa de todo um planejamento antes de sua abertura. 

Entre as tarefas que devem ser feitas antes de abrir um quiosque estão: 

  • Fazer um plano de negócios; 

  • Analisar o ponto escolhido; 

  • Verificar a legislação do local; 

  • Verificar as características obrigatórias para quiosques; 

  • Calcular os gastos de montagem. 

Fazer um plano de negócios 

O plano de negócios é o primeiro passo para começar qualquer empreendimento. 

Ele é um documento onde são descritos todos os planos e objetivos da empresa, assim como as maneiras que esses objetivos serão atingidos. Com isso em mãos, é possível prever erros no papel em vez de cometê-los no mercado e ter prejuízos financeiros por causa disso. 

Fazer um plano de negócios para seu quiosque é uma maneira de entender qual sua ideia para o negócio, quanto você vai investir nele, como esse investimento será feito, quais são as metas para a empresa – de vendas, marketing e faturamento – e como essas metas serão atingidas. 

Analisar os pontos que podem ser escolhidos 

Para abrir um quiosque, você vai precisar escolher um ponto – ou seja, um local onde seu quiosque ficará para que os clientes possam conhecer seus produtos e serviços. 

Se tratando de um quiosque, um bom ponto é aquele que tem um grande fluxo de pessoas circulando ou aquele próximo a lojas com categorias semelhantes. Ou seja, se você quer abrir um quiosque de comida, é bom estar perto da praça de alimentação do shopping; se seu quiosque irá oferecer serviços de beleza, é uma boa ideia ter um ponto próximo a um salão ou uma perfumaria. 

Verificar a legislação do local 

A legislação para a abertura de quiosques em São Paulo pode ser diferente da legislação em Salvador, por exemplo. 

Por isso, é preciso verificar quais são as leis da cidade onde você irá abrir seu quiosque e quais são as normas do local onde ele será instalado. Assim, você garante que não irá tomar multas e ter prejuízos financeiros pagando-as. 

Verificar as características obrigatórias para quiosques 

Quiosques possuem normas específicas de tamanho e espaço para que possam funcionar. Por isso, é preciso saber quais são as características que seu quiosque deve ter. 

Geralmente, quiosques devem ter a partir de 4 metros quadrados, com altura total de até 2 metros e balcões de no máximo 1,30.  

Calcular os gastos de montagem 

Essa é uma das etapas inclusas no plano de negócios, porém, é sempre importante calcular e recalcular os custos de montagem do quiosque. 

Isso porque esses são custos que interferem diretamente no investimento feito e podem mudar de acordo com tempo tomado para a montagem do quiosque, materiais usados, entre outras variáveis. 

Curso Gratuito de Fluxo de Caixa com Certificado - Programa Avançar

Como abrir um quiosque? 

Agora que você já sabe quais são as vantagens e desvantagens de ter um quiosque e como se preparar para abrir um, vamos te mostrar como abrir um quiosque no shopping, metrô ou na praia. 

Leia agora! 

Como abrir um quiosque no shopping? 

Criamos um passo a passo para te mostrar como abrir um quiosque no shopping! Veja agora como começar nesse ramo! 

  1. Escolha o shopping onde o quiosque será instalado de acordo com o público desejado para seu negócio; 

  1. Analise o ponto onde o quiosque será instalado de acordo com os produtos que serão vendidos ou serviços que serão oferecidos; 

  1. Entenda quais são as exigências da administração do shopping, como as regras e normas, preços e condições para instalação e funcionamento do seu quiosque; 

  1. Abra seu CNPJ e faça os trâmites necessários para a abertura da empresa; 

  1. Planeje seu quiosque de acordo com as normas estabelecidas pelo shopping e com a legislação municipal da cidade; 

  1. Contrate trabalhadores qualificados para montar o seu quiosque; 

  1. Contrate e treine funcionários de acordo com o produto ou serviço do seu quiosque e os valores e tipo de atendimento que você quer oferecer em sua empresa. 

Como abrir um quiosque no metrô? 

Nas cidades que possuem linhas de metrô e trem, é comum encontrar quiosques (e até mesmo lojas) nas estações e terminais onde milhares de pessoas passam todos os dias. E, para os empresários que estão interessados nesse grande fluxo de possíveis clientes todos os dias, temos uma notícia que vai te fazer se interessar ainda mais em abrir um quiosque no metrô: o preço de aluguel do ponto é mais barato do que o preço cobrado no shopping, por exemplo. 

Porém, é preciso lembrar que as regras para abrir um quiosque no metrô de diferentes cidades mudam e dependem, inclusive, se a linha faz parte da iniciativa privada ou da iniciativa pública. 

Por isso, não há um passo a passo definido para seguir na hora de abrir um quiosque no metrô. Nossa recomendação é que você procure a operadora de metrô e trem da sua cidade e busque informações sobre o assunto. 

Como abrir um quiosque na praia? 

Montar um quiosque na praia pode ser um pouco mais trabalhoso do que fazer isso no shopping ou no metrô, por exemplo. Isso porque esses quiosques só podem ser abertos com autorização da prefeitura da cidade praiana. 

Fora esse fato, o passo a passo para abrir um quiosque na praia é bem semelhante ao passo a passo para abrir um quiosque no shopping. Você precisa: 

  1. Escolha a praia onde o quiosque será instalado de acordo com o público desejado para seu negócio; 

  1. Analise o ponto onde o quiosque será instalado de acordo com os produtos que serão vendidos ou serviços que serão oferecidos; 

  1. Entenda quais são as exigências da cidade onde você quer abrir o seu quiosque, como as regras e normas, como funciona a licitação, quais são as taxas a serem pagas e as condições para instalação e funcionamento do seu quiosque; 

  1. Abra seu CNPJ e faça os trâmites necessários para abrir a empresa; 

  1. Planeje seu quiosque de acordo com as normas estabelecidas pela prefeitura e com a legislação municipal da cidade; 

  1. Contrate trabalhadores qualificados para montar o seu quiosque; 

  1. Contrate e treine funcionários de acordo com o produto ou serviço do seu quiosque e os valores e tipo de atendimento que você quer oferecer.  

Saiba mais sobre o Programa Avançar

Com foco no desenvolvimento do empreendedor, trazemos uma série de conteúdos que auxiliam na gestão do seu negócio. Além de vídeos, podcasts e ebooks atualizados com as novidades do mercado, o Avançar oferece uma série de cursos com foco no empreendedor, entre eles: Curso de Educação Financeira, Curso de Crédito e Curso para MEI.  

Comece agora mesmo seu curso gratuitamente e ganhe um certificado digital. Cadastre-se!

Como abrir sua Conta MEI Santander

Simples, digital e precisa de apenas 3 documentos: 

• Documento de identidade (RG ou CNH) 

• Número de CPF 

• Certificado de MEI 

>> Abra a sua conta MEI << 

Post ID: | Current Page ID: 5535

Continue lendo

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação, memorizar suas preferências e personalizar o conteúdo publicitário de acordo com seus interesses. Veja mais detalhes em nossa Política de Privacidade.