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Por que líderes deveriam desenvolver a habilidade de ouvir mais

Comunicação é um dos pilares que compõem uma ótima liderança. Para que um diálogo entre um líder e seus liderados seja efetivo, no entanto, as duas partes devem tanto saber como se posicionar, mas, principalmente, como ouvir.

Líderes, às vezes, cometem o erro de focar mais em sua habilidade de falar do que na de escutar. O que eles podem não saber é que não adianta fazer um bom discurso para um público, mas, na hora de conversar pessoalmente com cada membro da plateia, não saber conduzir bem um diálogo simplesmente porque não aprendeu a ouvir. A atitude prejudica a imagem positiva previamente formada.

Saber ouvir, mais do que fazer com que outras pessoas criem empatia pela figura de liderança, faz com que um líder aprenda mais – e, consequentemente, se desenvolva mais: para aprender, uma pessoa precisa escutar mais do que falar. Liderados, parceiros, gestores de outras áreas, clientes, concorrentes, stakeholders. Cada uma dessas pessoas irá ensinar algo diferente para um líder, mas apenas se ele estiver disposto a escutar.

Portanto, é fundamental que um líder se mostre aberto para conversar com cada público com que lida, especialmente com seus liderados.

A partir do momento em que a liderança se propõe a ouvir a equipe com atenção, com certeza obterá resultados mais eficazes em um curto período de tempo, afinal, profissionais gostam de saber que seu trabalho e seu posicionamento estão sendo valorizados por seu gestor direto, melhorando ainda mais sua produtividade e desempenho.

Ouvir atentamente, além de fortalecer relacionamentos e aumentar a capacidade de influência do líder, também faz com que o ambiente de trabalho se torne mais saudável e esteja mais aberto à inovação. Um líder que escuta recebe muito melhor novas ideias e conceitos, transformando o modelo de trabalhar da equipe de acordo com os insights dos próprios membros.

COMO OUVIR
Para que a conversa seja efetiva, o líder precisa, basicamente, ter uma comunicação honesta e não agir na defensiva.

Uma pessoa sabe quando está sendo ouvida quando há interação na conversa. Por isso, durante o diálogo, o líder deve se mostrar interessado com o conteúdo discutido, interagindo a partir do que lhe foi falado.

Nesse momento, é fundamental que a figura de liderança tenha consentimento de que nem sempre estará ouvindo o que gostaria, mas é importante manter-se interessado no que está sendo dito. Muitas vezes, poderá aprender coisas que nunca imaginava e, ainda, receber informações que ainda não havia pensado a respeito.

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