Empresas que não possuem atuação online podem perder clientes fiéis, pois consumidores estão preferindo a facilidade e a comodidade que o e-commerce oferece. Ou seja, abrir uma loja online ou fazer parte de um marketplace (shopping virtual) pode ampliar – e muito – o alcance de um negócio.
No entanto, cada empresa funciona de uma maneira diferente e optar por expandir o negócio para a internet ao invés de investir no ponto físico requer a análise de diversos aspectos – afinal, não é possível começar um comércio online sem estar preparado para o novo posicionamento.
Confira como estudar qual o cenário é mais indicado para a sua empresa no momento e lembre-se: é preciso ter calma na hora de implantar a mudança em seu negócio.
Investimentos
Investir em uma nova loja física ou na reforma do ponto atual pode requerer um investimento muito maior do que a criação de um e-commerce. Na internet, o custo com decoração e manutenção será substituído por programação e layout – que sairá muito mais em conta.
Além disso, na web, a empresa poderá ofertar mais serviços e produtos, pois não há limite de espaço – o que pode gerar mais renda. Por isso, é preciso ficar atento: nunca ofereça o que não poderá entregar e esteja ciente de que consumidores, ao receberem o produto, poderão solicitar a devolução porque não era o que esperavam – já que não conseguem testá-lo como poderiam presencialmente.
Horários de atendimento
Um ponto físico precisa ter horário para abrir e fechar; o e-commerce não: clientes podem acessá-lo 24 horas por dia, de qualquer lugar do mundo. Ou seja, as portas do negócio estarão sempre abertas, pois, na internet, o consumidor tem a liberdade de fazer a compra na hora e no dia que quiser – tudo isso da própria casa. Por isso, é necessário perguntar-se se a empresa está preparada para assumir o crescimento nas demandas.
Funcionários
Os dois formatos precisam prestar um bom atendimento ao cliente. Por mais que a loja online não tenha contato direto com o consumidor, precisa atendê-lo com a mesma atenção. Ter um chat ou telefone para tirar dúvidas é essencial e, assim como no ponto físico, é necessário investir em uma mão de obra qualificada para dar a assistência necessária esperada pelo comprador.
Marketing
O marketing online é mais acessível e efetivo. Ações e campanhas off-line atingem um público delimitado. Já na internet, é possível alcançar pessoas com o perfil de compra da sua empresa – aumentando a possibilidade de venda. Decidindo ou não por investir em um e-commerce, é fundamental que a empresa reserve parte do seu orçamento para marketing online, especialmente com redes sociais, e-mails marketing, banners estratégicos e técnicas de SEO.