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As atividades diárias que custam tempo e dinheiro nos seus negócios

Foto: Shutterstock

Não existe nenhuma empresa que mantenha sua produtividade em toda sua eficiência o tempo todo. Funcionários jogam conversa fora sobre a rodada dos jogos no 'cafézinho'. Às vezes, os próprios chefes são responsáveis pelo mau uso do tempo de seus funcionários. Indicamos abaixo 7 atividades que seus funcionários fazem e que afetam diretamente a produtividade dos seus negócios:

1. Reuniões desnecessárias
Pesquisas feitas com funcionários indicam que muitas reuniões são as principais causas de perda de tempo no trabalho - tanto aquelas que não eram necessárias como aquelas que duram além do que deveriam. Como liderança, você pode pensar em uma maneira de minimizar a necessidade de reuniões. Criar uma pauta objetiva pode melhorar o resultado dos encontros e evitar assuntos não relacionados, que prolongam o tempo de forma ineficiente.

2. Relatórios desnecessários
Relatórios sobre produção ou sobre suas funções podem ser importantes apenas para você. Uma sugestão é pedir que seus gestores compilem todos esses relatórios em uma única edição. Assim, ficará mais claro quais informações são relevantes.

3. Processos defasados
Existe uma certa resistência nas empresas para modernizar processos que se mantêm o mesmo por muitos anos. Processos manuais e uso de papel gastam um tempo, que ao longo do ano, se acumulam em uma perda excessiva de tempo produtivo. Repense a metodologia de trabalho da sua empresa e questione sua funcionalidade. Assim você descobrirá pontos fracos e substituir por um método mais eficiente.

4. Excesso de comunicação
Com o avanço tecnológico, problemas que eram resolvidos com pequenas ligações ou conversas nas mesas passaram a ser tratados por e-mail ou por chats. Funcionários devem manter o uso desses meios apenas para algumas discussões, todo caso, o telefone ainda pode ser uma boa ferramenta.

5. Informações irrelevantes
Com tantas ferramentas de análise de dados à disposição, empresas podem ter acesso a informações detalhadas sobre toda sua operação. Porém, nem toda informação é relevante para análise. Quanto mais as empresas percebem a importância de dados analíticos sobre o processo, maior fica a necessidade de um filtro que priorize toda essa informação coletada.

6. Distrações
Na geografia plana e aberta dos escritórios de hoje em dia, distrações parecem ter se multiplicado. Reuniões pelo viva voz do telefone, conversas nos corredores ou um pequeno ruído constante podem tirar sua atenção do trabalho. Ainda mais difícil se concentrar quando colegas aparecem para bater um papo. Se possível, evite isso em sua empresa. Peça aos funcionários que procurem um espaço mais isolado ou cogitem o uso de protetores auriculares. Isso ajudará a manter o foco.

7. Fofocas e reclamações
A união e trabalho de equipe são importantes em qualquer empresa, mas toda interação entre funcionários deve ser produtiva. Incentive isso em sua organização. 

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