Saber como vender no Instagram é uma das coisas que todo empreendedor precisa: esse conhecimento se tornou, nos últimos anos, tão importante quanto o cuidado com as finanças ou um bom atendimento ao cliente.
Isso porque, com o passar dos anos, o Instagram deixou de ser apenas um aplicativo para postar fotos e se tornou uma vitrine para as empresas. Agora, a rede social é um lugar onde milhões de pessoas estão reunidas e podem, a qualquer momento, ter contato com seu produto ou serviço. Por isso, é importante que toda empresa tenha um perfil e saiba como se promover por lá.
Neste artigo, você vai descobrir como vender no Instagram, entender por que isso é importante, aprender a criar um perfil comercial para sua empresa e ainda ver 10 dicas que você pode usar para começar suas vendas! Boa leitura!
Quantas pessoas estão no Instagram?
O Instagram é uma das maiores redes sociais do mundo. Criada em 2010 como uma maneira de compartilhar fotos com amigos e seguidores, a rede foi ganhando, com o passar do tempo, mais funções até chegar em como a conhecemos hoje.
No Brasil, o Instagram tem 99 milhões de usuários ativos, parte dos mais de 2 bilhões de usuários que, todos os dias, utilizam funcionalidades além da postagem de fotos: stories, vídeos, transmissões ao vivo, enquetes e filtros estão disponíveis para quem possui um perfil por lá.
Esses números mostram apenas uma parte do potencial que o Instagram tem para empresas. Como você verá no próximo tópico, muitos desses usuários descobrem e acompanham marcas por meio da rede social — algo que pode (e deve) ser aproveitado por todo empreendedor.
Por que vender no Instagram?
Só a enorme quantidade de usuários já é algo atraente quando pensamos em usar o Instagram para vender nossos produtos e serviços. Mas, existem outras vantagens em usar essa plataforma para vendas.
Entre as principais vantagens que se tem ao vender no Instagram estão:
- Ser exposto a diversos públicos
O Instagram funciona como uma vitrine virtual onde é possível exibir produtos e serviços para uma grande audiência, de todas as idades, gêneros e classes sociais, que passa uma parte do seu tempo navegando pela rede social.
Ou seja, com apenas um perfil e alguns posts, é possível chamar a atenção de um público que tem chances de se tornar seu cliente.
- Maiores chances de mostrar sua empresa para o mundo
A maior visibilidade sobre a qual falamos e que é oferecida pelo Instagram é mundial: o aplicativo não é utilizado apenas em alguns estados brasileiros, e sim no mundo todo.
Portanto, ao utilizá-lo para expor produtos e serviços, é possível alcançar pessoas de outros bairros, cidades, estados e até mesmo países.
- Maior proximidade com os clientes
Além de possibilitar que sua empresa seja encontrada e vista por pessoas de todo o mundo, o Instagram também permite que você crie uma relação ainda mais próxima com seus clientes.
Isso porque, na rede social, é possível se comunicar diretamente com eles, mostrando o dia a dia de seu negócio, respondendo comentários e mensagens e até mesmo interagindo por meio de perguntas e respostas nos stories.
- Usar uma plataforma gratuita
O Instagram não cobra para que seus usuários tenham perfis ou postem fotos e vídeos. Por isso, ter um perfil para sua empresa nessa rede é uma ótima maneira de garantir divulgação dos seus produtos e serviços sem sair do orçamento.
É claro que existem opções de divulgações pagas, porém, a rede não te obriga a utilizá-las.
Como vender no Instagram?
Agora que você já sabe quantas pessoas usam o Instagram e quais as vantagens de vender na rede social, é hora de saber como vender no Instagram.
Para isso, você irá precisar de um perfil comercial na rede. Fizemos esse passo a passo para você descobrir como criar seu perfil comercial no Instagram.
Como criar um perfil comercial no Instagram em 10 passos
Também chamado de Instagram Bussiness, o Instagram comercial existe desde 2016 e é uma versão criada para atender as necessidades de quem quer usar a rede social para vendas.
Apesar de parecer com a versão comum do Instagram, ele apresenta recursos extras que ajudam quem empreende a saber, por exemplo, quem é seu público e como alcançá-lo.
Criar um perfil comercial no Instagram é muito simples! Vamos te mostrar como fazer isso nesse passo a passo.
1. Tenha um perfil no Instagram
Para se ter um perfil comercial, é preciso antes ter um perfil no Instagram. Caso você já tenha um, pule para o passo 2; caso ainda não tenha, basta baixar o aplicativo em seu celular e criar uma conta utilizando um e-mail e telefone.
Ao criar a conta, te pedirão um nome de usuário e uma senha.
Tente utilizar o nome da sua empresa como nome de usuário. Caso ele não esteja disponível, tente alternativas, como acrescentar um ponto ou um traço para separar as palavras ou um traço no final do nome. Evite nomes de usuário muito grandes: eles são difíceis de serem encontrados. Também escolha um nome que você tem certeza de que não vai mais mudar. Assim, você pode criar panfletos e cartões usando esse nome de usuário se quiser.
Dica: em vez de usar seu e-mail pessoal, tenha um e-mail separado para seu negócio. Desse jeito, você consegue separar assuntos pessoais dos profissionais — algo muito importante para que empreendedores consigam se organizar.
Leia também: Por que minha empresa precisa de um e-mail profissional?
2. Acesse “Configurações”
As configurações do Instagram são fáceis de acessar: basta clicar nas três linhas na parte de cima do perfil e, depois, nas Configurações.
3. Clique em “Conta” e depois em “Mudar para conta profissional”
A partir desse momento, sua conta passa a ser um perfil comercial, mas é preciso fazer alguns ajustes para que seu público te encontre com mais facilidade.
4. Escolha uma categoria para seu negócio
Categorias são a maneira do Instagram de saber o que sua empresa faz.
Você verá que existem categorias como artista, empreendedor, restaurante, beleza, vestuário etc. Caso você não se encaixe em nenhuma das categorias disponíveis, selecione “Produto/Serviço” ou “Compras e varejo”.
5. Selecione se sua categoria vai aparecer ou não em seu perfil e clique em “Avançar”
Para isso, basta clicar no botão que é exibido depois de selecionar sua categoria.
Se ele estiver azul, ela será exibida em seu perfil; caso não estiver azul, ela não será exibida. Nós recomendamos que você a deixe a mostra: assim, as pessoas vão saber que o perfil é de uma empresa assim que entrarem nele.
6. Clique em “Empresa”
O Instagram irá perguntar se você é uma empresa ou um criador de conteúdo. Nesse caso, você está criando o perfil para sua empresa, então clique em “Empresa” e depois em Avançar.
7. Selecione se quer ou não receber e-mails promocionais do Instagram
Os e-mails são enviados pelo Instagram com informações e ofertas voltadas para contas profissionais. Você pode escolher recebê-los ou não: basta apertar o botão cinza para deixá-lo azul se quiser; se não, deixe-o cinza e clique em “Avançar”.
8. Preencha as informações de contato
O Instagram vai pedir que você forneça dados como e-mail, telefone e endereço comercial. Essas informações são exibidas no seu perfil para que clientes possam entrar em contato com você. Por isso, preencha-as corretamente!
9. Conecte-se ao Facebook
Esse recurso pode ser utilizado caso você tenha uma página no Facebook: você vai fazer login com seu e-mail e senha e conectar as duas páginas. Assim, é possível postar nas duas ao mesmo tempo! Caso não queira se conectar, basta clicar em Pular.
Pronto! Sua conta comercial no Instagram está configurada e pronta para ser usada!
10 dicas para vender no Instagram
Você já tem um perfil para sua empresa, então é hora de começar a postar conteúdos, atrair seu público e vender!
Nós do Prospera temos algumas dicas para te ajudar com isso! Vamos lá!
Faça uma bio organizada
A bio do perfil é onde estão as informações principais sobre sua empresa. Por isso, ela deve ser bem-feita, com informações que o público precisa saber.
O Instagram já mostra qual é seu endereço quando você o fornece ao criar um perfil profissional. Por isso, na bio, você pode colocar informações como o que você faz ou vende, horários de atendimento e até mesmo telefone ou WhatsApp para vendas e atendimento já que, mesmo existindo um botão de contato, muitas pessoas preferem ver essas informações no perfil.
Saiba quem é seu cliente
Essa dica é importantíssima para quem quer vender no Instagram, no Facebook, na internet, em loja física ou de porta em porta na casa dos clientes. Todo mundo que tem um negócio deve saber quem são seus clientes e as características que eles têm em comum para conseguir descobrir como vender seus produtos e serviços de maneira direcionada.
Para descobrir quem é seu cliente, vale a pena observar quem compra com você, qual sua idade, gênero, com o que trabalha, com que frequência costuma comprar, como ele chegou até sua empresa etc.
Com essas informações em mãos, é hora de bater quais são as características em comum e, principalmente, anotá-la: esses são dados que você vai querer ter em mãos para consultar sempre que precisar.
Isso torna possível saber quem é seu cliente comum, como abordá-lo, como criar conteúdo e posts no Instagram direcionados a esse público (por exemplo, o conteúdo que interessa jovens de 14 a 18 anos não é o mesmo que idosos acima de 60 anos vão se interessar) e parar de perder tempo tentando vender para as pessoas erradas — ou seja, aquelas que não se interessariam por seu produto ou serviço.
Poste boas fotos e vídeos
O Instagram é uma rede visual, ou seja, as pessoas são atraídas pelas fotos e vídeos que veem lá. Por isso, ao postar fotos dos seus produtos, evite postar fotos escuras, tiradas de qualquer jeito e com baixa qualidade: elas não vão atrair ninguém e podem até mesmo te fazer perder clientes.
Tirar boas fotos é mais fácil do que parece. Você não precisa ser um fotógrafo profissional: basta utilizar a câmera do seu celular, uma folha branca ou colorida e tirar as fotos em um lugar bem iluminado.
Temos um passo a passo para você:
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Vá em um lugar iluminado. Pode ser a cozinha ou ao ar livre.
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Use a folha branca ou colorida (pode ser um papel, uma cartolina, ou qualquer outro material, desde que seja sem estampas e de uma cor só) como fundo para a foto, colocando-a atrás e embaixo do produto.
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Enquadre o produto: veja em seu celular se a câmera está com o produto no meio da foto e a folha usada de fundo seja a única coisa aparecendo atrás dele.
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Se possível, tente apoiar seu celular em um lugar firme, para que a foto não saia tremida. Se você não tiver como fazer isso, apenas segure-o firmemente.
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Finalmente, tire a foto.
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Ao postar, evite utilizar filtros. Por mais que eles deixem as fotos mais bonitas, muitas vezes filtros alteram a aparência delas. Também evite escrever coisas na foto — guarde informações para a legenda.
Faça legendas informativas
Seu cliente pode perder o interesse se não souber o que você está vendendo ou oferecendo logo. Por isso, faça legendas que oferecem o maior número de informações possíveis sobre o produto ou serviço.
Por exemplo, uma lanchonete que posta a foto de um lanche em seu Instagram pode informar na legenda qual é aquele lanche, o que vai nele e como os clientes podem fazer um pedido.
Sempre se pergunte o que você gostaria de saber sobre o que está sendo vendido e tente responder essa pergunta na legenda.
Sempre coloque preço nas publicações
Não é irritante quando gostamos de uma camiseta que vemos no Instagram e, quando vamos na legenda para saber o preço, descobrimos que a loja só dá essa informação se mandarmos uma mensagem?
A verdade é que, além de irritar o cliente e fazê-lo perder interesse no produto, a prática de mandar preços inbox é crime segundo o Código de Defesa do Consumidor. Por isso, sempre informe o preço na legenda.
Use hashtags #
As hashtags são parte do sistema de busca do Instagram: ao procurar por alguma delas, o usuário acaba vendo posts que tem aquela hashtag na legenda. Por isso, não deixe de usá-las!
Mas use-as com sabedoria. Não exagere na quantidade e use termos menos específicos. Por exemplo, no caso de uma confeitaria, um usuário que está procurando um bolo para comprar para um aniversário irá buscar a # bolodeaniversário e não a # bolodeaniversáriodaconfeitariadamarcia.
Mantenha as hashtags curtas e, de preferência, no fim da legenda.
Use as palavras certas
Você já viu alguma legenda, um anúncio na internet ou até mesmo um comercial na TV que termina com “Entre em contato agora! Estamos abertos só até as 17h” ou “Não perca essa chance de comprar! A promoção é limitada”? Provavelmente sim, afinal, isso é muito usado para atrair clientes.
Essa técnica se chama CTA, sigla que vem do termo em inglês Call To Action que, traduzido para português, significa Chamada para a Ação. E é justamente para que ele serve: chamar o cliente para a ação de comprar algo.
Não é difícil utilizá-los: basta usar as expressões e palavras corretas. Nosso cérebro se atrai mais por palavras que despertem a curiosidade e vontade de fazer algo Palavras como “fácil”, “rápido”, “limitada”, “imperdível”, “confira”, “agora” etc., são muito utilizadas em anúncios: elas fazem com que nós tenhamos interesse em saber mais e em comprar o que está sendo vendido.
Portanto, utilizar as palavras certas nas legendas dos seus posts é uma maneira de aumentar as chances de seu cliente se interesse pelo seu produto.
Faça stories
Stories são aqueles conteúdos curtos, que ficam disponíveis 24 horas e depois são excluídos pelo próprio Instagram. E muitas pessoas passam um bom tempo de seu dia assistindo-os.
Por isso, use essa ferramenta para interagir com seu cliente. Nela, é possível fazer vídeos e postar fotos para mostrar seu dia a dia, sua produção, abrir uma caixinha de perguntas para seus clientes tirarem dúvidas, fazer enquetes, brincadeiras e contagens regressivas para novos lançamentos.
Isso cria aproximação com o cliente, algo que vai fazê-lo se lembrar de você quando ele precisar comprar algo ou contratar um serviço.
Faça parcerias com outras lojas e empresas
Que tal fazer parcerias com outras lojas e empresas do seu bairro ou da sua cidade? Assim, os clientes delas passam a conhecer seus produtos e serviços e seus clientes passam a conhecer os produtos e serviços delas: é uma relação em que ambos saem ganhando.
Essa parceria pode ser feita de diversas maneiras: postando algum conteúdo da empresa parceira em seu perfil, marcando-a nos stories ao mostrar algum produto ou ao fazer uma visita a ela, ou até mesmo utilizando algum produto vendido por ela e mostrando aos seus seguidores.
Por exemplo, se você é uma boleira e tem alguém que faz toppings e decorações para bolo em sua cidade, por que não combinar de usar uma das decorações dela e postar no seu perfil e, em troca, ela divulga seus bolos? Quando se trata de vender no Instagram, a união faz a força!
Interaja com seus seguidores
O Instagram é, acima de tudo, uma rede social: ele foi criado para fazer com que seus usuários conversem, conheçam novas pessoas e troquem ideias. Por isso, não deixe seu Instagram parado!
Responda comentários, mensagens inbox — aquelas que só você e a pessoa com quem você está conversando podem ver —, faça perguntas nas legendas, descubra o que seus seguidores gostam, tire dúvidas, dê informações sobre os produtos.
É conversando com seu público que você conquista a confiança deles, o que vai convencê-los a fazer negócio com você.
Interagir é a chave para ter um bom perfil no Instagram. Nunca se esqueça disso.
Utilizar o Instagram é apenas uma das maneiras de fazer vendas pela internet. No site do Avançar, você encontra mais conteúdos e dicas para impulsionar as vendas do seu negócio! Acesse agora e continue aprendendo.