Criar conexões e compartilhar experiências com outros profissionais e clientes é muito importante para o desenvolvimento de qualquer carreira. Nesse sentido, existe o conceito de networking, constante entre empreendedores de sucesso.
Em um mercado cada vez mais competitivo, quem deseja conseguir novos negócios, indicações ou outras oportunidades precisa de relacionamentos bem estabelecidos. Se você tem dificuldade de construir e manter uma rede de contatos dentro da sua área de atuação, este artigo irá te ajudar. Reunimos tudo o que você precisa saber sobre o tema!
O que é networking?
Networking é um termo em inglês que significa rede de contatos ou rede de negócios. Profissionalmente, esta prática busca criar relacionamentos positivos, seja por meio da troca de informações, experiências ou oportunidades.
O objetivo deste conceito é aproximar pessoas com carreiras e interesses em comum. No caso do empreendedorismo, o networking é uma boa oportunidade para ampliar o alcance de um negócio e, consequentemente, impulsionar seu crescimento.
8 dicas para fazer um bom networking
Agora que você já sabe o que é networking e qual a sua importância para empreendedores, nada mais justo que aprender a construir uma rede de contatos de forma natural em sua carreira. Por isso, confira as dicas abaixo.
1. Não olhe as pessoas como concorrentes
O primeiro passo é entender que outros empreendedores podem ser seus parceiros em determinadas situações. Portanto, quando estiver em uma conversa, não tente demonstrar que a sua organização é melhor que a do outro.
Além disso, troque o máximo de informações com o objetivo de ajudar a todos. Lembre-se de que, para o networking acontecer, todos devem sair ganhando de alguma forma.
2. Defina prioridades
Embora seja enriquecedor conhecer pessoas de diversos nichos, a melhor opção para um bom networking é se atentar à qualidade das interações.
Nesse sentido, uma boa dica é definir os tipos de profissionais que você deseja conhecer, prestando atenção na área de atuação, experiência e outros fatores que estejam alinhados com a sua estratégia.
3. Estimule conexões
O networking pode se intensificar ainda mais quando você apresenta um profissional a outro. Além da troca de experiências se tornar mais enriquecedora, com o tempo, você tende a se tornar referência entre aquele grupo de pessoas.
4. Marque presença
A frase “quem não é visto não é lembrado” faz muito sentido quando o assunto é networking. Pensando nisso, é necessário estar presente em eventos da área e trabalhar muito bem as suas redes sociais, publicando conteúdos relevantes constantemente.
5. Esteja atento ao seu mercado de atuação
Para causar impressões positivas e sentir mais segurança durante possíveis interações, estar atento às novidades que o mercado traz para a sua área de atuação faz toda a diferença.
6. Capriche na abordagem
É importante entender que o networking não deve ser algo forçado ou exagerado. Por isso, é imprescindível utilizar as palavras certas, agir com sinceridade e saber escolher o momento adequado para a sua abordagem. Acima de tudo, seja autêntico e vá direto ao ponto.
7. Demonstre apoio
Como ressaltamos anteriormente, o networking funciona como uma relação de troca. Isso significa que, além de receber dicas e informações, você deve se mostrar pronto para ajudar as outras pessoas, estabelecendo benefícios para ambas as partes.
8. Acima de tudo, seja profissional
Por mais que alguns contatos se tornem próximos de você, nunca se esqueça de que há um limite entre o pessoal e o profissional. Para que o networking funcione a longo prazo, mantenha sua postura, seja verdadeiro em suas intenções e nunca fale mal dos outros.
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