A empresa cresceu e agora você sente a necessidade de dividir as decisões e a responsabilidade estratégica com outro profissional? Contratar executivo de alta performance não é um processo tão simples. Afinal, esses cargos demandam competências específicas.
Confira neste artigo a quais aspectos do perfil e da contratação desse profissional você precisa ficar atento!
Quem são os executivos de alta performance
Eles compõem o alto escalão da empresa e assumem cargos de chefia máxima nas diversas áreas do negócio. Em algumas organizações, eles também podem ser chamados de diretores — como um diretor do Recursos Humanos, do Marketing, do Financeiro e assim por diante.
Esses profissionais detêm conhecimento técnico em suas respectivas áreas de atuação e trabalham ombro a ombro com o empreendedor na tomada de decisão, garantindo que a operação sob sua supervisão esteja alinhada com as diretrizes da empresa.
De fato, são cargos de grande peso na companhia. Portanto, ao contratá-lo, fique atento a algumas competências necessárias para que ele execute sua função com eficiência:
1. Perfil analítico e orientação estratégica
A visão estratégica dá ao profissional a capacidade de enxergar além da sua própria área de supervisão. Isso engloba três aspectos principais:
? ciência dos negócios;
? capacidade de implementar um plano de ação;
? habilidade de reunir e relacionar diversas informações.
Uma vez que não se limita ao seu setor de atuação, esse gestor consegue perceber problemas da organização e entender como sua equipe se relaciona com o todo. Dessa forma, ele é capaz de desenvolver um plano que contribua para o aprimoramento global da empresa.
2. Habilidade de liderança
Pode ser redundante falar que executivos do alto escalão precisam ter um perfil de líder. Mas é importante reforçar esse aspecto, pois a liderança chega a ser mais relevante do que a expertise técnica. Essa habilidade acolhe uma série de outras competências, tais como:
? ter a capacidade de inspirar;
? saber delegar tarefas;
? ter visão de negócio;
? expressar confiança;
? ter comprometimento com o projeto;
? saber se comunicar.
3. Conhecimento de mercado
Ao contratar executivo C-Level, avalie a compreensão dele sobre o mercado em que a empresa atua. Essa expertise engloba:
? concorrência;
? público-alvo;
? normas ou leis que regem o setor.
Essa visão ampla sobre o segmento do negócio vai ser fundamental para que suas decisões estratégicas e operacionais estejam em conformidade com o que é praticado no mercado.
4. Compatibilidade com a cultura da empresa
Qual é a cultura da sua empresa? Isso inclui os valores e comportamentos característicos adotados pelos funcionários e gestores.
Por exemplo, pense em uma companhia que promove um modelo de autogestão com padrões flexíveis. Se ela contrata um C-Level mais aristocrático, pode gerar um grande choque cultural que prejudicaria a produtividade da equipe.
Contratar executivo de alta performance com habilidades compatíveis com a empresa é ponto de partida para uma parceria de sucesso. Ficar atento a esses principais aspectos ao longo do processo de recrutamento certamente vai ajudá-lo nessa tarefa.