Se você tem um negócio, o Dia dos Namorados é uma das melhores oportunidades do ano para aumentar suas vendas: a data está atrás apenas do Natal e do Dia das Mães como uma das lucrativas para o comércio brasileiro.
Por isso, é importante começar a se planejar para colocar em prática estratégias de vendas e divulgá-las o quanto antes. Assim, seus clientes vão saber que você está se preparando para o Dia dos Namorados e pode oferecer a eles exatamente o que eles precisam.
Nós do Avançar estamos aqui para te ajudar a vender mais! Nesse artigo, você vai encontrar dicas para se preparar e aumentar suas vendas no Dia dos Namorados.
Leia agora!
Quando é comemorado o Dia dos Namorados?
No Brasil, o Dia dos Namorados é comemorado todo dia 12 de junho.
Em outros países, a data é comemorada no dia 14 de fevereiro e é chamada de Valentine’s Day.
O que é mais procurado no Dia dos Namorados?
Segundo uma pesquisa feita pela Shopee, uma das maiores lojas de varejo online no Brasil, em 2022, os itens mais desejados no Dia dos Namorados foram:
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Calçados (20%);
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Acessórios de moda (14%);
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Roupas e produtos de saúde e beleza (13%);
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Joias e relógios (12%).
Além de produtos, serviços e viagens também são muito procurados: em 2022, por exemplo, a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) calculou que havia uma expectativa de aumento de 30% no faturamento de estabelecimentos de alimentação fora de casa em relação ao ano anterior; já em relação a viagens, em 2021, houve um aumento de mais de 50% na intenção de compra em relação a 2020.
Como atrair clientes no Dia dos Namorados?
A melhor maneira de atrair clientes no Dia dos Namorados é mostrar que você e seu negócio tem o que eles precisam para a data.
Sejam presentes, jantares, cestas de café da manhã ou até mesmo o planejamento de algum encontro especial, se seu negócio presta serviços ou vende produtos, você precisa deixar isso claro para o público.
Além disso, é importante começar a anunciar suas promoções de Dia dos Namorados com antecedência: o estudo da Shoppe também concluiu que, em 2022, 35% dos casais se planejaram para comprar seus presentes mais de três semanas antes da data, além de ter mostrado que a média de gastos para presentes na data é de R$211.
Então, para atrair clientes no Dia dos Namorados, você pode:
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Anunciar seus produtos e serviços com antecedência;
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Mostrar como o que você vende pode resolver um problema que o cliente tem — no caso, a necessidade de presentear nessa data;
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Postar seus produtos e serviços nas redes sociais, como no Instagram;
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Fazer propaganda, seja em sua região, seja usando o WhatsApp ou em outras redes;
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Se você tem uma loja física, montar uma vitrine temática de Dia dos Namorados;
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Oferecer descontos nas compras ou contratações, ainda mais nas feitas de maneira antecipada;
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Criar kits de produtos que se complementam;
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Abrir sua loja ou oferecer seus serviços na data, para que os esquecidos tenham onde fazer compras de última hora.
Como fazer uma promoção de Dia dos Namorados?
Promoções de Dia dos Namorados podem ir além dos descontos que geralmente são oferecidos em datas como essa.
Porém, além de ser criativo, é preciso que você esteja atento aos seus lucros: promoções só são boas se, além de beneficiarem o cliente, também cobrirem os custos de produção — como materiais gastos para fazer o produto ou gastos com o fornecedor —, seus custos de funcionamento e ainda te permitir ter uma margem de lucro vantajosa. Por isso, é importante saber fazer a precificação correta dos seus produtos e das suas promoções.
Temos três ideias de promoções de Dia dos Namorados que você pode fazer para seus clientes:
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Brindes que complementem o presente
Dar brindes é algo comum no comércio, mas, no Dia dos Namorados, você pode adotar a prática de oferecer brindes que complementem ou estejam relacionados ao presente que é comprado.
Por exemplo, se você vende cestas de café da manhã, você pode oferecer um buquê de flores como brinde para quem gastar acima de um valor X na compra; se você vende cosméticos e produtos de beleza, o brinde pode ser uma toalha de rosto personalizada em compras acima de um certo valor.
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Compras de casal
Dia dos Namorados é uma data em que os presentes são recíprocos, então, por que não incentivar que as duas partes do casal comprem em sua loja?
Você pode oferecer descontos especiais para presentes comprados em conjunto ou até mesmo dar algo para o casal, como uma caixa de chocolates, um vinho, um par de taças — algo que o casal possa aproveitar junto.
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Parcerias com outras empresas
Fazer parcerias com empresas da sua região é algo que funciona em qualquer data e deve ser explorado para aumentar as duas clientelas e as vendas. No Dia dos Namorados, você pode procurar outros negócios da sua área e combinar promoções como:
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Compre um presente para quem você ama e ganhe um aperitivo no restaurante parceiro;
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Compre um valor X em nossa loja e ganhe um serviço de manicure e pedicure no salão parceiro;
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Compre um item em nossa loja e ganhe desconto para comprar uma camiseta na loja parceira.
10 dicas para aumentar suas vendas no Dia dos Namorados
Agora que você já sabe tudo sobre o Dia dos Namorados, temos dicas para você vender mais nessa data. Confira!
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Crie o clima para a data
A ideia do Dia dos Namorados é que o clima romântico tome conta de tudo e isso não pode ser diferente em seu negócio. Por isso, é importante utilizar elementos decorativos relacionados à data em seu negócio: isso ajuda o consumidor a lembrar que a data está chegando e que ele pode encontrar o que precisa em seu negócio.
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Crie ações em redes sociais
Criar o clima nas redes sociais é tão importante quanto fazer isso em sua loja ou em seu site. Crie posts com boas fotos no Instagram, Facebook ou até mesmo no WhatsApp lembrando seus seguidores e contatos de que o Dia dos Namorados está chegando e que você terá promoções especiais para essa data.
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Dê opções de presentes
Se você tem uma loja de doces, mostre seus doces decorados especialmente para o Dia dos Namorados; se tem um salão de beleza, incentive seus clientes a cortarem o cabelo ou irem à manicure para estarem prontos para encontros na data; se tem um restaurante, lembre o público de que é possível fazer reservas para o dia 12 de junho.
Outra opção aqui é criar conjuntos de produtos que podem ser dados de acordo com a personalidade da outra parte do casal. Por exemplo, criar um conjunto de produtos relacionados à esporte para dar para quem gosta de esportes ou relacionados à cozinha para quem gosta de cozinhar.
Dar opções de presentes para os clientes é uma maneira de facilitar a vida deles e fazê-los comprar com você sem pensar duas vezes.
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Ofereça presentes que podem ser aproveitados a dois
Se o Dia dos Namorados é algo que, geralmente, é comemorado a dois, vale a pena oferecer presentes que possam ser usados em conjunto! Seja um pijama ou um par de chinelos combinando, uma tarde de beleza a dois, uma sessão de fotos do casal, experiências que podem ser aproveitadas em conjunto são ótimas opções de presentes para a data.
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Invista em produtos personalizados
Produtos personalizados são uma ótima opção para o casal que quer ter algo único e feito exclusivamente para eles, ou seja, você pode investir nesse nicho e oferecer produtos desse tipo.
Seja um jogo de toalhas com o nomograma do casal bordado, um par de canecas com seus nomes, chocolates especiais ou até mesmo um rótulo de vinho criado pelo seu negócio, presentes personalizados são opções que podem agradar seu cliente.
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Crie kits de produtos ou serviços combinados
Aproveite a compra por impulso que a data proporciona e crie kits promocionais com produtos ou serviços complementares. Pode ser uma caixa com diferentes tipos de cerveja artesanal, um conjunto de vinho, taça e saca-rolha, produtos de bem-estar para um mini-spa caseiro etc.: capriche na embalagem e ofereça eles aos seus clientes.
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Crie promoções para os que deixam para comprar de última hora
Todo mundo esquece de comprar presentes. É normal. Mas nem todo mundo está lá para ajudar quando isso acontece. Seja o diferencial para seus clientes e, além de abrir sua loja no Dia dos Namorados, busque oferecer promoções exclusivas para quem vier até ela nesse dia. Isso pode não ter muito efeito na data, mas, nas próximas datas comemorativas, quem teve que correr para comprar um presente de última hora com certeza vai lembrar do seu negócio.
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Preste um ótimo atendimento, tanto físico quanto virtual
Datas especiais costumam gerar maior demanda nos canais de atendimento e é preciso cuidado para que o aumento de volume não prejudique a experiência do seu cliente: as pessoas desejam agilidade, cordialidade e clareza em qualquer atendimento.
Prepare-se para que o atendimento seja eficiente em canais como WhatsApp, Facebook, Instagram.
Uma dica: liste as principais perguntas que costumam ser feitas e deixe respostas prontas e prepare um material de apresentação dos principais produtos, kits e sugestões para a data que possa ser facilmente enviado para o cliente já com as informações básicas, como preços, tamanhos, cores disponíveis etc.
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Verifique seu estoque e ofereça entrega rápida
Prepare-se para ter estoque de produtos e capacidade de entrega para que o presente chegue até o Dia dos Namorados. E tome cuidado para não prometer um prazo de entrega que não consiga cumprir: é melhor perder a venda do que ganhar uma reclamação que irá prejudicar sua relação com o cliente e até mesmo a reputação do seu negócio.
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Lembre-se dos solteiros!
Essa dica pode ser muito bem aproveitada por empresas que tem personalidades mais divertidas ou informais: fazer uma campanha direcionada para quem não está em um relacionamento, propondo que a pessoa aproveite a data para presentear a si mesma.
Entre as ideias possíveis estão criar um kit para fazer um jantar completo e individual, um mini spa sozinho ou até mesmo oferecer produtos e serviços para grupos de amigos que queiram passar o dia juntos.