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Minha empresa não cresce. O que estou fazendo errado?

Foto: Shutterstock

Seu empreendimento parecia estar totalmente nos eixos, operando na normalidade, com um bom número de funcionários e boas práticas em andamento. Porém, algo está errado: a empresa não cresce.

Quando tudo está errado, realmente é um cenário bastante desanimador. No entanto, também é preocupante quando tudo parece estar certo e, mesmo assim, o negócio parece estar estagnado.

Nessas situações, é preciso ir além da simples aparência e, imediatamente, fazer uma avaliação mais complexa sobre a estrutura de seu empreendimento.

Se a empresa não cresce, certamente algo pode ser feito diferente para tentar mudar esse quadro.

O que fazer quando a empresa não cresce?

Alguns pontos devem ser analisados separadamente. Mesmo que você não perceba, alguns setores do seu negócio podem estar em crise ou estagnação. Confira algumas atitudes que podem ser desenvolvidas.

Busque a rentabilidade

Processos devem ser simplificados e estratégias devem ser montadas com a lucratividade em vista.

Se analisar friamente, talvez existam desperdícios acontecendo no seu ambiente de trabalho. Pense no resultado final e tome decisões para acabar com esse gargalo.

Invista nos funcionários

Um negócio está diretamente ligado às pessoas que o fazem acontecer. Não pense em pequenas economias em recursos humanos, pois elas podem custar caro em um futuro próximo.

Escolha bons colaboradores e busque políticas para valorizar os que já estão na equipe. Certamente você tende a colher frutos desse investimento.

Encare o seu concorrente

É muito importante considerar a concorrência não como obstáculo mas como desafio de crescimento para o seu trabalho.

Saiba quem são e como pensam seus concorrentes. Atue nos pontos em que eles deixam a desejar. Uma empresa que presta o mesmo serviço que o seu deve ser encarada como uma chance de superação para seu trabalho.

Separe as finanças profissionais das pessoais

Principalmente em empreendimentos de pequeno e médio porte, por mais próxima que seja essa relação, é fundamental separar muito bem o caixa da empresa dos gastos pessoais.

Programe sua educação financeira para que seus gastos com o dia a dia e com a família estejam dentro de um patamar fixo que não ultrapasse os limites do caixa do negócio. Tente, na medida do possível, não desrespeitar essas normas estipuladas, para não ter problemas tanto de crescimento quanto contábeis.

Valorize o cliente

Nos tempos atuais, é cada vez mais arriscado tomar qualquer atitude que seja prejudicial ao seu consumidor. Na era das redes sociais, uma situação que seja desfavorável ao cliente pode, facilmente, se transformar em uma grande crise que será muito difícil contornar.

Nessas circunstâncias, é muito importante pensar no cliente e posicionar sua equipe para que faça o mesmo.

*Essas situações bastante simples podem se converter em termômetros fundamentais para identificar os fatores que estão atravancando o crescimento de sua empresa. Tente colocá-las em prática!

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