Imagine se os seus funcionários tivessem habilidades e pontos fortes iguais? Provavelmente, o potencial de caráter inovador da sua empresa seria menor. Para obter bons resultados, é importante diversificar os talentos intelectuais.
Moldar a equipe para que cada integrante traga uma combinação única de talentos e habilidades não é uma tarefa simples, mas é necessária. Além disso, para ter um time diversificado também é importante reunir diferentes estilos de pensamento e olhares. Há inúmeras maneiras diferentes de descrever como as pessoas pensam. O Indicador de Tipo Myers-Briggs, por exemplo, divide as preferências de pensamento em 4 categorias:
1 - Emocional ou racional:
Pessoas emocionais tomam decisões guiadas pelos valores envolvidos ou pelos relacionamentos. Já os indivíduos racionais, usam a razão e a logica para tomar as suas decisões.
2 - Introvertida ou extrovertida:
Pessoas introvertidas tendem a processar as ideias internamente antes de apresenta-las para os outros. Por outro lado, as pessoas extrovertidas não tem dificuldade em compartilhar suas ideias e problemas rapidamente com os outros.
3 - Perceptiva ou julgadora:
As pessoas perceptivas são confortáveis com a ambiguidade de um fato. Elas preferem, muitas vezes, reunir mais informações antes de tomar uma decisão. Já as pessoas que julgam preferem amarrar todas as pontas soltas e sentem-se tranquilos quando as decisões são tomadas.
4 - Intuitivas ou sensoriais:
Pessoas intuitivas tendem a ser mais confortáveis com ideias e teorias abstratas. Gostam de interpretar os dados com base em conhecimento prévio. Por outro lado, as pessoas sensoriais preferem os dados e fatos concretos para tomar suas decisões.
É importante ficar claro que nenhuma preferência de pensamento é melhor que a outra, e cada uma possui os seus lados positivos e negativos. Os resultados que uma equipe intelectualmente diversificada gera serão mais valiosos por causa da variedade de pontos de vista.
Você deve avaliar o grau de diversidade da sua equipe
Para conhecer o processo criativo de seus funcionários, você precisa conhecer cada um e avaliar seus talentos e habilidades. A melhor maneira de conhecer sua equipe e avaliar o conjunto de habilidades é através da conversa. Veja perguntas que você pode fazer ao seu funcionário, sugeridas pela edição norte-americana da revista Harvard Business Review:
1 - Qual é a sua formação? O que você estudou na faculdade ou curso?
2 - Qual a sua historia de trabalho nesta e em outras empresas?
3 - Quais são seus pontos fortes?
4 - Fale sobre seus hobbies.
5 - Como você define uma boa equipe e um bom líder?
6 - O que você precisa da equipe para gerar seus melhores resultados?
Além de questões profissionais, conversar sobre gostos pessoais também é interessante. Imagine descobrir que o gerente de contas trabalhava com algo que pode trazer conhecimentos para a gestão do processo criativo?