Foto: Envato Elements
Uma das datas mais românticas do ano, o Dia dos Namorados movimenta diversos tipos de negócio graças aos casais apaixonados que buscam presentes para celebrar a data especial. Uma pesquisa realizada pelo Google, que traçou os hábitos do consumidor brasileiro para o dia, mostra que 52% dos entrevistados, independentemente do estado civil, pretendem presentear na data.
O estudo utilizou dados do Google Consumer Survey, uma ferramenta online que permitiu entrevistar 400 pessoas, junto com a análise de pesquisas feitas no buscador.
Namorados e casados
Os namorados se mostraram mais planejados em relação à data, uma vez que pesquisam com mais antecedência aquilo que vão presentear. Além disso, esses consumidores são mais generosos na quantidade de itens. Os casados, por sua vez, pretendem gastar mais na data, mas deixam a pesquisa para a última hora.
Locais de pesquisa | ||
Locais | Namorados | Casados |
Lojas físicas e de shopping | 81% | 42% |
| 44% | 38% |
Lojas na internet | 38% | 35% |
YouTube | 35% | 10% |
Facebook e Instagram | 35% | 9% |
Revistas e TVs | 13% | 4% |
Quando procuram e quando realizam a compra
Mais planejados, 63% dos namorados procuram o presente com uma antecedência entre 15 dias até mais de um mês antes da data. A compra para a maior parcela desse grupo (35%) fica concentrada em uma semana antes do Dia dos Namorados - o que evidencia um período de avaliação antes da escolha final do presente.
Entre os casados, metade dos entrevistados buscam o que presentear no Dia dos Namorados com uma antecedência entre 15 dias e mais de um mês antes da data. A data da compra mais escolhida é uma semana antes (27%) e um dia antes (27%) do Dia dos Namorados.
Presentes e gasto médio
A quantidade de presentes varia entre os entrevistados que namoram e o que estão casados. O estudo mostra que 52% dos namorados pretendem comprar dois presentes ou mais, enquanto 60% dos casados pretendem comprar somente um presente.
O gasto médio com o Dia dos Namorados é de R$ 418 – sendo R$ 377 entre os namorados e R$ 424 entre os casados.
Presentes mais procurados | ||
Itens | Namorados | Casados |
Smartphones/celulares | 6% | 10% |
Eletrônico (Notebook, tablets, TVs, games, etc) | 8% | 10% |
Joia/viagem/jantar | 16% | 16% |
Perfumes/cosméticos/maquiagens | 14% | 16% |
Roupas/calçados/acessórios de moda | 23% | 27% |
Chocolates e/ou flores | 33% | 21% |
O estudo deixa também algumas conclusões que podem gerar insights para as empresas:
Quem está namorando...
- Tem menos tempo de relacionamento
- O objetivo do presente é conquistar
- Pesquisa mais e compra mais cedo
- Tenta diversificar nos presentes
- Flores e chocolate são preferidos para dar
Quem é casado...
- Tem mais tempo de relacionamento
- Já conhece os gostos do(a) parceiro(a)
- Planeja menos e compra perto da data
- Compra menos presentes e gasta mais
- Itens de moda são os preferidos para dar
Além de analisar os hábitos do consumidor em datas especiais, ficar de olho no comportamento nas redes sociais pode trazer ideias valiosas para o seu negócio.