Foto: Shutterstock
Investir em uma franquia ou em um negócio independente? Essa dúvida, definitivamente, já gerou muitos questionamentos na cabeça de empreendedores.
Qual, afinal, vale mais a pena?
Vamos pensar em um período de dez anos a partir de agora. Em 2027, 70% dos negócios próprios provavelmente estarão fechados; enquanto 85% das franquias abertas hoje podem estar abertas.
Ou seja, além de serem mais práticas e não requererem que o investidor tenha experiências anteriores no mercado, franquias oferecem mais seguridade – mas isso, de longe, não significa que o empreendedor não precise ficar atento a alguns pontos, especialmente relacionados ao modelo de negócios que deseja investir.
Antes de tomar a decisão final, um empreendedor precisa ter, primeiramente, afinidade com o segmento da franquia. Ou seja, para ser bem-sucedido no universo das franquias, é necessário se identificar com o negócio com o qual irá lidar. Isso não envolve só o nicho, como também os clientes e parceiros que terá que lidar. Você está preparado para isso?
Investir em uma franquia que já esteja consolidada também é indicado, afinal, aplicar em um negócio que não tem perspectiva de crescimento é uma decisão arriscada, que só deve ser feita por profissionais especializados e experientes nesse tipo de ocasião. Você já encontrou a franquia ideal?
É preciso, também, pesquisar e investigar uma rede de franquias antes do investimento. O empreendedor precisa descobrir os riscos e benefícios de abrir uma unidade. A melhor maneira de descobrir essas informações é conversando com franqueados – sem se esquecer de analisar a reputação da marca com os clientes. Investir em algo que tem a imagem manchada não é uma boa ideia. Você está apto a realizar essa análise?
RISCOS
Respondeu aos questionamentos anteriores e optou por investir em uma franquia? É preciso ficar atento aos principais riscos do investimento para não se prejudicar no mercado.
Um dos maiores equívocos cometidos por empreendedores é pensar que uma franquia já vem pronta e não exige nenhum tipo de dedicação. Sim, você vai trabalhar, e muito! Afinal, o andamento do negócio está em suas mãos. Você decide como gerenciar – e, se não estiver pronto para fazer isso, é melhor nem começar: o risco da franquia falir será enorme.
Mesmo sendo o responsável pelo negócio, é preciso sempre ter em mente de que há uma rede de franquias por trás da unidade. Ou seja, existem regras e contrato a serem seguidos. Ler e reler o documento é fundamental antes de fechar o investimento.
Falando em investimento, o empreendedor precisa avaliar se tem todo capital necessário para dar andamento ao negócio. Franquias demoram cerca de um ano e meio para retornar o investimento inicial, por isso, é fundamental que o franqueado tenha capital de giro para sustentar a sua unidade.
Saiba mais sobre o Programa Avançar
Com foco no desenvolvimento do empreendedor, trazemos uma série de conteúdos que auxiliam na gestão do seu negócio. Além de vídeos, podcasts e ebooks atualizados com as novidades do mercado, o Avançar oferece uma série de cursos com foco no empreendedor, entre eles: Curso de Educação Financeira, Curso de Crédito e Curso para MEI.
Comece agora mesmo seu curso gratuitamente e ganhe um certificado digital. Cadastre-se!
Como abrir sua Conta MEI Santander
Simples, digital e precisa de apenas 3 documentos:
• Documento de identidade (RG ou CNH)
• Número de CPF
• Certificado de MEI
>> Abra a sua conta MEI <<