Em qualquer tipo de relação humana que você construir ao longo da sua vida pessoal e profissional, inevitavelmente, vão surgir conflitos em algum momento. Eles são inerentes ao convívio com outras pessoas, independentemente do nível de intimidade ou tipo de relacionamento que vocês compartilham. |
Uma pessoa empática se coloca no lugar do outro, conectando-se com seus sentimentos e emoções diante de determinada situação. Quando levamos esse conceito para a realidade da relação entre franqueado e franqueador, muitas vezes, vemos a empatia sendo esquecida, prevalecendo a cobrança por resultados. Em situações mais graves, as exigências chegam a ultrapassar o respeito pelo esforço e boa intenção de cada uma das partes da relação.
Acredito que a empatia é fundamental para mudar uma relação que esteja muito conflituosa. Para isso, é preciso compreender o cenário macro e evitar focar apenas na ação que gerou o problema. Vale a pena pensar em tudo aquilo que está por trás da situação e, até mesmo, no que a pessoa está passando e sentindo em determinado momento. Nós somos responsáveis pela realidade a nossa volta e só cabe à gente tomar as ações que julgamos necessárias para melhorar nossas relações. Acompanhe abaixo um vídeo que ilustra bem a diferença entre empatia e simpatia e pode ajudar um empreendedor a perceber o quanto é importante desenvolver ambos os sentimentos.
<iframe height="315" src="https://www.youtube.com/embed/1Evwgu369Jw" style="display: block; margin-left: auto; margin-right: auto;" width="560"></iframe>
Bruno Gagliardi é CEO do Centro Britânico Idiomas, conselheiro de autenticidade do prove.vc, especialista em modelos replicáveis e educacionais na DZN, coach e palestrante.
Leia também:
» Tudo o que você precisa saber sobre a relação entre franqueador e franqueado
» Franquias oferecem modelos de negócios mais baratos