O sucesso de uma empresa nunca chega por acaso. Com as constantes inovações tecnológicas e as recentes mudanças nas preferências do consumidor, estar atento às tendências de mercado para 2025 é essencial para quem deseja se destacar.
Em outras palavras, quem observa aquilo que está em alta tem maiores informações para criar estratégias valiosas e colocar a inovação em prática. Se este for o seu objetivo, o Programa Avançar te ajuda a dar o primeiro passo.
Boa leitura!
Quais as tendências de mercado para 2025?
Listamos oito tendências de mercado para 2025 para você começar a fazer o planejamento da sua empresa para o próximo ano!
-
Inteligência artificial
Sem dúvida, a inteligência artificial veio para ficar, especialmente quando o assunto é a transformação do mercado de trabalho, marcando a união entre as habilidades humanas e as máquinas.
Segundo um estudo realizado em 2024 pelo FMI (Fundo Monetário Internacional), quase 40% dos empregos do mundo serão afetados pela IA — enquanto alguns profissionais serão substituídos, outros se beneficiarão com os seus recursos para o aumento da produtividade.
Dessa forma, independentemente da sua área de atuação, se adaptar a esta tecnologia é essencial para fazer com que o seu negócio continue crescendo.
Além da automatização de tarefas operacionais, a IA generativa (capaz de criar conteúdos originais, como textos, fotos e vídeos) tende a se desenvolver ainda mais em 2025.
-
Economia compartilhada
Também conhecida como economia colaborativa, a economia compartilhada é um modelo de negócio capacitado pela tecnologia, com o uso e o compartilhamento de bens e serviços.
Aplicativos como iFood e Rappi são exemplos deste conceito, conectando clientes a restaurantes e entregadores. Além de oferecerem ferramentas para transações, seus serviços podem ser utilizados de maneira pontual, sem ser necessário fazer nenhum tipo de assinatura.
Ao longo dos últimos anos, a economia compartilhada tem se tornado cada vez mais utilizada, trazendo novas oportunidades para o mercado. Por isso, o tema se destaca como uma das principais tendências para 2025.
-
Cibersegurança
Com o aumento de ataques hackers em escala global, o investimento em cibersegurança passou a ser uma necessidade, tanto para a sobrevivência quanto para o sucesso das empresas — especialmente aquelas que lidam com informações confidenciais, como dados pessoais de clientes.
O Santander, por exemplo, investe constantemente nas áreas de tecnologia e segurança da informação, colocando em prática ações como criptografia, aplicativos verificados, autenticação em dois fatores, cadastro do ID Santander e Biometria facial.
Para 2025, a expectativa é que a IA continue se desenvolvendo com o objetivo de garantir segurança na infraestrutura digital de organizações em todo o mundo, identificando comportamentos suspeitos de forma ainda mais eficiente.
-
Realidade Aumentada (AR) e Realidade Virtual (VR)
A Realidade Aumentada (AR) é uma tecnologia que mescla o mundo físico e o digital por meio de programas e aplicativos. Já a Realidade Virtual (VR) cria um ambiente 100% digital, substituindo o mundo real.
Ambas as tecnologias estão em alta para empresas que desejam oferecer uma experiência de compra completa aos seus clientes, com treinamentos virtuais para funcionários e visualização de produtos 3D durante o atendimento.
-
Economia da durabilidade
O consumo responsável é outro assunto a ser valorizado no ano de 2025. Isso significa que os clientes estão mais exigentes no momento de escolher novos produtos ou marcas, buscando qualidade, durabilidade e suporte.
Nesse sentido, algumas ações interessantes podem ser tomadas pelas empresas, como investir em melhorias contínuas, oferecer garantia estendida no momento da compra e enviar dicas especiais sobre a forma correta de cuidar dos produtos adquiridos.
-
Saúde e bem-estar
Cada vez mais pessoas estão preocupadas em seguir um estilo de vida saudável. Seguindo esta tendência, diversas áreas encontram oportunidades para atingir este público com excelência — ainda que não sejam exclusivamente voltadas ao mercado fitness.
Um restaurante comum, por exemplo, pode incluir opções saudáveis em seu cardápio, com informações nutricionais sobre cada prato.
-
Personalização
A personalização tem conquistado destaque durante os últimos anos e continua com tudo em 2025, principalmente na área de atendimento ao cliente. Nesse sentido, marcas que tratam o consumidor de forma única tendem a estar à frente da concorrência.
Graças aos avanços da IA, as empresas podem utilizar informações sobre os usuários para personalizar conteúdos e recomendar produtos de forma estratégica.
-
Sustentabilidade e ESG
Além de impactarem o planeta de forma positiva, empresas que adotam práticas sustentáveis são vistas com bons olhos pelo público, fortalecendo seu posicionamento de marca.
A sigla ESG significa Environmental, Social and Governance. Ou seja, o termo abrange as práticas ambientais, sociais e de governança adotadas pela empresa. Quanto mais ações sustentáveis um negócio tiver, como eficiência energética e gestão de resíduos, por exemplo, melhor será o seu índice.
Se você tem interesse por ESG e deseja aplicá-lo em 2025, saiba que o Programa Avançar conta com um curso completo, gratuito e com certificado sobre o tema. Acesse clicando aqui!
Saiba mais sobre o Programa Avançar
Com foco no desenvolvimento do empreendedor, trazemos uma série de conteúdos que auxiliam na gestão do seu negócio. Além de vídeos, podcasts e ebooks atualizados com as novidades do mercado, o Avançar oferece uma série de cursos com foco no empreendedor, entre eles: Curso de Educação Financeira, Curso de Crédito e Curso para MEI.
Comece agora mesmo seu curso gratuitamente e ganhe um certificado digital. Cadastre-se!
Como abrir sua Conta MEI Santander
Simples, digital e precisa de apenas 2 documentos:
• Documento de identidade (RG ou CNH)
• Número de CPF
>> Abra a sua conta MEI <<