Busca
Agronegócio Empreendedorismo

Sócio: porque ter um

É comum conhecer pessoas que tiveram experiências ruins ao constituir uma sociedade empresarial. A lista de problemas é grande: desentendimentos banais no dia a dia; a sensação de que está sendo passado para trás; reclamações sobre atuação desproporcional de cada um nos negócios; conflitos para a tomada de decisões estratégicas; brigas sobre as retiradas mensais e distribuição de lucros e, até mesmo, questões pessoais. Esse cenário faz com que muita gente prefira empreender sozinha. No entanto, existem bons motivos para superar todas essas possíveis dificuldades e contar com um sócio para dividir responsabilidades e tarefas de um empreendimento. 

Veja a seguir 6 razões:

1. Quando você está sozinho, você erra sozinho

Errar faz parte de empreender e muitos dos erros vão servir como aprendizado. Porém, existem erros fatais para o negócio. A vantagem de contar com um sócio é que você terá com quem conversar antes de tomar uma decisão. E o melhor: fazer isso com uma pessoa com o mesmo nível de interesse para que tudo dê certo e, também, o mesmo nível de risco caso as coisas saiam errado. Conversar muito, apresentar seu ponto de vista, ouvir o do seu sócio, ponderarem juntos outros caminhos: tudo isso ajuda muito para uma tomada de decisão mais adequada. Claro que, mesmo com essa deliberação conversada, o erro pode acontecer, mas as chances diminuem bastante, porque mais uma visão foi considerada na definição do que fazer.
Essa situação pode parecer ruim quando você tem certeza do que quer e precisa convencer o(s) outro(s) sócio(s) disso. Mas isso só faz com que você realmente examine pontos que talvez ainda não tenha considerado. É também importante aprender abrir mão de sua posição de escolha a favor daquela que será a melhor para o negócio.

2. A carga fica mais leve quando é dividida

A felicidade e empolgação de construir algo novo são acompanhadas de muitas responsabilidades. É natural ficar preocupado – e chegar a perder noites de sono – por causa delas. Afinal, funcionários dependem do salário; clientes esperam receber seus produtos ou serviços; fornecedores precisam ser pagos; as leis do seu segmento precisam ser cumpridas; entre inúmeras outras situações. Ter um sócio alivia essa carga, pois as responsabilidades são divididas.

3. Existe a possibilidade de explorar outros pontos de vista

Uma das grandes vantagens de ter um parceiro no empreendimento é que ele pode ver algo que você não está vendo. Contar com uma visão complementar é fundamental para que as oportunidades sejam aproveitadas. Por isso é tão importante, na hora de escolher um sócio, selecionar alguém que te complemente, dominando aquilo que você não domina e motivado a fazer o que você ou não sabe, ou não gosta de fazer.

4. Os investimentos são divididos

É simplesmente impossível começar a empreender sem contar com algum capital. Até mesmo o vendedor ambulante, que vende para motoristas parados nos semáforos, precisou ter um dinheiro inicial para comprar seus primeiros produtos. Empreender demanda investimento e contar com um ou mais sócios significa ter com quem dividir esse aporte inicial. Muitas vezes, a única forma de obter o dinheiro necessário é, realmente, chamar mais gente para participar do negócio.

5. Há alguém para cobrar foco no futuro

Alguns empreendedores tendem a se acomodar naquilo que já conquistaram e param de pensar em novas oportunidades e melhorias. Isso deixa o negócio muito vulnerável, despreparado para uma mudança do mercado, por exemplo, além de limitar seu desenvolvimento. Ter um sócio reduz esse risco, já que há outra pessoa pensando no futuro, cobrando e propondo ações para seu crescimento.

6. É mais divertido e acolhedor

Sim, sócios brigam muitas vezes. Mas também se apoiam diante de dificuldades e aprendem juntos. É bem mais divertido ter alguém com quem trocar, conversar, prender e, principalmente, celebrar as conquistas, sabendo exatamente o quanto de esforço foi necessário para elas. 

Para finalizar, vale destacar que as pessoas que dividem a vida com você também são “sócios” informais do seu negócio. Sua companheira/seu companheiro, esposa/marido, namorada/namorado, filhos terão suas vidas impactadas pelo seu negócio nascente e precisam estar a seu lado. Compartilhe o que está acontecendo e demonstre a importância do apoio dessas pessoas para você, para elas entenderem seus esforços, seu maior tempo de dedicação e as possíveis restrições financeiras que inicialmente terão de enfrentar.

Quer abrir um pequeno negócio? Conte com a ajuda do Programa Avançar, do Santander. Além de cursos online e conteúdos desenvolvidos para empreendedores, você tem acesso a parcerias, reserva de ambientes físicos para reuniões. Cadastre-se já, é de graça.

Post ID: | Current Page ID: 2196

Continue lendo

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação, memorizar suas preferências e personalizar o conteúdo publicitário de acordo com seus interesses. Veja mais detalhes em nossa Política de Privacidade.