Busca
Agronegócio Empreendedorismo

Empresa quer transformar o mundo vendendo camisetas feitas de garrafas PET

Foto: Divulgação

Quem passou pelo stand da Camiseta Feita de PET na Feira do Empreendedor do Sebrae pôde reparar na fila de pessoas que se formava a todo momento para tentar 'pescar' uma camiseta que combina 50% algodão e 50% poliéster reciclado dentro de uma máquina que costuma ser encontrada em parques infantis. Com o objetivo de fazer a diferença no mundo, a empresa chamou a atenção dos visitantes.
 

As fundadoras Silvia Prado e Vanda Ferreira se conheceram em um cabelereiro e criaram a Camiseta Feita de PET em 2008. Na época, Silvia era consultora de e-commerce e já sabia da existência das camisetas feitas do material reciclado da garrafa PET. Wanda era biomédica, mas tinha o desejo de empreender. Silvia conta que, apesar de se considerar uma 'empreendedora nata', o início foi repleto de desafios: 'a nossa maior dificuldade foi perder muito dinheiro por conta da falta de conhecimento técnico do negócio.'

Em 2010, as sócias montaram a fábrica e passaram a controlar o processo produtivo, que antes era realizado de forma terceirizada. 'Fomos caminhando passo a passo e hoje, devido a tanta procura que tivemos por pessoas querendo revender nosso produto, implantamos o sistema de franquias', conta Silvia. Além dos pontos oficiais, o cliente pode comprar os produtos pelo e-commerce. O preço médio de uma camiseta é de 50 reais.

Muito além de uma camiseta

'O nosso objetivo é mostrar para as pessoas que é possível empreender e obter lucratividade sendo ético, justo e transparente', explica Silvia. Por meio do projeto 'Eu faço a diferença no Mundo', a Camiseta feita de PET busca aumentar a consciência ambiental da sociedade e a qualidade de vida. 'Nós acreditamos em educação ambiental e, para isso, promovemos palestras e gincanas nas escolas, incentivando os estudantes a coletarem garrafas PET'. Em seis anos, a empresa já recolheu três milhões de garrafas.

Para Silvia, a sustentabilidade é um conjunto de ações: 'tratar o colaborador de forma construtiva, ser ético, transparente, pagar o fornecedor em dia, não aceitar propina e pensar na saúde do planeta. Se você não tiver toda essa cadeia funcionando, não é sustentável.'

Em 2015, a Camiseta Feita de PET cresceu 35% em comparação ao ano anterior.

O Programa Avançar oferece webséries e podcasts exclusivos para fomentar o empreendedorismo no país. Cadastre-se gratuitamente e confira!

Post ID: | Current Page ID: 1622

Continue lendo

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação, memorizar suas preferências e personalizar o conteúdo publicitário de acordo com seus interesses. Veja mais detalhes em nossa Política de Privacidade.