Busca
Agronegócio Empreendedorismo

Saiba como empreender com pouco dinheiro: manual de ideias para 2022

Você quer empreender, mas acha que não tem dinheiro o bastante para começar o seu próprio negócio? Fizemos esse post com o intuito de reunir aqui algumas ideias para quem quer empreender com pouco dinheiro em 2022.   

Para a abertura do seu empreendimento, será necessário ter um pouco de caixa, principalmente para a estrutura básica, como compra de domínio para o site da empresa e todo o processo de formalização. Porém, realmente, isso tudo é possível de ser realizado com baixo custo, a depender do seu tipo de negócio. 

Neste manual, trouxemos algumas ideias para você abrir um negócio com pouco dinheiro em 2022. Acompanhe com a gente algumas das principais tendências e saiba mais. 

Ideias de negócios para abrir com pouco dinheiro 

Empreender é muito mais do que abrir o próprio negócio, representa a possibilidade de inovar no mercado e obter seu sucesso profissional. Tendo em vista os recentes acontecimentos e avanços tecnológicos, empreender em 2022 é um desafio que apresenta cada vez mais oportunidades, principalmente pela necessidade de novos negócios para a retomada da economia.    

É normal pensar em novos contextos dentro de cenários que exigem adaptação, como a globalização e a pandemia da Covid-19, que trouxeram diferentes hábitos e situações em nosso cotidiano. Dentro dessa realidade, surgem novas tendências de negócios para quem quer empreender. E o espaço não é pouco! São oportunidades de atuação dentre os mais diversos segmentos, sejam eles tecnológicos ou não.     

Quer saber quais são? Mostraremos a seguir as principais ideias também tendo como base o Guia de Tendências do SEBRAE. Lembre-se que, apesar de um baixo custo de investimento, o sucesso do seu empreendimento vai depender do seu foco e força de vontade em fazer acontecer. Então, mãos à obra! 

Economia colaborativa  

A Economia Colaborativa se trata de um modelo de negócios que tem como principal objetivo o compartilhamento de bens e serviços. Seja no aluguel, empréstimo ou em outro tipo de negócio. Sendo assim, também é possível que as empresas participem ao dividirem o uso ou a aquisição de um produto ou serviço, ou seja, há um ganho de produtividade e redução de custos para que o negócio funcione. 

Hoje há muitas opções de sites de economia colaborativa que exigem pouco custo para começar o seu negócio, algumas opções são: 

  • revenda de roupas e utensílios em sites como Enjoei ou My Open Closet. Basta comprar produtos com potencial e revendê-los com lucro. Se você assistiu a série Girlboss, da Netflix, sabe do exemplo da grande empreendedora Sophia Amoruso, que é hoje um dos nomes mais respeitados da moda e começou sua carreira dessa forma. 
  • venda de artesanatos em sites como o Elo7. É uma ótima alternativa para você que não possui dinheiro para abrir sua própria Loja Virtual neste momento. 

Serviços feitos em casa 

São vários os serviços que podem ser feitos em casa. A lista é imensa. Separamos aqui algumas ideias para quem quer começar com pouco dinheiro: 

  • consertos gerais, tais como consertos de aparelhos eletrônicos, móveis, eletrodomésticos e roupas, por exemplo; 
  • serviços de marketing digital, tais como assessoria de mídias sociais, marketing de influência ou marketing de beleza. Muitos são os cursos gratuitos e disponíveis na internet que podem auxiliar nos primeiros passos. Para começar, basta um computador e um celular; 
  • redator, oferecendo serviços como freelancer; 
  • planejador, seja de refeições, indicando o que comprar, quando, onde ou o que cozinhar. Ainda nessa linha de planejador, o segmento de viagens também pode se tornar um negócio com pouco investimento. Nem todo mundo tem tempo de comparar preços de hospedagens e passagens ou traçar um guia turístico.  

Educação a distância   

Com o crescimento do fenômeno de vídeos no Youtube, há um espaço bem amplo para a produção de conteúdo livre que pode ser utilizado em Educação a distância.  

Nunca antes foi tão fácil localizar, produzir e distribuir vídeos online com tão baixo custo. Isso abre interessantes possibilidades para quem é professor ou profissional de determinado segmento, que o pode criar seu próprio estúdio em casa e produzir conteúdo de aprendizado à distância e disponibilizá-lo online. No Youtube, é possível monetizar o seu canal, fazendo dele uma fonte de renda extra ou sua principal ocupação. 

Alimentação Saudável  

Negócios sustentáveis e de alimentação saudável são tendência para os próximos anos. Então, trouxemos aqui duas dicas de negócios nessa vertente que podem ser iniciados com pouco dinheiro.  

  • Foodbike ou foodtruck, são negócios que talvez exijam mais investimentos logo no início, caso você já não tenha uma bicicleta ou van. De qualquer forma, é um modelo de negócios que está em alta e pode ser iniciado com baixo custo em comparação com empreendimentos físicos comerciais; 
  • Produção e entrega de marmitas também são serviços que foram potencializados no período de quarentena, considerando que as famílias passaram a comer em casa, por conta do home office também. O custo de produção é baixo e de divulgação também, já que pode ser feito via redes sociais ou aplicativos de delivery, como Rappi, Ifood e UberEats. Uma dica alinhada à nossa ideia de alimentação saudável, é ter uma linha de marmitas veganas e/ou vegetarianas, tendo em vista a tendência e aumento de pessoas adeptas a essas dietas.  

Guia turístico 

Se você mora em uma cidade turística, aproveite a oportunidade para trabalhar no setor como guia. É comum que muitos viajantes procurem por moradores locais que conheçam lugares que saem do comum. Você pode começar com trilhas e tours gratuitos a pé, conforme o negócio for evoluindo, pode começar a cobrar por pacotes e passeios específicos. 

Blogueiro 

Criar conteúdo para internet está cada dia mais em alta. Como já falamos anteriormente da criação de conteúdo com foco em educação a distância, se você tem conhecimento sobre um assunto, comece seu negócio digital. 

Algumas ideias de assuntos incluem culinária, viagens, moda, tecnologia, automóveis e mais uma infinidade de temas! Tudo o que você precisa é de um blog e/ou canal no Youtube que podem ser criados gratuitamente. 

Escolha seu tipo de negócio 

Agora, vamos para os passos finais. Com a ideia em mãos, antes de qualquer coisa, defina se você será um empresário individual, MEI ou profissional liberal.  

📌 Temos um curso online completo com Tudo sobre MEI, confira aqui ;) 

A partir disso, trouxemos dois modelos de negócios que são super acessíveis e demandam pouco investimento. 

Negócios sem funcionários 

Sim, um negócio só seu, literalmente. 

Contratar pessoas é um custo a mais e pode gerar o transbordamento do seu orçamento, especialmente no começo, enquanto você ainda não está faturando. Por isso, dependendo do seu tipo de ideia e caixa, iniciar o negócio sozinho é uma melhor opções. Esse plano tendo em vista um cenário inicial dos negócios, para manter seu custo inicial e seus custos fixos baixos. 

Negócios em casa 

Uma localização comercial física é um dos principais custos fixos iniciais de um empreendedor. Por isso, nossa segunda dica é: comece seu negócio em casa. Já mostramos aqui diversas ideias que abrangem esse tipo de negócio. Começar seu negócio sem gastar dinheiro com aluguel, móveis e materiais de escritório é uma boa, certo? 

Trabalhando em casa, muitas vezes, o investimento pode ser zero. Ou então, de apenas um notebook e alguns softwares específicos para a gestão e operacionalização da empresa. Podemos dizer que o home office veio para ficar e está em alta, então considere essa alternativa como uma boa saída para empreender com pouco dinheiro em 2022. 

Gostou das nossas dicas para empreender com pouco dinheiro? 😉 

Então, um último toque: como falamos, mesmo que o valor de investimento para iniciar esses negócios seja considerado baixo, isso não quer dizer que empreender é fácil. Será necessária muita dedicação, tempo e esforço, principalmente se você ainda continuar trabalhando em outra empresa paralelamente. Porém, o importante é levar em conta a sua capacitação, já que será a única mão de obra da empresa nesse período inicial. 

Quer um toque ainda melhor? Pensando na capacitação e na importância do planejamento e controle financeiro, o Programa Avançar traz uma série de conteúdos para quem quer empreender. São cursos online gratuitos para quem quer começar o seu negócio e muito mais. 

Faça o seu cadastro no Programa Avançar e aproveite todos eles! 

Continue lendo

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação, memorizar suas preferências e personalizar o conteúdo publicitário de acordo com seus interesses. Veja mais detalhes em nossa Política de Privacidade.