Começar seu próprio negócio é o objetivo de muitos brasileiros. São muitas as histórias de quem criou e desenvolveu um negócio de sucesso que inspiram o desejo de empreender.
Porém, sempre surge aquela dúvida sobre se vale a pena o investimento e se é o bastante para sustentar uma boa situação financeira com qualidade de vida.
Afinal, quanto ganha um empreendedor? É sobre isso que vamos falar neste conteúdo! Acompanhe este conteúdo do Programa Avançar e saiba como calcular o salário sendo dono do seu próprio negócio.
Quanto um empreendedor ganha por mês?
De acordo com dados do Glassdoor, o salário médio de um empresário no Brasil é de R$5.230,00. As estimativas são feitas com base em salários enviados de forma sigilosa para a plataforma.
No site, é possível filtrar para ver qual a média salarial de cada localidade. Em São Paulo, por exemplo, a média é de R$ 5.361,00 mensais.
Como calcular o salário sendo dono do seu negócio
Quem está pensando em montar ou acabou de começar o seu próprio negócio, com certeza já se deparou com essa questão.
E nós sabemos que a grande maioria dos empreendedores brasileiros se questionam bastante sobre como aprimorar os negócios para que a renda e o lucro sejam cada vez melhores.
Segundo pesquisas, cerca de 71,5% dos donos de negócios no país declaram que sua renda mensal é de até três salários mínimos. Na faixa de renda acima de nove salários mínimos estão apenas 1,63% dos empreendedores. Isso quer dizer que, a grande maioria dos empreendedores do país são micro e pequenos empresários.
Para saber como calcular o salário da sua empresa, é importante ter noção de alguns pontos específicos, tais como:
- Investimento realizado
- Valor das vendas
- Custos e despesas
- Lucro líquido
A partir disso, mede-se o resultado positivo, após deduzir das vendas todos os valores de investimento, custos e despesas – sendo possível encontrar a sua rentabilidade.
Pró-labore
O pró-labore, que nada mais é do que o “salário” do empreendedor, é obrigatório para sócios de micro, pequenas, médias e grandes empresas e representa o valor que será retirado mensalmente da empresa para custear as despesas pessoais do dono do negócio.
De acordo com o artigo 12 da Lei nº 8.212, de 24 de julho de 1991, a retirada do pró-labore é obrigatória para sócios, administradores ou cotistas contribuintes do negócio. Esta despesa deve ser definida no momento de abertura da empresa.
Leia também: Pró-labore: O que é, por que é diferente do salário e como funciona
Saiba mais sobre o Programa Avançar
Quer aprender a cuidar da sua empresa com quem entende do assunto? Com foco no desenvolvimento do empreendedor, o Programa Avançar traz uma série de conteúdos que auxiliam na gestão do seu negócio.
Além de vídeos, podcasts e ebooks atualizados com as novidades do mercado, nós oferecemos uma série de cursos para apoiar o empreendedor, entre eles: Curso de Educação Financeira, Curso de Crédito e Curso para MEI.
Comece agora mesmo o seu curso gratuitamente e ganhe um certificado digital. Cadastre-se!