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Fidelização de funcionários: o que é e por que investir?

Você sabia que a fidelização de funcionários pode ajudar a sua empresa a crescer? Algumas iniciativas auxiliam na redução da rotatividade e contribuem para valorizar o nome da companhia no ambiente interno e externo. Aproveite para conhecer as práticas que podem fazer a diferença no seu negócio!

Conceito de fidelização de funcionários

A fidelização de funcionários, ou employer branding, se baseia em um conjunto de estratégias para construir uma imagem positiva da empresa. Essa prática tem como objetivo reforçar os pontos positivos da organização aos olhos do colaborador.

O gestor precisa identificar qual é o diferencial da companhia a fim de apresentar uma proposta de valor para o profissional. Isso contribui para aumentar a sua permanência na organização e serve como atrativo para novos candidatos.

Mas, afinal, quais são as vantagens de investir na fidelização de colaboradores? Entre elas, estão:

?      a diminuição do custo de contratação e demissão;

?      a facilidade para atrair talentos;

?      a melhoria na reputação da empresa.

 

Essa atratividade pode ser criada ao apostar na mudança da cultura organizacional, na adoção de um horário de trabalho mais flexível e na inclusão de benefícios diferenciados.

Práticas que podem fazer a diferença na sua empresa

Algumas iniciativas podem ajudar você a conquistar a fidelização de funcionários, bem como melhorar a imagem da corporação no mercado externo. Saiba o que fazer para obter esse resultado!

Trace os objetivos da organização

O gestor precisa identificar os principais objetivos da companhia em médio e longo prazo. Isso ajuda a compreender melhor qual é o perfil de colaborador necessário para alcançar a meta — o que diminui a probabilidade de erro na contratação.

Aprimore a comunicação

A aplicação de recursos em comunicação não é um gasto, mas um investimento. Ao criar uma estratégia para que a empresa se comunique bem com o time, o gestor evita os famosos “burburinhos” no ambiente de trabalho, que prejudicam a produtividade.

Por exemplo: a companhia pode criar uma prática de enviar e-mails para a equipe sempre que houver contratação de um novo colaborador ou mudança em alguma política. Também pode estabelecer um diálogo mais aberto com os profissionais para receber sugestões de melhoria na rotina.

Além disso, recomenda-se adotar uma estratégia de marketing para fortalecer a imagem institucional diante de variados públicos, como colaboradores e clientes.

Trace um plano de carreira

O colaborador quer crescer na profissão, conquistando um cargo mais alto e um salário melhor. Por isso, é muito importante que a companhia tenha um plano de carreira bem-definido, permitindo que o funcionário busque aperfeiçoamento para permanecer na empresa.

Essa prática favorece a fidelização do funcionário, uma vez que ele identifica a possibilidade de crescimento no ambiente de trabalho. Com isso, o gestor consegue evitar a alta rotatividade e diminuir o gasto com demissão de profissionais.

Melhore os benefícios

Hoje já não é mais suficiente oferecer um salário compatível com o mercado e um plano de saúde. Um bom profissional procura benefícios diferenciados, pois conhece o seu valor e as oportunidades oferecidas em outras companhias.

Por isso, o gestor precisa identificar quais são as estratégias que podem contribuir para atrair e reter aquele profissional que tem o perfil da empresa. Veja algumas opções:

?      possibilidade de home office ao menos um dia da semana;

?      folga no dia do aniversário;

?      oferta de vale-cultura;

?      bolsa de estudo para língua estrangeira;

?      parceria com academia.

Essas práticas mostram que a empresa valoriza o profissional e criam um ambiente de trabalho mais dinâmico.

Percebeu como estratégias simples ajudam na fidelização de funcionários?

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