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As vantagens e os desafios na hora de expandir seu negócio para o mercado internacional




O cenário atual na área do empreendedorismo oferece boas condições para o lançamento de empresas e negócios no mercado internacional. Parece ambicioso e inatingível? Nem de longe.

Com uma boa estratégia e um planejamento definido, você tem possibilidade de internacionalizar o seu empreendimento. No entanto, como em boa parte dos processos, existem vantagens e benefícios acompanhados de consideráveis desafios. Veja as nossas recomendações.

 

internacionalização

O próprio conceito de internacionalização precisa ser levado em conta. O contato com o mercado estrangeiro é a base do processo e pode ocorrer de algumas maneiras. Uma delas é atender o mercado externo com exportações, ou seja, levar seu produto ou serviço para fora. A outra envolve o investimento direto em operações internacionais, como instalar unidades de produção ou representação comercial em outro país. Há, ainda, a possibilidade de parcerias internacionais, como colaborações e joint ventures.

 

As vantagens

Um dos principais pontos positivos é a diversificação de mercado trazida pela internacionalização. Dependendo menos de vendas internas no país, o empreendimento fica menos impactado pelas oscilações de demanda e pode “atacar” características peculiares de mercados externos.

Além disso, as vendas externas podem atuar de maneira a compensar momentos de baixa nacional – um bom exemplo são produtos ou tendências sazonais, de época. Um produto que não venda tanto no verão brasileiro, por exemplo, pode ter sua distribuição focada no inverno norte-americano, ao mesmo tempo.

A própria imagem de empresa exportadora ou com operações internacionais pode ajudar o empreendimento dentro do país. Aos olhos do consumidor, um negócio que se internacionaliza conta com critério e padrões de qualidade destacáveis. 

 

Os desafios

O lançamento das PME em processos de internacionalização certamente envolve dificuldades consideráveis. Mercados externos podem ser bastante diferentes do padrão com o qual a sua empresa está acostumada. Também deve ser levado em conta o desafio da competição com empresas estrangeiras, envolvendo características como inovação e valor agregado.

Elementos como carência de mão de obra especializada e necessidade de produção de grandes volumes para compradores externos são parte da situação. Além disso, a atenção à detalhes na documentação e nos trâmites alfandegários para cada mercado é indispensável e bastante trabalhosa.

 

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Existem instituições e órgãos que oferecem apoio para quem deseja internacionalizar seus negócios. Nas PME, é provável que não exista um departamento específico na área dentro das empresas. Sendo assim, a contratação de consultoria ou agências especializadas pode ser um recurso interessante.

O Santander também oferece produtos e soluções sob medida para a internacionalização. Clique aqui e saiba mais.

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