O futuro do setor turístico brasileiro é promissor. Além do turismo ser uma das atividades do setor terciário que mais cresce no país, a realização dos primeiros Jogos Olímpicos da América Latina movimentou o mercado em 2016: de acordo com o Ministério do Turismo, o Brasil recebeu, no ano passado, 6,6 milhões de turistas estrangeiros.
Os dados apresentados pelo Ministério mostram um aumento de 4,8% em relação ao ano de 2015 – o que representa cerca de 300 mil visitantes estrangeiros a mais. Além disso, os turistas impactaram diretamente na economia brasileira, pois investiram US$ 6,2 bilhões durante suas estadias – volume 6,2% superior ao do ano anterior.
Para 2017, a expectativa é que o fluxo volte a aumentar, crescendo, em torno, de 6% – mesma tendência registrada em países que sediaram Jogos Olímpicos, no ano seguinte ao evento.
POR QUE INVESTIR
Dados do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC) revelaram que, em 2024, o impacto do turismo na economia brasileira deverá alcançar R$700 bilhões – o que representa cerca de 10,3% do total do PIB – e empregará cerca de 10,6 milhões de pessoas no país.
Além disso, o Brasil foi considerado, em 2015, no Fórum Econômico Mundial, a 28ª economia do turismo mais competitiva do mundo – 23 posições acima dos dados divulgados no relatório anterior, publicado em 2013.
Ou seja, indo em contramão à crise, o setor turístico abre novas oportunidades de investimentos para empreendedores que desejam investir seu dinheiro em um negócio rentável.
COMO INVESTIR
Segundo pesquisa realizada pela empresa MindMiners, em parceria com o PayPal, o foco dos turistas nacionais, ou seja, que realizam viagens domésticas, está nos pontos turísticos e nas praias brasileiras; enquanto o do viajante internacional está em pontos culturais e de compras.
Por isso, empresas que desejam aplicar no setor turístico brasileiro, têm grande oportunidade de investimento no desenvolvimento de pacotes voltados para os setores cultural e comercial no país – que precisam ser mais explorados. Além disso, há oportunidade para criar parcerias com serviços de turismo nos locais que devem ser mais visitados em 2017: Nordeste e Sudeste – mais especificamente Rio de Janeiro, devido aos Jogos Olímpicos.
Mas, caso o empreendedor queira focar, também, em viagens internacionais, pode investir na criação de serviços que facilitam na organização de roteiros e tours – pois a pesquisa também revelou que turistas que realizam viagens internacionais tendem a buscar serviços de consultoria antes de fechar pacotes turísticos.
APOIO
Clientes não querem apenas concluir uma compra: eles querem fechar parcerias. Pense em informações e iniciativas que podem ajudar sua empresa a passar essa segurança para seu futuro comprador. É preciso mostrar que sua companhia estará sempre à disposição do consumidor: apresente com que facilidade seu produto e serviço pode ser incorporado e que tipo de suporte você pode oferecer – não se atente apenas ao momento da compra, mas também no após.