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Por que franqueados e franqueadores devem praticar a empatia

     Em qualquer tipo de relação humana que você construir ao longo da sua vida pessoal e profissional, inevitavelmente, vão surgir conflitos em algum momento. Eles são inerentes ao convívio com outras pessoas, independentemente do nível de intimidade ou tipo de relacionamento que vocês compartilham.
 
Embora a cultura brasileira seja bastante tendenciosa a nos fazer evitar desentendimentos, não podemos deixar de entender o quanto essa etapa das relações humanas é importante para o nosso desenvolvimento. Quando impedimos um conflito por qualquer motivo, perdemos uma oportunidade de aprender e crescer. Por outro lado, ao visualizarmos e enfrentarmos o desentendimento de maneira positiva e verdadeira, temos muito a ganhar. Para que ele seja positivo e construtivo, é preciso seguir uma premissa básica do relacionamento com outras pessoas: a empatia, que é a capacidade de se conectar e respeitar o sentimento da outra pessoa naquele momento.

Uma pessoa empática se coloca no lugar do outro, conectando-se com seus sentimentos e emoções diante de determinada situação. Quando levamos esse conceito para a realidade da relação entre franqueado e franqueador, muitas vezes, vemos a empatia sendo esquecida, prevalecendo a cobrança por resultados. Em situações mais graves, as exigências chegam a ultrapassar o respeito pelo esforço e boa intenção de cada uma das partes da relação.
 
Acredito que a empatia é fundamental para mudar uma relação que esteja muito conflituosa. Para isso, é preciso compreender o cenário macro e evitar focar apenas na ação que gerou o problema. Vale a pena pensar em tudo aquilo que está por trás da situação e, até mesmo, no que a pessoa está passando e sentindo em determinado momento. Nós somos responsáveis pela realidade a nossa volta e só cabe à gente tomar as ações que julgamos necessárias para melhorar nossas relações. Acompanhe abaixo um vídeo que ilustra bem a diferença entre empatia e simpatia e pode ajudar um empreendedor a perceber o quanto é importante desenvolver ambos os sentimentos.


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Bruno Gagliardi é CEO do Centro Britânico Idiomas, conselheiro de autenticidade do prove.vc, especialista em modelos replicáveis e educacionais na DZN, coach e palestrante.


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